Acre
Privados de liberdade da Penitenciária Villa Busch iniciam inscrições para cursos de educação e carreiras profissionais
O centro prisional de Villa Busch marca um importante avanço no sistema penitenciário de Pando, está será a primeira vez que a direção esta oferecendo aos reclusos a oportunidade de ingressar em uma carreira universitária

Essa iniciativa no centro prisional de Villa Busch será a primeira vez que os reclusos entram em uma carreira universitária, como parte do processo de reabilitação e reinserção socio-laboral em Pando. Foto: cedida
Os internos da Penitenciária Villa Busch, localizada no estado de Pando, deram um importante passo em busca de novas oportunidades de educação e capacitação profissional. Através de um programa de reintegração social, os detentos estão se inscrevendo para ingressar em diversos cursos acadêmicos e técnicos, com destaque para a carreira universitária de Direito. Além disso, serão oferecidos cursos de nível primário, médio e técnico, como corte de cabelo, confeitaria, horticultura, gastronomia e artesanato, entre outros.
De acordo com a diretora do regime penitenciário da unidade, Perla Galindo, as inscrições para o centro de educação alternativa já foram abertas, com a participação de diversos professores que irão atuar no ensino de disciplinas do ensino fundamental e médio. “Além das oportunidades de educação básica e técnica, também estaremos oferecendo o curso superior de Direito para aqueles que buscam seguir uma carreira acadêmica”, afirmou Galindo.
Esse tipo de iniciativa visa não apenas fornecer uma educação formal aos privados de liberdade, mas também promover o desenvolvimento de habilidades que possam facilitar a reintegração social e profissional dos detentos após o cumprimento da pena. A oferta de cursos técnicos é uma oportunidade para que os internos adquiram competências práticas que podem ser aplicadas no mercado de trabalho, ajudando na redução da reincidência criminal e promovendo uma inclusão social mais efetiva.

Através de um programa de reintegração social, os detentos estão se inscrevendo para ingressar em diversos cursos acadêmicos e técnicos, com destaque para a carreira universitária de Direito
A medida tem sido vista como um passo importante para transformar as penitenciárias em centros de educação e reabilitação, além de ser uma alternativa para aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida e perspectivas futuras.
O centro prisional de Villa Busch marca um importante avanço no sistema penitenciário de Pando, está será a primeira vez que a direção esta oferecendo aos reclusos a oportunidade de ingressar em uma carreira universitária. Este projeto faz parte de um esforço contínuo para promover a reabilitação e reintegração dos detentos à sociedade, proporcionando-lhes uma chance de transformar suas vidas por meio da educação.
Esta ação, visa não apenas a educação, mas também a capacitação profissional e o desenvolvimento profissional que possam ser úteis no mercado de trabalho após a prisão, representa um avanço significativo na humanização do sistema prisional. Entre os requisitos incluem o diploma de bacharel e documentos pessoais, como cartão de identidade, certidão de nascimento, entre outros.
“Nos próximos dias será inaugurado a carreira acadêmica e esta será a primeira vez que isso acontecerá em Pando, será uma das conquistas da gestão, nesse momento nos cursos pré-universitários tem 30 pessoas, destas mais de 10 são mulheres. Também fortalecemos as prisões produtivas, programa nacional”, destacou diretora Galindo.
Nos últimos dois anos, os privados de liberdade estão tomando consciência e começando a estudar mais, trabalha-se na parte de segurança e muda-se a mentalidade para que tenham em conta a reinserção e possam ocupar o seu tempo no trabalho e no estudo.

Esta ação, visa não apenas a educação, mas também a capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades que possam ser úteis no mercado de trabalho após a prisão, representa um avanço significativo na humanização do sistema prisional
Dados atuais da Penitenciária Villa Busch
Cumprindo pena, hoje tem 770 pessoas, situação que preocupa a direção, porque está tendo um aumento da população de privados de liberdade.
No ano 2000, a penitenciária Villa Busch tinha capacidade para 350 detentos, com a super lotação ao longo dos anos foram feitos outros pavilhões, como o ‘Titanic’ para 150 detentos.
Como também foi construído o pavilhão ‘Los Olivos’ com capacidade para 24 dependentes de drogas, além disso ainda estão sendo feitos ampliações de celas, considerando que a única Penitenciária do Departamento de Pando está com capacidade superior, hoje está com superlotação neste começo de 2025.
“Com estas novas ampliações procuramos melhorar a questão da infraestrutura prisional de Pando, queremos que os detentos também se sintam mais confortáveis e como diretora departamental apoiamos a criação de novos espaços, sempre lutamos para melhorar os espaços. Do total de reclusos hoje contamos com 50 mulheres”. frisou a diretora do regime penitenciário da unidade, Perla Galindo
Os índices em Pando/Cobija tem-se registrado em sua maioria em graves, especialmente como estupros e abusos sexuais, e o impacto disso na segurança e bem-estar da população. A situação de crimes contra a propriedade, como roubo, invasão e furto agravado, também é alarmante, já que isso pode gerar um ciclo de insegurança ainda mais forte.
O fato de mais de 80% da população prisional já ter uma sentença executória é outro dado importante, pois indica uma alta taxa de criminalidade, mas também pode revelar problemas no sistema de justiça ou na capacidade de reabilitação e reintegração dos infratores.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.