Acre
Prefeitura leva 58ª Edição do Programa Saúde na Comunidade para os moradores do Polo Agroflorestal de Epitaciolândia
A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado, 3, a edição de número 58 do Programa Saúde na comunidade.
A ação aconteceu no polo agroflorestal no Km 09 da estrada velha. Foram realizados mais de 1.300 procedimentos com 15 serviços ofertados para os moradores e produtores da região.
O Prefeito Sérgio Lopes esteve no local acompanhando os serviços e recepcionou o Deputado Federal Roberto Duarte que visitou e acompanhou os as ações da prefeitura.
Sérgio Lopes destacou a importância dessas ações para melhorar a qualidade de vida de nossos produtores rurais.
“Estamos aqui realizando a 58ª Edição do Programa Saúde na Comunidade com diversos serviços, são ações como essa que nos possibilita levar qualidade de vida para nosso produtores rurais, muitos, devido ao seu dia a dia não tem tempo para buscar a saúde preventiva, e aqui com o programa, estamos oportunizando todos eles o direito de usufruir dos serviços de saúde.” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.
Foram realizados 1.363 procedimentos sendo:
- Atendimento médico: 135
- Procedimento odontológico: 340
- Procedimento de enfermagem: 295
- Atendimento/ abordagem Psicólogo: 18
- Vacina de Rotina: 70
- Vacina de Covid: 19
- Dispensação de medicamentos: 120
- Auxílio Brasil: 36
- Teste rápido ISTs: 84
- Teste Rápido covid: 21
- PCCU: 08
- Cortes de cabelo: 49
- Vacina antirrábica: 91
- Ultrassonografia: 67
- Eco/eletrocardiograma: 10
Comentários
Acre
Com entregas da mais alta condecoração do Estado, governador participa de cerimônia de posse da nova mesa diretora da Aleac: ‘Será um ano para executar’
Demonstrando respeito e a importância das alianças entre os poderes em prol da população, o governador Gladson Cameli acompanhou, neste sábado, 1º, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2025/2026. A nova composição da mesa diretora tem como presidente o deputado Nicolau Junior, que assume essa posição pela segunda vez. A solenidade também foi marcada pela entrega da mais alta honraria do Estado para parlamentares.
Nicolau Junior é acreano, natural de Cruzeiro do Sul, formado em direito e empresário. Ele tem 40 anos, é casado com a médica Isla Greice Messias e pai de duas meninas: Liz e Elisa. Atualmente, cumpre o seu terceiro mandato de deputado estadual e estava como primeiro secretário da Aleac nos últimos dois anos.
Conhecido por ter um perfil pacificador, ele tem boa relação com deputados e defende que a política deve ser usada como um instrumento para melhorar a vida das pessoas.
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli aproveitou para se dirigir aos 24 deputados, peças fundamentais para que sua gestão tenha avançado em importantes áreas nos últimos seis anos em que esteve à frente do Executivo por dois mandatos.
“A tarefa de dar uma resposta satisfatória para os anseios e necessidades do povo acreano seria impossível sem a base parlamentar que apoia o nosso governo nesta Casa. Mesmo a oposição, que tem cumprido o seu papel qualificando o debate democrático e sinalizando os naturais possíveis enganos que qualquer gestão comete”, agradeceu.
Mais uma vez, o governador destacou que define 2025 como o ano da execução do que está planejado e, desta forma, conta ainda mais com a união de todos para que o Acre possa se desenvolver.
“Será um ano para executar, concluir as inúmeras obras em andamento e fomentar novas ações sociais que melhorem a qualidade de vida dos acreanos e acreanas. Assim espero que a união entre o Executivo e o Legislativo continue se fortalecendo cada vez mais, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e com a consciência que o nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.”
Para o início desta nova fase na Aleac, o governador desejou que os trabalhos sejam conduzidos com bom senso e harmonia para que os frutos sejam colhidos pela população. Também agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parlamentares que agora passam o bastão para a nova mesa diretora.
Ao finalizar seu discurso, Cameli anunciou a entrega da mais alta condecoração do Estado do Acre, a Ordem da Estrela do Acre, no grau Grã-Cruz ao deputado Nicolau Junior e no grau Grande Oficial aos deputados Luiz Gonzaga e Pedro Longo. A honraria é concedida para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.
“É o reconhecimento do governo do Estado do Acre. Que este seja um ano de muitas realizações, de união e muito trabalho pela população do nosso estado”, completou.
Avaliação e projetos futuros
Luiz Gonzaga avaliou que seu mandato à frente da Casa termina com avanços importantes com relação à inovação e tecnologia. Além de destaque nacional.
“O que fizemos na nossa gestão foi implementar e dar prosseguimento àquilo que já está sendo feito pela gestão anterior, que teve o deputado Nicolau Junior como presidente. Conseguimos fazer um bom trabalho. Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Acre foi convidada a ir à ONU. Concorremos com o projeto Jovem Parlamentar, que teve a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e também com a Secretaria de Educação e nós ganhamos e fomos convidados para apresentar esse projeto na ONU, então é uma honra muito grande que o povo tenha essa oportunidade”, avaliou.
Ele relembra também a criação do Guia Eleitoral construído pela Ouvidoria da Aleac.
“Aperfeiçoamos nosso portal com o trabalho de nossos servidores. Foram dois anos de muito trabalho, em parceria com os nossos parlamentares e servidores para que pudéssemos chegar a este momento tão alegre. Queremos que o nosso estado continue crescendo, porque as pessoas precisam de oportunidade”, completa.
Ao assumir a presidência, Nicolau Junior, destacou que pretende manter a independência do Poder, apostando no diálogo e respeito.
“Vou conduzir a Assembleia Legislativa do Acre de forma democrática, cada deputado tem a sua independência e é assim que a gente vai continuar trabalhando. Vamos estar ao lado do governo, fiscalizando as obras e acompanhando tudo de perto. O objetivo final é terminar essas obras, porque vão gerar muito emprego e renda para o nosso Estado. Então, é isso que queremos”, destacou.
Também presente na solenidade, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, frisou que os laços entre os poderes constituídos são que fazem os projetos e ações chegarem na ponta.
“Isso é valorizar a democracia através das atividades da Assembleia Legislativa do Acre, que defende os direitos das pessoas e a busca de melhorias para elas. Esperamos o compromisso, que é o que tem sido demonstrado até agora. Cabe à Aleac ouvir da população e trazer as demandas do Palácio Rio Branco, para o governo do Estado e para os demais setores responsáveis para que possamos devolver à sociedade aquilo que nós nos comprometemos politicamente a fazer pela população.”
Composição da nova mesa diretora:
Presidente: Nicolau Júnior;
1º secretário: Luiz Gonzaga;
1º vice-presidente: Pedro Longo;
2º secretário: Chico Viga;
2º vice-presidente: Maria Antônia;
3ª secretária: Antônia Sales;
3ª vice-presidente: Eduardo Ribeiro;
4º secretário: Gene Diniz;
5º secretário: André Vale.
Comentários
Acre
Homem é encontrado sem vida às margens do Rio Acre em Rio Branco
Possível surto psicótico pode ter levado ao afogamento; corpo não apresenta marcas de violência
Um homem ainda não identificado foi encontrado sem vida por populares nesta quarta-feira, debaixo da Ponte Juscelino Kubitschek, no bairro da Base em Rio Branco, possivelmente após um surto psicótico.
Moradores que passaram pela Rua Estado do Acre avistaram o corpo e imediatamente acionaram a Polícia Militar, que isolou a área para os trabalhos da perícia criminal antes de remover o corpo para o Instituto Médico Legal.
A ocorrência segue sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego, com posterior encaminhamento para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa para apuração dos fatos.
Comentários
Acre
Grupo Axé Capoeira promove Intercâmbio Cultural em Assis Brasil
O Grupo Axé Capoeira realizou a primeira edição do Intercâmbio Cultural no município de Assis Brasil na tarde desta sexta-feira (31). O evento reuniu dezenas de capoeiristas para celebrar a cultura afro-brasileira em seus múltiplos aspectos.
O coordenador do Grupo Axé Capoeira na Regional do Alto Acre, Graduado Esquílo, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Assis Brasil e destacou a importância de eventos como esse para a valorização da cultura e das tradições afro-brasileiras.
“Estamos muito felizes com o apoio recebido e com a participação de todos. É fundamental que continuemos promovendo e celebrando nossa cultura”, afirmou.
Durante o intercâmbio, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes manifestações culturais, como rodas de capoeira, apresentações de música e dança afro-brasileira, além de oficinas e palestras sobre a história e a importância da capoeira na cultura brasileira.
Aproveitando a ocasião, o coordenador do grupo anunciou o início das atividades do Projeto Oportunidades e convidou toda a comunidade a participar das ações culturais e educativas. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Mulher, com início previsto para o dia 8 de fevereiro. O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis Brasil, por meio de suas secretarias.
O Projeto Oportunidades tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal por meio da cultura e da educação, oferecendo aos participantes a chance de aprender e se envolver em atividades que valorizam as tradições afro-brasileiras.
Você precisa fazer login para comentar.