Conecte-se conosco

Flash

Presidente Nicolau Júnior participa da abertura de vacinação anti-Covid em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), foi convidado pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), para participar da Abertura da Campanha de Imunização anti-Covid, que aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no Posto de Saúde Mão Amiga. O parlamentar disse estar emocionado com o início da vacinação no Estado. O primeiro secretário da Mesa Diretora, Luiz Gonzaga (PSDB), também esteve no evento.

Nicolau Júnior, que desde o início da pandemia do coronavírus, tem voltado os esforços do Poder Legislativo acreano para contribuir no combate à doença no Estado, falou sobre a importância do início da vacinação, e como isso tem gerado expectativas e esperança nas pessoas, que almejam ter suas rotinas normalizadas.

“Me sinto muito feliz e honrado em participar desse momento histórico para os acreanos. 2020 foi um ano de muita luta, onde tivemos que enfrentar as mais diversas adversidades devido a essa doença. Agora, iniciamos 2021 com esse sopro de esperança, com o início da vacinação contra a Covid-19. Cruzeiro do Sul é minha cidade natal e eu estou realmente emocionado em participar desse ato. Deixo meus parabéns ao prefeito Zequinha Lima”, disse emocionado.

O presidente também destacou a participação importante do deputados estaduais durante todas as decisões referentes ao enfrentamento da pandemia no Estado, tanto no que diz respeito a melhorias na Saúde, como também para o comércio, que se viu obrigado a fechar as portas devido as orientações de distanciamento social, feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele também agradeceu ao governador Gladson Cameli (PP), pelos esforços em trazer a vacina para o Acre.

“Desde o início da pandemia, todos os parlamentares têm trabalhado unidos para amenizar o máximo possível os impactos causados por ela em nosso Estado. Foram inúmeras reuniões das Comissões, audiências públicas, sessões ordinárias e extraordinárias, elaboração de leis, tudo sempre com o intuito de fazer o melhor pelos acreanos. Graças a essa união, podemos celebrar novas conquistas e eu espero que esse seja apenas um marco de um novo tempo, onde a vida das pessoas poderá voltar ao normal”, pontuou.

O Coronavac foi desenvolvido no país pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. O imunizante teve a aprovação para o uso emergencial feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente foram distribuídos proporcionalmente entre os estados brasileiros 4,6 milhões de doses da vacina.

Primeiras pessoas imunizadas em Cruzeiro do Sul:

1° Fernando Rosa Katukina, 55 anos, formado em Ciências Biológicas, é também o Cacique geral da terra indígena Campinas katukina Etnia: Noke koi.

2° Valdenor Moraes, 65 anos, é morador da instituição do Lar dos Vicentinos.
3° Dr. Rita de Cássia de Souza Lima, 42 anos, médica que atua na linha de frente no combate à Covid-19.

4° Renata Andrade Augusto, trabalha na linha de frente do combate ao coronavirus, no Posto de Saúde Mão Amiga.

5° Dr. Suiane da Costa Negreiros do Vale, 51 anos, médica infectologista, trabalhou na linha de frente da clínica COVID, no Hospital Regional do Juruá.

6° Glaucia Negreiros Almeida, 39 anos, atua na Unidade de Tratamento Intenso- UTI/COVID, sendo uma das profissionais da saúde que ajudou a montar a 1° UTI COVID no Vale do Juruá.

Planejamento de Vacinação no Estado

O Acre recebeu inicialmente 41.776 mil doses da CoronaVac, e, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), serão vacinados primeiramente aqueles que compõem a Fase I do Plano Nacional de Imunização. O governo do Estado pretende imunizar 20% da população até o dia 15 de fevereiro.

De acordo com dados também divulgados pela Sesacre, o Estado possui mais de R$ 254 milhões para aquisição do imunizante. Serão adquiridas 700 mil doses de CoronaVac para vacinar 350 mil pessoas de 20 a 59 anos. Da Fiocruz/Oxford serão 500 mil doses para a vacinação dos grupos prioritários. O Acre possui aproximadamente 894.470 habitantes.

Andressa Oliveira / Agência Aleac

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeito Jerry Correia participa da última sessão do ano na Câmara Municipal e destaca avanços de suas gestões

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou nesta terça-feira(16) da semana da última sessão ordinária do ano da Câmara Municipal, momento marcado por agradecimentos, balanço de ações e diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo.

Durante seu pronunciamento, o prefeito destacou os principais avanços alcançados ao longo de suas gestões, ressaltando que os resultados são fruto de planejamento, responsabilidade com os recursos públicos e do trabalho conjunto com vereadores, secretários, servidores e a população.

Entre os pontos abordados, Jerry Correia enfatizou os investimentos em infraestrutura urbana e rural, melhorias na saúde, fortalecimento da educação, apoio ao produtor rural, além de ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico do município. Segundo o prefeito, mesmo diante de desafios, a administração conseguiu avançar e entregar importantes melhorias à comunidade.

“Foram anos de muito trabalho, diálogo e compromisso com Assis Brasil. Cada ação realizada teve como objetivo melhorar a qualidade de vida da nossa população. Agradeço à Câmara Municipal pela parceria e a todos que contribuíram para que esses avanços se tornassem realidade”, destacou o prefeito.

A sessão marcou o encerramento das atividades legislativas do ano e simbolizou um momento de reflexão sobre os caminhos percorridos e os desafios superados, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência, o diálogo e o desenvolvimento de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Gefron apresenta balanço das apreensões realizadas durante 2025

Publicado

em

O Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) apresentou, nesta quarta-feira, 16, o balanço das ações desenvolvidas no período de 1º de janeiro a 15 de dezembro de 2025. Os números refletem a intensificação do trabalho de combate aos crimes transfronteiriços, especialmente tráfico de drogas, descaminho e crimes contra o patrimônio, nas regiões de fronteira do estado do Acre.

Gefron apresenta balanço das apreensões realizadas durante o ano. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Ao longo de 2025, o grupo registrou 157 ocorrências no total, sendo 33 relacionadas ao tráfico de drogas e 54 ocorrências de descaminho. As ações resultaram na apreensão de 341.029 maços de cigarros, 52 veículos apreendidos ou recuperados, além de 798,80 kg de entorpecentes retirados de circulação.

Números refletem a intensificação do trabalho de combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou que os resultados positivos estão diretamente ligados aos investimentos realizados pelo governo do Acre na área da segurança pública.

Secretário de Segurança afirma que os resultados positivos estão diretamente ligados aos investimentos realizados pelo governo do Acre na Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Esses resultados expressivos do Gefron são reflexo dos investimentos contínuos feitos pelo governo do Acre em estrutura, equipamentos, capacitação e valorização dos profissionais da Segurança Pública. O fortalecimento das forças de segurança tem sido prioridade, e os números mostram que estamos no caminho certo para combater o crime e proteger nossas fronteiras”, destacou

No período, o grupo executou 231 operações. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O balanço também aponta a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões, fortalecendo o enfrentamento direto às organizações criminosas. No período, o grupo executou 231 operações, alcançando um valor estimado em R$ 14.167.863,00 de apreensões de ilícitos.

Balanço também aponta a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

De acordo com o coordenador do Gefron, Assis dos Santos, os resultados demonstram a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança.

Para o coordenador do Gefron os resultados demonstram a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Os números apresentados são fruto de um trabalho estratégico, baseado em inteligência, integração entre instituições e comprometimento das equipes que atuam diariamente nas fronteiras. Em 2025, conseguimos causar um impacto direto nas organizações criminosas, retirando drogas, armas e produtos ilegais de circulação. Para 2026, nossa expectativa é ampliar ainda mais as operações, investir em tecnologia e fortalecer as ações preventivas, garantindo mais segurança à população acreana”, disse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Atenção Primária do Acre conquista 1º lugar nacional e se destaca na Conferência de Planificação da Atenção à Saúde

Publicado

em

A Atenção Primária à Saúde (APS) do Acre alcançou o primeiro lugar nacional no Índice de Desempenho da Planificação da Atenção à Saúde, consolidando o estado como referência no país na organização do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). O reconhecimento ocorreu durante a 3ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e o 1º Encontro Internacional de Promoção da Saúde, realizados nos dias 15 e 16, de forma híbrida.

O desempenho de destaque é resultado direto da implementação da estratégia PlanificaSUS, desenvolvida de forma contínua ao longo de 2024 e 2025, especialmente na Região de Saúde do Baixo Acre e Purus, onde a Planificação tem sido utilizada como instrumento central para reorganizar os processos de trabalho, qualificar a coordenação do cuidado e fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com ênfase na linha de cuidado materno-infantil.

Resultado que confirma o protagonismo do Acre na Atenção Primária. Foto: cedida

Durante o evento, o Acre teve cinco trabalhos científicos aprovados e apresentados, evidenciando experiências exitosas construídas a partir da realidade dos territórios, com protagonismo dos municípios e apoio técnico permanente da gestão estadual. O conjunto dessas boas práticas garantiu ao estado a manutenção do primeiro lugar no ranking nacional do Índice da Planificação, reafirmando sua capacidade de transformar diretrizes em resultados concretos para a população.

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes, a conquista representa um marco para a política pública de saúde no estado:

“Alcançar o primeiro lugar no Índice da Planificação da Atenção à Saúde é um feito histórico para o Acre e reforça a importância de investir em uma Atenção Primária forte, organizada e integrada. Esse reconhecimento nacional demonstra que o trabalho desenvolvido nos territórios, em parceria com os municípios e com o empenho dos profissionais do SUS, tem gerado resultados concretos e sustentáveis para a população.”

Equipe de Atenção Primária à Saúde durante a Conferência. Foto: cedida

Experiências exitosas fortalecem o protagonismo do Acre

Entre os trabalhos apresentados, destacou-se “Transformando a Atenção à Saúde: a revolução da segurança do paciente no Baixo Acre e Purus”, que evidenciou o papel da Planificação na estruturação de Núcleos e Times de Segurança do Paciente na Atenção Primária, promovendo cultura de segurança, padronização de fluxos assistenciais, monitoramento de riscos e integração dessas ações à Rede de Atenção à Saúde.

Também foram apresentados estudos que abordam os desafios da implementação da Política de Cuidados Paliativos no estado e a incorporação do PlanificaSUS na Atenção à Saúde Indígena, evidenciando o compromisso do Acre com a equidade, o respeito às especificidades dos povos indígenas e a adaptação das estratégias às realidades dos territórios amazônicos.

Outro destaque foi a experiência “Fortalecimento da Governança Regional na Amazônia Ocidental: a experiência da Coordenação da Região de Saúde do Baixo Acre e Purus na implementação do PlanificaSUS”, que demonstrou avanços na articulação regional, no planejamento integrado e na qualificação da gestão da rede de atenção à saúde.

Momento de apresentação das experiencias exitosas durante a Conferência. Foto: cedida

Avanços estruturantes no Baixo Acre e Purus

Na região do Baixo Acre e Purus, a Planificação da Atenção à Saúde tem se consolidado como principal estratégia para orientar mudanças estruturantes na APS, promovendo a organização territorial baseada em risco, a integração efetiva entre os níveis de atenção, a continuidade do cuidado e o fortalecimento da governança regional.

Na linha materno-infantil, os avanços são evidentes na qualificação do acompanhamento de gestantes e crianças, na melhoria da coordenação do cuidado e na construção de fluxos assistenciais mais resolutivos, seguros e humanizados.

A referência técnica estadual da APS na Planificação da Atenção à Saúde, Valéria Moraes, ressaltou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo e territorializado: “A Planificação no Acre foi construída a muitas mãos, respeitando as realidades dos territórios e fortalecendo a coordenação do cuidado. Manter o primeiro lugar nacional confirma que organizar a APS a partir do risco, da integração entre os níveis de atenção e da segurança do paciente gera resultados concretos, especialmente na linha materno-infantil.”

Valéria Moraes, é referência técnica estadual da APS, no Acre. Foto: cedida

A agenda estratégica da Atenção Primária segue fortalecida no estado. Atualmente, a Coordenação de Projetos Estratégicos da APS mantém atuação direta na consolidação da Planificação, com foco na articulação de projetos estruturantes, na inovação dos processos de trabalho e na sustentabilidade das mudanças implantadas nos municípios.

A participação do Acre na 3ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde reafirma o compromisso do Estado com a inovação, a qualidade do cuidado e o fortalecimento do SUS, demonstrando que o investimento em planejamento, integração e qualificação dos processos de trabalho gera resultados concretos e reconhecidos nacionalmente.

Comentários

Continue lendo