Cotidiano
Reforma da Previdência beneficiará mais pobres, revela ministério
Segundo relatório, renda dos 50% mais pobres subiria acima da média
O crescimento econômico gerado pela reforma da Previdência beneficiará principalmente os 50% mais pobres da população. A conclusão consta de relatório da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulgado em Brasília.
No mês passado, o órgão tinha distribuído nota técnica na qual calculou que a economia cresceria 3,3% em 2023 com a aprovação total da reforma da Previdência, 2,3% com a aprovação parcial e encolheria 1,8% com as regras atuais.
Segundo o documento, a aprovação integral das novas regras poderia gerar até 8 milhões de empregos formais nos próximos quatro anos, mas o ministério não tinha divulgado a distribuição desse crescimento por classes sociais.
Agora, a SPE detalhou o impacto positivo da expansão da economia decorrente da reforma, conforme o nível de renda da população. O levantamento dividiu a população em 10 segmentos, em que o menor corresponde aos 10% mais pobres; e o maior, aos 10% mais ricos, e analisou o aumento da renda em cada faixa em dois cenários.
O estudo considerou o crescimento médio de 3% ao ano da economia até 2023, no caso de aprovação total da reforma, e retração média de 0,5% ao ano no mesmo período, sem mudanças nas regras.
De acordo com a nota técnica, a renda per capita cresceria mais entre os 50% mais pobres da população: de 3,07% por ano em média para o segmento entre 40% e 50% mais pobres a 3,48% por ano para os 10% mais desfavorecidos.
Entre os 50% mais ricos, a renda per capita também subiria, mas em ritmo menor: de 3% ao ano para a faixa entre 40% e 50% mais ricos a 2,63% ao ano entre os 10% mais ricos.

Até 8 milhões de empregos com carteira assinada podem ser criados se a reforma da Previdência for aprovada (Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil)
“A Nova Previdência traz ganhos a todos os brasileiros, mas favorece, particularmente, aqueles com renda mais baixa, cuja renda média terá maior aumento.
As condições econômicas geradas pela Nova Previdência, elevando o emprego, reduzindo a informalidade e estimulando investimentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia capaz de garantir condições mais seguras aos mais pobres no hoje e no amanhã”, destacou o documento da SPE.
Empregos formais
Conforme o levantamento, dois fatores beneficiarão as camadas mais pobres da população. Em primeiro lugar, o crescimento da economia aumenta a criação de empregos formais e reduz a informalidade, que afeta 91,64% dos 10 % mais pobres e apenas 18% dos 10% mais ricos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a SPE, até 8 milhões de empregos com carteira assinada seriam criados caso a reforma da Previdência fosse aprovada na totalidade.
A segunda razão para o crescimento da economia ter efeitos mais benéficos sobre as menores faixas de renda é a possibilidade de que a inclusão no mercado formal de trabalho aumente os gastos dessas famílias em educação e saúde.
Comentários
Cotidiano
Memphis Depay brilha, e Corinthians vence o Sport pelo Brasileirão
Holandês marcou os dois gols que garantiram a vitória do Timão em São Pauo

Memphis brilhou na vitória sobre o Sport • Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Memphis Depay marcou os dois gols dos paulistas na Neo Química Arena, enquanto Sérgio Oliveira fez o dos visitantes.
Ainda sem técnico, o Timão volta a campo na próxima terça-feira (24), quando recebe o Racing, do Uruguai, pela Sul-Americana. O Leão da Ilha, por sua vez, terá uma semana de descanso antes de enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão.
O Corinthians foi para os vestiários com um gosto muito amargo. Apesar de ter dominado a primeira etapa, os mandantes saíram perdendo por 1 a 0 para o Sport, com gol marcado por Sérgio Oliveira.
O Timão teve 65% de posse de bola, mais de dez finalizações e pelo menos duas chances claras para tirar o zero do marcador, mas desperdiçou. E quem não faz, leva.
Não é como se os pernambucanos tivessem abdicado do ataque. Além do gol, a equipe rubro-negra acertou a trave em belo chute de Barletta. Quase saiu a lei do ex, porém o primeiro tempo terminou com apenas uma bola na rede.
Se o Corinthians errou muito na etapa inicial, a complementar veio com alegria antes mesmo do primeiro minuto. Com 13 segundos de bola rolando, Memphis Depay empatou para os mandantes.
15 minutos mais tarde, o holandês voltou a balançar as redes, dessa vez contando com desvio generoso da defesa do Sport, que demorou muito para se ligar na etapa complementar.
Os visitantes até ensaiaram uma reação na reta final, mas já era tarde, e o Corinthians voltou a vencer na Neo Química Arena depois de perder a invencibilidade para o Fluminense, no meio de semana.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Receita Federal doa mais de 11 mil peças de roupas para Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco recebeu uma importante doação da Receita Federal do Acre. Mais de 11 mil peças de roupas, que incluem blusas de diversos modelos, como gola polo e gola simples, apreendidas pela Receita, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A entrega ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão e da equipe da Comdec.
A doação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, com o objetivo de promover o bem-estar de famílias carentes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, enfatizou a importância dessa colaboração.
“O prefeito Tião Bocalom está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a população mais carente. Encontramos na Receita Federal um grande parceiro. Hoje, recebemos 11.277 peças de roupas, que serão distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, já está prevista uma segunda remessa de doações. Não se trata apenas de roupas, mas de outros itens que, caso sejam apreendidos, também serão doados à nossa comunidade”, destacou o coordenador.
O delegado adjunto da Receita Federal, Gerri Giorgi Nascimento da Silva, também esteve presente e falou sobre a importância dessa ação para a comunidade local.
“Essa doação é resultado da apreensão de mercadorias que entraram ilegalmente no território nacional. A legislação nos permite destinar esses itens para órgãos que atendem a comunidade, como a Prefeitura de Rio Branco. Considerando o momento emergencial, devido aos alagamentos e outras necessidades, decidimos repassar essas roupas à Defesa Civil, que tem um trabalho essencial no atendimento às famílias necessitadas”, explicou Gerri Giorgi.
A Defesa Civil Municipal já organiza a logística para garantir que as roupas cheguem às pessoas que mais precisam.
Comentários
Cotidiano
Abastecimento de água é interrompido para manutenção em Xapuri
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que o abastecimento de água foi interrompido em Xapuri na manhã deste sábado, 19, devido a uma manutenção emergencial na tubulação que leva água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
De acordo com o órgão, a intervenção é necessária para corrigir problemas na tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), que apresenta falhas e compromete o funcionamento do sistema.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradual a partir das 16h deste sábado, logo após a conclusão dos serviços.
Você precisa fazer login para comentar.