Acre
Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará
O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Encontro (Foto: Assecom)
“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.
Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.
Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.
“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Problema na distribuição de água deve ser totalmente solucionado em 30 dias, diz Saerb

Foto: Marcos Araújo/Secom
A prefeitura de Rio Branco estima que em no máximo 30 dias, os problemas ocorridos no mês passado, que deixaram Rio Branco sem distribuição de água, sejam finalmente solucionados. Isso será possível com a instalação de 4 novas bombas e a chegada dos tubos de alta densidade, que servirão de dutos para captação do Rio Acre, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), até a Estação de Tratamento de Água (Eta 2).
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou o local nesta sexta-feira (28) para verificar a chegada dos tubos de alta densidade. “Desde 2022, quando a gente pegou o sistema, não tinha uma bomba de reserva. Há 23 anos não se comprava uma bomba. Os tubos estouravam. Então, realmente, a coisa estava crítica. Esse [carregamento] que está chegando agora, que são seis carretas de tubos, é exatamente para a gente resolver o problema de vez”.
Enoque Pereira, diretor-presidente da autarquia, garante que, além de facilitar na captação, os novos equipamentos devem diminuir as constantes manutenções do sistema e as Etas 1 e 2, que passarão a operar com 100% da capacidade. “É uma garantia que não vai mais ter esse colapso, mas até lá, a gente vai estar ainda captando, tratando e distribuindo de uma forma tranquila. É um bloco que demora a curar. Então eu acredito que em 20 dias, a partir da semana que vem, a gente tenha já essa rede totalmente feita e sendo usada”.
O prefeito pontuou que ainda é preciso substituir a maioria das redes de distribuição por serem antigas, o que impacta no vazamento e desperdício.
“A gente conseguiu aprovar, através da Defesa Civil Nacional, um projeto de quase 17 milhões. A gente está refazendo aqui toda a Eta 2. A gente sabe que são tubulações velhas que precisam ser alteradas, trocadas. Agora isso é caríssimo! A gente vai resolver o problema da captação, o problema do tratamento, aí a gente entra na distribuição que exatamente substituir uma quantidade enorme de canos velhos que tem pela cidade, mas devagar a gente vai vencendo”, finalizou o prefeito
Com informações da Prefeitura de Rio Branco
Confira mais fotos:
Comentários
Acre
Rio Juruá sai da cota de trasbordamento em Cruzeiro do Sul
Com o Rio Juruá medindo 12,76 metros nesta sexta-feira, 28, ficando abaixo da cota de transbordamento, que é 13 metros, a Energisa iniciou o processo de religação da energia elétrica nas casas que estavam sem o serviço em Cruzeiro do Sul.
Das 323 casas que estavam com o fornecimento de energia interrompido devido à enchente, 176 casas já tiveram a energia restabelecida e 147 seguem no escuro.
Pedro Henrique Melo, coordenador comercial da Energisa, diz que a religação ocorre quando a água está a pelo menos 10 centímetros abaixo do nível do medidor das residências.
“A água não combina com energia. A prioridade continua sendo a segurança das pessoas”, destacou, citando que as equipes estão intensificando as ações diárias para garantir a segurança da comunidade.
Comentários
Acre
Pesquisa Delta: Petecão é o nome mais rejeitado na disputa pelo Senado Federal em 2026

Senador acreano Sérgio Petecão (PSD) – Foto: Arquivo/Alexandre Lima
A Agência Delta divulgou nesta quinta-feira (27) o resultado da pesquisa encomendada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que apontou o nome de Sérgio Petecão (PSD) como o mais rejeitado ao senado para as eleições de 2026, segundo opinião de eleitores do Acre.
De acordo com o levantamento, realizado com 800 pessoas entre os dias 19 e 25 de março, o atual senador tem 25,31% de rejeição, seguido de Jorge Viana (PT), com 19,52%.
O governador Gladson Cameli foi apontado como o nome menos rejeitado pelo eleitorado acreano na disputa por uma cadeira no Senado, apresentando apenas 7,04% de rejeição. Em seguida está a ex-deputada federal Jéssica Sales, com 8,17%.
As eleições para governador, presidente da República, deputado federal e senador acontecem em 2026, no Acre, Gladson Cameli que já está em seu segundo mandato à frente do Executivo Estadual, deve ser se candidatar em busca por uma das duas vagas no Senado Federal disponíveis para o estado.
Confira os demais nomes mencionados na pesquisa Delta:
Fonte: ConilNet
Você precisa fazer login para comentar.