Geral
Prefeitura leva dignidade aos produtores por meio do Projeto Municipal de Pecuária de Leite

O foco é estar junto ao produtor em todos processos de produção (Foto: Evandro Derze/Assecom)
O compromisso com o agricultor tem sido uma das prioridades nesta gestão. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), tem buscado maneiras de assistir, da melhor forma, o homem do campo, por isso, não tem medido esforços na área de incentivo.
Dentre os serviços de assistência prestados pela municipalidade, se destaca a distribuição de adubo e calcário, bem como a mecanização do solo visando o melhoramento da terra.
Outra importante ação idealizada pela prefeitura é o Projeto Municipal de Pecuária de Leite, que busca desenvolver a área da bacia leiteira em Rio Branco. O foco é estar junto ao produtor em todos os processos de produção.
Tudo começa pela segurança alimentar do rebanho, em seguida a equipe auxilia no controle da sanidade das vacinas obrigatórias e reprodutivas dos animais, bem como da suplementação mineral das vacas. Além disso, a equipe técnica também cuida junto ao produtor do manejo reprodutivo do seu rebanho como também do melhoramento genético dos animais.

Eracides: “Município tem tudo para crescer no setor leiteiro” (Foto: Evandro Derze)
Segundo o secretário da Seagro, Eracides Caetano, o município de Rio Branco tem tudo para crescer no setor leiteiro. Ele ainda destacou que o prefeito da capital, também está empenhado no auxílio da produção de café para que em breve lance o Projeto Café com Leite, que promete fazer uma revolução na zona rural da capital.
“A gente fez em Acrelândia a bacia leiteira acontecer na gestão do prefeito Tião Bocalom e ele está dando todo o incentivo. Há poucos dias levei ao veterinário para apresentá-lo o projeto no qual o deixou muito feliz e ele quer que demos continuidade nesse projeto da bacia leiteira que é a única coisa que pode segurar o produtor na zona rural é dinheiro, e leite dá dinheiro”.
Com o Projeto Municipal de Pecuária de Leite, a Prefeitura de Rio Branco pretende elevar a produção leiteira no estado. Atualmente são produzidos 3,8 litros de leite de vaca por dia e o objetivo é de elevar este número para no mínimo 10 litros de leite.
Para que essa meta seja alcançada, a equipe técnica do projeto tem orientado os produtores a realizarem o pastejo rotacionado que é um sistema de manejo que subdivide a pastagem em piquetes e resulta numa melhora na nutrição do rebanho, ao mesmo tempo que contribui para a renovação da pastagem, mantendo o solo mais conservado e produtivo.

Eduadro: “Pecuária de leite é capaz de produzir muita renda” (Foto: Evandro Derze)
Com esse sistema agindo na prática, cada piquete de hectare consegue manter até 10 vacas que se produzirem 10 litros de leite por dia, durante um mês, chegará em uma produção de 3 mil litros e mantendo essa constância durante um ano o produtor conseguirá produzir mais de 30 mil litros de leite.
O coordenador do projeto, Eduardo Mitke, enfatizou que a pecuária de leite é capaz de produzir muita renda para a propriedade a partir do momento em que ela é bem trabalhada. O responsável pelo projeto ainda salientou que existem alguns requisitos para que o produtor tenha receba essa assistência.
“Hoje, nós temos 24 propriedades cadastradas onde temos trabalhando tentando visitá-las mensalmente. O primeiro requisito é a vontade do produtor. Ele precisa ter a vontade de melhorar a forma de pecuária da propriedade dele, ir até a secretaria municipal e mostrar interesse em participar”.

Hermenegildo: “Nós precisamos desse incentivo da prefeitura” (Foto: Evandro Derze)
Hermenegildo Cardoso, trabalha com a produção de leite desde 2016, ele falou sobre a importância de ter esse incentivo da prefeitura por meio do projeto e ainda frisou que a partir disso, consegue ver seus lucros mensais dobrarem, coisa que não via antes.
“Tem sido uma parceria muito boa para ajudar os produtores rurais, nós precisamos desse incentivo não só para mim como para os outros produtores ao redor, porque muitos deles não tem mais esse incentivo e estão abandonados. Eu só tenho a agradecer”.
O coordenador pontuou ainda que pecuária de leite não é uma área fácil, tendo em vista que só a gestação de uma vaca leva um período de 9 meses, mas reforçou que com o empenho da gestão o objetivo é fazer com que a partir das orientações que estão sendo dadas o produtor consiga ter êxito na área.
“Através do prefeito e do secretário temos tido muito apoio nesse projeto e acreditamos que vamos conseguir fazer um belo desenvolvimento dessas propriedades, obviamente com uma contrapartida do produtor, vamos fazer um acompanhamento técnico nessas propriedades, mas o produtor também tem que ter a vontade de participar”.
Comentários
Geral
Mulher em situação de rua é presa após roubar tecido com faca no centro de Cruzeiro do Sul
Suspeita ameaçou funcionários e fugiu, mas foi localizada pela PM com o material; arma branca não foi encontrada

No retorno ao local do crime, a funcionária da loja, identificada pelas iniciais C.R.S., relatou que a suspeita entrou no estabelecimento portando uma faca e, sob ameaça, exigiu uma peça de tecido. Foto: captada
Uma mulher em situação de rua foi presa na tarde desta quinta-feira (22) após cometer um roubo em uma loja de tecidos no centro de Cruzeiro do Sul. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita entrou no estabelecimento por volta das 14h40, na Rua Absolom Moreira, portando uma faca, ameaçou funcionários e subtraiu uma peça de tecido.
A guarnição foi acionada e localizou a mulher, identificada por G.O.S., nas proximidades do bairro da Lagoa. Ela ainda estava com o tecido roubado. Foi presa em flagrante e algemada para segurança da equipe. A faca utilizada no crime não foi encontrada.
No retorno à loja, funcionários confirmaram a versão da ocorrência. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência. A suspeita foi entregue à delegacia em condições físicas normais, junto com o material recuperado e R$ 32 em dinheiro apreendido.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende quase um quilo de drogas em duas ações consecutivas em Sena Madureira

Duas ações distintas, realizadas pelo 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM/PMAC), resultaram na apreensão de quase um quilo de entorpecentes em menos de 24h, em bairros diferentes de Sena Madureira.
A primeira apreensão aconteceu na noite desta terça-feira, 21, no bairro Cafezal. A guarnição obteve informações e se deslocou até uma residência na Rua Siqueira Campos, endereço já conhecido por denúncias relacionadas ao tráfico, e no local aprendeu mais de meio quilo de maconha, além de uma balança de precisão. Uma mulher foi identificada como a proprietária, no entanto não foi localizada no momento da ação, mas todo o material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis
Já na tarde desta quarta-feira, 22, durante patrulhamento no bairro Cristo Libertador, policiais militares visualizaram dois indivíduos em um terreno baldio. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram do local. Durante a varredura na área, a guarnição encontrou quase meio quilo de maconha, uma balança de precisão e materiais utilizados para embalar entorpecentes. Todo o material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira
As duas ocorrências foram registradas como localização e apreensão de drogas e reforçam a atuação preventiva e Polícia Militar do Acre em Sena Madureira.
Comentários
Geral
Erosão em trecho da BR-364 ameaça interromper tráfego após fortes chuvas

Screenshot
Um trecho da BR-364, nas proximidades do Corcovado, no município de Tarauacá, sofreu um processo de erosão provocado pelas fortes chuvas registradas nas últimas semanas e pode comprometer o tráfego de veículos na rodovia, principal ligação terrestre da região.
De acordo com o morador Roberto Paula, o problema surgiu há cerca de 20 dias e, até o momento, nenhuma providência teria sido adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em vídeo encaminhado à reportagem, ele alertou para o risco de isolamento do município. “Desse jeito, Tarauacá vai acabar ficando isolada. Já tem mais de 20 dias que isso cedeu e ninguém veio arrumar”, afirmou.
Procurado pela reportagem nesta sexta-feira, 23, o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, informou que se deslocava até o local para acompanhar a situação de perto. Segundo ele, a equipe já foi mobilizada. “Estou na estrada, quase chegando a Tarauacá. Saí de Cruzeiro do Sul e já estou a cerca de 30 quilômetros do município. Fui avisado e estou indo com o pessoal para verificar esse ponto pessoalmente”, declarou.
Araújo explicou ainda que o problema pode estar relacionado ao grande volume de água acumulado na região, especialmente em açudes existentes no entorno da rodovia, somado às chuvas intensas. “É muita água. Há açudes na área que acabam sobrecarregando o sistema, ainda mais com o volume de chuva que está caindo. Vamos avaliar a situação para definir como será feita a operação”, concluiu.
VEJA VÍDEO:









Você precisa fazer login para comentar.