Conecte-se conosco

Acre

Primeiro semestre de 2013 será crítico para maioria das prefeituras

Publicado

em

um de inadimplência elevado e, alguns casos considerado crítico, diversas prefeituras do Acre deverão sofrer no de 2013 para obterem recursos para trabalhar.

Com exceção das cidades de Rio Branco, Brasileia e Acrelândia, todos os outros municípios acreanos têm suas prefeituras inadimplentes, fato que deverá atrapalhar e muito o início das gestões dos prefeitos eleitos que assumirão a partir do dia 1º de janeiro.

“Se recursos fossem liberados hoje, apenas essas três cidades poderiam recebê-los”, disse a coordenadora da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Telma Chaves (foto), na sexta-feira, 14, após a posse da nova composição da diretoria da entidade.

Segundo análise da coordenadora da Amac, “algumas prefeituras têm inadimplências bem terríveis e em outros casos a inadimplência existe, mas com a dedicação do prefeito podem ser resolvidos”.

“Os casos mais graves de inadimplência estão registrados nos municípios de Capixaba, Feijó, Rodrigues Alves, Manoel Urbano e em outros quatro que não recordo no momento”, afirmou Telma Chaves.

Ela citou ainda que algumas prefeituras, como a de Manoel Urbano e de Capixaba, entre outras, foram notificadas pelo Tribunal de do Estado porque tiveram suas contas reprovadas.

“A que estamos dando às prefeituras, para os novos gestores que vão assumir os cargos a partir de janeiro, é que tenham como prioridade a questão da inadimplência.

Nós combinamos de ir ao município dar um treinamento e que eles coloquem um ou dois funcionários para se dedicar aos 13 itens que causam a inadimplência dos municípios. Eles vão ver que com o tempo essa inadimplência passará a não existir mais, se tiver esse controle”, comentou.

Telma ressaltou que o primeiro semestre de 2013 deve ser muito crítico para as administrações municipais, com ênfase para os inadimplentes. Um dos efeitos já poderão ser sentidos nos próximos dias, quando serão assinados convênios com a Caixa Econômica Federal.

“No dia 30 de dezembro vamos assinar convênios com a Caixa Econômica Federal e a maioria das prefeituras não vai assinar por da inadimplência. Vamos ficar sem recursos para trabalhar o ano de 2013, a não ser àqueles que já foram aprovados em 2012 e que já estão na conta da prefeitura. Esses poderão ser executados, mas para a maioria das cidades vamos ter um ano que não vai possuir tanta disponibilidade de recursos para ser trabalhado”, lamentou a coordenadora.

Telma Chaves deu a dica para que os novos prefeitos das cidades inadimplentes tentem escapar do sufoco financeiro o quanto antes e possam sair em busca de recursos para serem aplicados nas cidades que administram.

“A primeira é resolver a questão da inadimplência e em seguida vamos nos preocupar em buscar recursos para trabalhar as diversas áreas, com exceção à saúde e , que as prefeituras vão continuar recebendo por serem impeditivos”, concluiu Telma Chaves.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo