Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura e MP/AC realizam Seminário Municipal Sobre Direitos da Criança e Adolescente em Epitaciolândia

Publicado

em

Visando fortalecer e integrar as redes locais, com atores sociais capacitados e fluxos de atendimento integral construídos, pactuados e protocolado, o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da Coordenadoria de Defesa da Infância e da Juventude realiza, no próximo dia 24 e 25 de setembro, o Seminário “Atuando em rede na Defesa da Infância e da Juventude” e “Enfrentamento a Violência Sexual”, a se realizado no auditório da Câmara de Vereadores do município de Epitaciolândia. O evento faz parte do Projeto ‘Conexão de Direitos’ e do Programa de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto – Juvenil – PAIR, conforme programação em anexo.

O projeto, financiado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, esta possibilitando a implantação e organização de fluxos operacionais sistêmicos para garantir o fortalecimento do sistema de proteção de crianças e adolescentes nos principais municípios do Acre. A iniciativa nove municípios Acrianos. “A proposta é identificar profissionais e as instituições que compõem a rede de atenção a crianças e adolescentes local, e em conjunto traçar os fluxos operacionais sistêmicos dentro de cada realidade, bem como avaliar os curtos-circuitos da rede e propor os avanços que serão pactuados entre os gestores estaduais e municipais”, explica o coordenador de Defesa da Infância e da Juventude, procurador de Justiça Carlos Roberto da Silva Maia.

Ainda segundo ele, depois de 23 anos de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda se tem muita dificuldade em sua devida implementação. “Tal dificuldade decorre, entre outros fatores, da superação da cultura que não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, mas como objetos de atenção e intervenção dos adultos apenas nas hipóteses de transgressão e violação de seus direitos”.

O evento também é fruto de uma parceria entre diversos órgãos e instituições estaduais e municipais, entre elas: Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho tutelar Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Políticas para Mulheres e 2º Vara da Infância e Juventude, CEDUP e prefeitura de Epitaciolândia.

“Nós percebemos que a rede de proteção estava fragilizada, que faltava comunicação entre as instituições que atuam na defesa da criança e do adolescente e nós começamos um trabalho de articulação com essas instituições”, destacou a Elidiane Soares, Técnica da SEDS.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

UBS Gildo Ferreira realiza ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo em Assis Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da UBS Gildo Ferreira, realizou na manhã desta segunda-feira(26) uma importante ação em alusão às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo, reforçando o cuidado com a saúde mental e a prevenção e combate à hanseníase.

A iniciativa contou com palestras educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância do cuidado emocional, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante a ação, também foram ofertados testes rápidos, consultas médicas, além de um café da manhã para os participantes, promovendo acolhimento e bem-estar à comunidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Silvani Klaumann, ações como essa fortalecem a atenção básica e aproximam os serviços de saúde da população, ampliando o acesso à informação, à prevenção e ao cuidado integral.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida com a promoção da saúde e a realização de atividades que contribuam para a qualidade de vida dos cidadãos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 26, o edital de convocação para a posse de 91 novos servidores no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC). Os aprovados serão lotados em Rio Branco e mais nove cidades do interior, onde o órgão possui representações.

Certame abriu 91 vagas pra diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran

As cerimônias de posse serão realizadas de maneira simultânea na capital e em Cruzeiro do Sul, no dia 9 de fevereiro, a partir das 16 horas. Os convocados para Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard tomarão posse na sede da autarquia, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera.

Já a posse dos servidores que serão lotados em Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá será efetuada na 1º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada na Avenida Copacabana, nº 658, bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Todos os convocados devem se apresentar nos locais de posse pelo menos 30 minutos antes do início do evento, para a realização de procedimentos necessários. Os interessados em obter outras informações sobre o concurso, podem entrar em contato com o Detran pelo telefone (68) 3215-4160/4161.

The post Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com queda, Brasil é o país que mais mata trans e travestis

Publicado

em

Getty
Imagem colorida da Bandeira trans em mão - Metrópoles

O 9º Dossiê: Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras foi publicado, nesta segunda-feira (26/1), pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com dados inéditos de 2025 sobre a violência contra este público no Brasil.

Segundo o documento, no ano passado, foram registrados 80 assassinatos. A região com o maior número de mortes foi o Nordeste, com 38 casos; seguido por Sudeste, com 17.

Ceará e Minas Gerais, com oito mortes cada, foram os estados com o maior índice.

A maioria das vítimas são travesti e mulher trans, com idade média entre 18 e 35 anos, das raças negra e parda.

Com relação ao dossiê da Antra divulgado no ano passado, com dados sobre 2024, houve queda de 34% na quantidade de mortes – já que, naquela ocasião, foram registrados 122 assassinatos.

Mesmo com a queda, o Brasil continua como o primeiro do mundo no índice – posição que ocupa há 17 anos, segundo dados do próprio governo federal.

Houve aumento, porém, no número de tentativas de homicídio. De acordo com a Antra, isso demonstra que “a redução numérica observada não corresponde a uma melhora substantiva do cenário de violência no Brasil”.

Em sua análise, o relatório menciona o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “mantém uma agenda sistemática de perseguição e criminalização da existência de pessoas trans” e cita, como exemplo, a alteração sem consentimento pelo consulado norte-americano dos marcadores de gênero nos documentos oficiais brasileiros das deputadas trans do país, Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSL-SP).

O fundo de financiamento milionário para entidades que desejam atuar juridicamente contra os direitos trans, da famosa escritora JK Rowling, também foi lembrado pela Antra. Acesse o dossiê completo aqui.

A associação produz os dossiês desde 2017.

“Trabalhamos com informações públicas, que foram compiladas por meio da divulgação de casos publicados na mídia que podem ser encontrados em diversos mecanismos de buscas. A pesquisa publicada pela Antra é acompanhada pelo comitê de ética da instituição e conta com a participação de pesquisadores e experts de diversas áreas, além das instituições que apoiam a publicação”, explica.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo