fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Programa de desenvolvimento das fronteiras atenderá 4 cidades-gêmeas no Acre

Publicado

em

Ponte Wilson Pinheiro, que liga as cidades Brasilíea à Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) instituiu no final do ano passado o Programa Fronteira Integrada (PFI), que visa reduzir as desigualdades econômicas e sociais nas cidades localizadas em uma área de 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras terrestres brasileiras.

No Acre, que tem a grande maioria de seu território em região de fronteira, também terá atenção especial às cidades-gêmeas de Assis Brasil, que é ligada à Iñapari, no Peru; Brasiléia, Epitaciolândia (Cobija) e Santa Rosa do Purus (Santa Rosa, Peru).

São consideradas cidades-gêmeas aquelas que são cortadas pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentam grande potencial de integração econômica, social e cultural com o município do país vizinho. Para serem enquadradas nessa categoria, uma série de estudos são realizados.

Atualmente, o Brasil conta com 33 localidades classificadas como cidades-gêmeas, incluindo as do Acre. A maior parte (12) está localizada no Rio Grande do Sul: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Dionísio Cerqueira e Porto Mauá. No Paraná, também estão assim classificadas as cidades de Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra.

No Mato Grosso do Sul, Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Ponto Murtinho têm esse status. Os já citados municípios acreanos e Cáceres (MT), Oiapoque (AP), Guajará-Mirim (RO), além de Tabatinga (AM).

A meta é criar oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda, melhoria da infraestrutura urbana e maior qualidade de vida da população. O PFI passará a ser efetivo a partir da próxima terça-feira (5).

Terão prioridade no atendimento as 33 cidades-gêmeas reconhecidas pelo MDR nas áreas fronteiriças do Norte, Centro-Oeste e Sul, os municípios classificados como polos das regiões intermediárias priorizados pelos Planos de Desenvolvimento Regional da Amazônia (PRDA) e do Centro-Oeste (PRDCO) e as localidades enquadradas como de baixa renda pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A implementação do PFI será feita com base em quatro eixos de ação: desenvolvimento produtivo; infraestrutura econômica e urbana; desenvolvimento social e acesso a serviços públicos essenciais; e fortalecimento das capacidades governativas dos entes federativos. Já em 2021, será publicado edital para a implementação de projetos nessas vertentes. Para tanto, poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes ou outros instrumentos com órgãos públicos e privados, além de consórcios públicos.

Essas atividades poderão ser financiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO); de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO); e por outras fontes nacionais e internacionais.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia reforça compromisso com o Alfabetiza Acre

Publicado

em

A secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, acompanhada de sua equipe técnica, esteve em Rio Branco em uma agenda estratégica para o fortalecimento da educação no estado.

No primeiro momento, participou da apresentação dos resultados do Avalia Acre, que reuniu gestores e técnicos de todo o estado para analisar dados da avaliação de aprendizagem e planejar novas estratégias pedagógicas. Na ocasião, também foi celebrada a adesão de 22 municípios ao programa Alfabetiza Acre, iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.

Em seguida, a secretária participou da reunião presencial promovida pela Undime/AC, que discutiu temas essenciais para a gestão educacional, como transporte escolar, realidade das escolas do campo, das águas e da floresta, e a Resolução CIF Nº 15 sobre a distribuição de recursos do VAAR em 2026.

“A adesão ao Alfabetiza Acre e o trabalho conjunto com o estado e demais municípios reforçam nosso foco em oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas por meio do conhecimento.” destacou a secretária Raiza Dias.


Por Verônica Rodrigues
Secom/PrefeituraDeBrasileia

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia inicia elaboração do orçamento municipal para 2026 com foco em transparência e desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Reunião com secretarias define metas e prioridades para garantir uso eficiente dos recursos públicos

A Prefeitura Municipal deu início ao processo de elaboração do orçamento anual referente ao exercício de 2026. Em reunião realizada com a participação de todos os secretários municipais, foram discutidas as prioridades, metas e ações que deverão nortear os investimentos e a gestão dos recursos públicos no próximo ano.

O objetivo é assegurar que o planejamento orçamentário reflita as reais demandas da população, promovendo um desenvolvimento sustentável e equilibrado em todas as áreas da administração. Durante o encontro, os gestores destacaram a importância de alinhar os projetos de cada pasta com as diretrizes da gestão, priorizando iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro na qualidade de vida da população.

A construção do orçamento também reafirma o compromisso da atual administração com os princípios da transparência, da participação cidadã e do equilíbrio fiscal, considerados fundamentais para a boa governança pública.

O planejamento segue etapas técnicas e legais, incluindo a escuta de representantes da sociedade e a posterior apresentação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Câmara Municipal para discussão e votação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é executado a tiros em via pública no Bairro Hélio Melo, em Rio Branco

Publicado

em

Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi morto por criminosos armados em um ataque que tem características de execução; Polícia Civil investiga o caso

Um crime com fortes indícios de execução foi registrado na tarde desta quarta-feira (9), na Travessa União, no Bairro Hélio Melo — região conhecida como Sapolândia —, no Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima, identificada como Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi assassinada a tiros enquanto caminhava pela rua.

Segundo informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, Eduardo foi surpreendido por ocupantes de um veículo. Pelo menos dois homens desceram do carro e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra ele. Os criminosos fugiram logo em seguida, tomando rumo ignorado.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas ao chegar ao local apenas pôde constatar o óbito. Eduardo morreu antes de receber atendimento médico.

A motivação do crime ainda é desconhecida. No entanto, a polícia informou que Eduardo já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio há cerca de três anos, quando sobreviveu após ser baleado. Durante a adolescência, ele também passou por uma unidade socioeducativa da capital.

O caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Acre. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Comentários

Continue lendo