Acre
Prefeitura realiza reunião estratégica voltada ao combate ao tabagismo

Nesta quarta-feira, 02, o prefeito Sérgio Lopes participou de uma reunião estratégica voltada ao combate ao tabagismo. O encontro teve como objetivo apresentar os avanços obtidos pelo programa e reforçar as ações implementadas pela administração municipal em prol da saúde pública.
Epitaciolândia tem se destacado nacionalmente por suas iniciativas inovadoras e eficazes no enfrentamento ao tabagismo. Adotando uma abordagem multidisciplinar, que integra educação, prevenção e tratamento, o município superou a meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê a adesão de 20 pacientes por ciclo. No entanto, Epitaciolândia registrou a participação de 33 pessoas no tratamento, com apenas 6 desistências ao longo do processo, demonstrando a efetividade das medidas adotadas.
Durante a conferência, ex-fumantes relataram suas experiências e motivações para cessar o consumo de tabaco, evidenciando o impacto positivo do programa em suas vidas. O prefeito Sérgio Lopes reafirmou o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e destacou a importância da continuidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.

O prefeito Sérgio Lopes destacou a importância da iniciativa: “Essa campanha salvou vidas.” O tabagismo é uma das principais causas de doenças evitáveis, e estamos felizes com os resultados positivos alcançados. Vamos continuar investindo na saúde de nossa população.” Afirmou o prefeito.
O programa cobre todas as áreas do município, estendendo-se também à zona rural. O acompanhamento é realizado em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O tabagismo é uma das principais causas de doenças evitáveis no mundo, responsável por milhões de mortes anualmente. No Brasil, embora os índices de fumantes tenham caído nas últimas décadas, o desafio ainda é significativo, especialmente em regiões com menor acesso a informações e recursos de saúde. Epitaciolândia, apesar de ser uma cidade pequena, tem enfrentado esse problema de frente, com políticas públicas bem estruturadas e engajamento comunitário.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.

































Você precisa fazer login para comentar.