Cotidiano
Professor do Quênia que doa 80% do salário ganha ‘Oscar da educação’
Brasileira ficou entre os dez finalistas da premiação, anunciada em Dubai
O professor do Quênia Peter Tabichi, 36, foi anunciado neste domingo (24) em Dubai como vencedor do Global Teacher Prize, também conhecido como o “Oscar da educação”.
A premiação é concedida pela Varkey Foundation e tem como patrono o emir Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Educadores do mundo inteiro se inscrevem.
A brasileira Débora Garófalo, professora da rede municipal paulista, ficou entre os dez finalistas.

Peter Tabichi recebe o prêmio ao lado do ator Hugh Jackman e do principe Hamdan Bin Mohamed Al-Maktoum – Foto: AFP
Tabichi venceu por seu trabalho em uma escola na zona rural do Quênia.
Irmão franciscano e professor de ciências, ele doa 80% de sua renda para ajudar os pobres. Oriundos de famílias pobres, seus alunos conseguiram superar marcas de outros colégios do país em competições científicas nacionais.
Não foi fácil. Com apenas um computador, internet precária, a escola em que ele leciona tem 58 estudantes por professor. Para chegar à sala de aula, eles precisam percorrer a pé um trajeto de 7 quilômetros.
Com o objetivo de despertar interesse por sua disciplina, Tabichi criou um clube de formação de talentos em ciências. Deu resultado.
Em 2018, na Feira de Ciências e Engenharia do Quênia, seus estudantes apresentaram um dispositivo para ajudar cegos e surdos a medir objetos.
Em outra iniciativa, desenvolveram um mecanismo para gerar eletricidade com plantas locais.
Venceram diversas competições no país e ainda estão no páreo de outras, internacionais.
Tabichi recebeu o prêmio neste domingo em trajes franciscanos.
Finalista brasileira
Finalista brasileira, Débora Garófalo ficou entre os dez finalistas do Global Teacher Prize por seu trabalho na Escola Municipal Almirante Ary Parreira, no Jardim Babilônia, zona sul de São Paulo.

A professora Débora Garofalo (39), em sala de aula da escola Almirante Ary Parreiras, na zona Sul de São Paulo – Foto: Danilo Verpa/FlohaPress
Ela ensinou seus alunos a, a partir do lixo jogado nas ruas de favelas da região, construir projetos de robótica.
Com formação de professora de alfabetização e de língua portuguesa, Debora é encantada por tecnologia desde que trabalhou, simultaneamente ao magistério, em uma indústria de fabricação de componentes eletrônicos.
“A partir de 2015, comecei a trabalhar como professora de tecnologias, mas minha formação em pedagogia foi fundamental para conseguir estabelecer diálogo com os alunos, para saber ouvi-los e entendê-los.”
Como a reclamação a respeito do lixo era frequente nas aulas, Débora saiu com as turmas para discutirem o que fazer em suas comunidades, todas muito pobres e marginalizadas: Jardim Vietnã, Beira Rio 1 e 2 e Alba.
Voltaram para a sala de aula com uma coleção de inquietações e com sucata, material reciclável e vontade de aprender o que fazer com tudo aquilo.
“Tenho altas expectativas sobre todos os meus alunos. Não rebaixo nenhum deles. Todo o mundo é capaz de aprender. No nosso caso, em que os alunos têm famílias muito desestruturadas, também é nosso papel dar carinho, dar amor e orientação para a vida.”
Mas, antes de estar em entre as “estrelas” da educação mundial, Débora também sofreu as agruras da profissão.
Certa vez, um garoto entrou na sala de aula de supetão, chutando a porta e uma carteira escolar que voou para cima da professora. O objeto fez um corte profundo em sua perna. “Achei que tivesse tomado um tiro. Fiquei dois meses afastada, mas me recuperei. Foi um momento difícil, mas tirei uma lição: não basta cuidar só da sala de aula, é preciso olhar para todo o entorno da escola.”
Comentários
Cotidiano
Receita Federal doa mais de 11 mil peças de roupas para Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco recebeu uma importante doação da Receita Federal do Acre. Mais de 11 mil peças de roupas, que incluem blusas de diversos modelos, como gola polo e gola simples, apreendidas pela Receita, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A entrega ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão e da equipe da Comdec.
A doação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, com o objetivo de promover o bem-estar de famílias carentes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, enfatizou a importância dessa colaboração.
“O prefeito Tião Bocalom está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a população mais carente. Encontramos na Receita Federal um grande parceiro. Hoje, recebemos 11.277 peças de roupas, que serão distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, já está prevista uma segunda remessa de doações. Não se trata apenas de roupas, mas de outros itens que, caso sejam apreendidos, também serão doados à nossa comunidade”, destacou o coordenador.
O delegado adjunto da Receita Federal, Gerri Giorgi Nascimento da Silva, também esteve presente e falou sobre a importância dessa ação para a comunidade local.
“Essa doação é resultado da apreensão de mercadorias que entraram ilegalmente no território nacional. A legislação nos permite destinar esses itens para órgãos que atendem a comunidade, como a Prefeitura de Rio Branco. Considerando o momento emergencial, devido aos alagamentos e outras necessidades, decidimos repassar essas roupas à Defesa Civil, que tem um trabalho essencial no atendimento às famílias necessitadas”, explicou Gerri Giorgi.
A Defesa Civil Municipal já organiza a logística para garantir que as roupas cheguem às pessoas que mais precisam.
Comentários
Cotidiano
Abastecimento de água é interrompido para manutenção em Xapuri
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que o abastecimento de água foi interrompido em Xapuri na manhã deste sábado, 19, devido a uma manutenção emergencial na tubulação que leva água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
De acordo com o órgão, a intervenção é necessária para corrigir problemas na tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), que apresenta falhas e compromete o funcionamento do sistema.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradual a partir das 16h deste sábado, logo após a conclusão dos serviços.
Comentários
Cotidiano
Vasco bate o Náuas em mais um jogo-treino visando o Estadual

Foto Gilson Melo: Vasco e Náuas estreiam no Estadual no dia 29, no Florestão
O Vasco derrotou o Náuas por 3 a 1 nesta sexta, 18, no CT do Cupuaçu, em mais um jogo-treino como preparação para a disputa do Campeonato Estadual.
O Vasco estreia na competição contra o Andirá e o Náuas vai enfrentar o Plácido de Castro, jogos programados no próximo dia 29.
Segue evoluindo
Para Erick Rodrigues, o Vasco segue evoluindo e chegará no início do Estadual em um bom nível.
“Gostei do treinamento. Temos mais dez dias de trabalho e podemos melhorar ainda mais”, comentou Erick Rodrigues.
Gostou do treinamento
O técnico Cristiano Menezes avaliou de maneira positiva o desempenho do Náuas no treinamento.
“Estamos trabalhando com uma equipe Sub-17 e a diferença física pesa. Nossa meta é colocar os Náuas na segunda fase e vamos tentar ir o mais longe possível no campeonato”, afirmou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.