Conecte-se conosco

Cotidiano

Professor morre vítima de covid-19 após uma semana internado em UTI de hospital em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Danilo de Souza, de 37 anos, morreu na tarde dessa quarta-feira (20), em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Um homem de sorriso largo e sempre alegre. É assim que a família do professor de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, Danilo de Souza, de 37 anos, vai recordar dele. O professor morreu com Covid-19, no final da tarde dessa quarta-feira (20), no Hospital de Campanha do Juruá.

_____________________

O professor foi infectado pela doença há pouco mais de uma semana, e foi internado no dia 14 de janeiro, dois dias depois ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 16.

_____________________

A esposa dele, Adriana Oliveira, contou que Souza tinha comorbidades, era hipertenso, tinha bronquite crônica e começou a sentir os sintomas no dia 10, e no dia seguinte teve muita febre e foi ao hospital, mas voltou para casa depois de ser medicado. Dos dias depois, já no dia 14, ele ficou internado e o quadro começou a piorar.

“Ele dizia que eu era o porto seguro dele. Danilo era um excelente pai, um homem maravilhoso, não tenho nem palavras para descrever. Era uma pessoa que não guardava mágoa de ninguém. Sempre alegre, com o sorrisão”, chorou ao relembrar.

Souza e Adriana eram casados há 10 anos. Ele também deixa duas filhas de outro relacionamento. Ela conta que tinha medo que ele fosse entubado porque tinha ansiedade e síndrome do pânico e ela temia que o quadro dele agravasse por conta disso.

“É um pedaço de mim. Ele tinha um irmão gêmeo que faleceu há 21 anos, então, só posso pensar que ele está em um lugar em que ele não está sofrendo, mas tem hora que bate o desespero, e choro, só Deus para dar o consolo. E o que mais dói é não poder velar e não poder se despedir e dar o último adeus”, chorou.

Adriana disse que Souza sempre foi um homem de muita fé e devoto, todos os dias fazia suas orações, ouvia louvores e sempre foi ativo na igreja católica.

Professor Danilo de Souza com a esposa Adriana Oliveira — Foto: Arquivo pessoal

O Núcleo da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes de Cruzeiro do Sul publicou nota lamentando a morte do professor.

Veja nota do núcleo:

O Núcleo da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes de Cruzeiro do Sul lamenta com profundo pesar a morte do professor Danilo de Souza, na tarde desta quarta-feira, 20, vítima de Covid-19.

Danilo era professor do Estado, através do Processo Seletivo de 2019. Formado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Acre – Campus Floresta, lecionou como professor de Ciência nas escolas rurais Sete de Setembro e Santa Rita. Atualmente dava aulas de Ciências e Religião para alunos do 6° ao 9° ano da escola rural Augusto Severo.

Era uma pessoa e um profissional muito querido e a notícia de sua morte causou tristeza expressiva. O Núcleo da SEE/ CZS se solidariza aos parentes, colegas e amigos do professor Danilo, rogando a Deus por seu descanso e pelo conforto e paz aos seus entes queridos.

Maria Ruth Bernardino da Silva – Coordenadora Geral do NSEE/CZS

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo