Geral
Prefeitura planeja parceria inovadora para combater Déficit Habitacional em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco recebeu, na tarde dessa terça-feira (14), o Sindicato da Construção Civil e representantes da Caixa Econômica Federal para discutirem detalhes sobre o projeto “Minha Dignidade” que a prefeitura pretende fazer em parceria com o banco.
Este projeto ambicioso visa construir não apenas casas populares, mas também prédios com apartamentos. O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon), Carlos Afonso disse que essa reunião serviu para esclarecer ainda mais o que a prefeitura deseja alcançar com relação ao ambicioso projeto.
” A gente sai com a definição clara do que a prefeitura quer e o que as empresas têm que fazer para se adequarem. Outra reunião já está prevista para a próxima semana, dia 27, de avaliação e verificação do que aconteceu já durante essa semana”, informou Afonso.
Durante essa segunda reunião, o prefeito anunciou um prazo adicional de 45 dias para finalizar os preparativos, incluindo o chamamento, antes de iniciar as negociações com a Caixa Econômica. A intenção é iniciar as contratações ainda neste final de ano ou, no máximo, no início do próximo.
A proposta destaca a colaboração com o programa de financiamento habitacional da Caixa, inserido no Programa Nacional “Minha Casa Minha Vida”. O prefeito enfatizou o compromisso em reduzir o déficit habitacional, proporcionando dignidade a muitas famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
O processo incluirá a apresentação de uma lei na Câmara Municipal, baseada nas diretrizes da Caixa Econômica Federal. O prefeito expressou confiança na aprovação rápida, ressaltando o apoio dos vereadores ao projeto “Minha Dignidade”.
A expectativa é que até o dia 27, a lei esteja aprovada, permitindo a abertura do edital para empresas interessadas em participar da construção. O modelo proposto pela prefeitura inclui a concessão de terrenos correspondendo ao valor da entrada do financiamento, proporcionando alternativas de pagamento de prestações que variam entre 450 reais e 1.400 reais, de acordo com a renda familiar.
Este projeto inovador busca não apenas enfrentar desafios habitacionais, mas também promover inclusão social, representando um passo significativo para a administração municipal de Rio Branco é o que garante o prefeito da capital Tião Bocalom.
“Esse é um projeto que a Prefeitura de Rio Branco nunca desenvolveu, um projeto que será feito em parceria com a Caixa Econômica. Onde serão construídas casas populares. Nós vamos construir prédios, aonde vamos ter os apartamentos, dentro do programa “Minha Dignidade” da prefeitura, aproveitando o programa que a própria Caixa Econômica tem, que está dentro do Programa Nacional também do Minha Casa Minha Vida.”
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.













Você precisa fazer login para comentar.