Flash
Prefeitura e Estado ministram curso de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da saúde

OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (Foto: Evandro Derze/Assecom)
No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
A OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Por ser reconhecido como uma doença crônica, o tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo mundo.
O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos fulminantes. Estima-se que no Brasil, 443 pessoas morrem, por dia, em decorrência do tabagismo, um número assustador e desconhecido por muitos.
Por conta disso, as secretarias municipal e estadual de Saúde, respectivamente, estão ministrando um curso de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da saúde, para a condução, controle e prevenção do tabagismo nas unidades básicas de saúde da capital.
“Essa capacitação faz parte de uma programação que nós estamos fazendo em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. São médicos, enfermeiros, odontólogos psicólogos. Profissionais que irão conduzir os grupos de tabagismo no estado”, explicou a coordenadora estadual de Programa de Controle de Tabagismo, Vanessa Cristina Wismanm.
Rio Branco encontra-se em terceiro lugar no ranking de capitais com maior número de fumantes, com 11,2% da população, perdendo apenas para Campo Grande com 14,5%, Distritos Federal com 11,8% e Cuiabá com 11,3%.
“Desde o dia 10 que estamos trabalhando com essas ações, e hoje a capacitação para o município de Rio Branco, para os profissionais das unidades de saúde, sobre o tabagismo, tratamento e manejo clínico, para aperfeiçoar os profissionais para que nós venhamos atender esse público que, infelizmente, tem aumentado tanto”, coordenadora Municipal do Programa de Controle ao Tabagismo, Wilyanne Derze.
Comentários

Flash
Com obras avançando, Estrada da Variante terá capacidade de transformar a mobilidade e a economia de Xapuri
Nesta quarta-feira, 27, o governador do Acre, Gladson Cameli, acompanhado pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, reforçou o compromisso do governo com a mobilidade da população e o desenvolvimento econômico ao visitar as obras da Estrada da Variante, em Xapuri.

Governador Gladson Cameli e presidente do Deracre, Sócrates Guimaraes, visitaram a obra da estrada da Variante de Xapuri nesta quarta-feira, 27. Foto: José Caminha/Secom
A obra, que se tornou uma das mais estratégicas do mandato de Cameli, está transformando a realidade local. O projeto contempla a implantação e a pavimentação de 17,5 quilômetros da Rodovia AC-380, do entroncamento até a BR-317, com um investimento significativo de R$ 24 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.
“Essa é uma prova de como a união gera bons frutos. São 17 quilômetros de estrada e obras que estão gerando trabalho e renda. As obras precisam de um gás ainda maior. Vamos reforçar nosso compromisso com as empresas responsáveis e assim melhorar a infraestrutura do município, movimentando a economia, aproveitando o nosso verão”, destaca o governador.

Cinco quilômetros de camada asfáltica já foram aplicados. Foto: Pedro Devani/Secom
O asfaltamento dessa via é um marco crucial para a população de Xapuri e regiões adjacentes. Até o momento, foram aplicados cinco quilômetros de camada asfáltica, contribuindo para maior mobilidade e conectividade na área. A aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) de 5 cm, realizada pela equipe do Consórcio Laranjeira, é um avanço significativo na qualidade das estradas locais.
Além disso, os trabalhadores estão empenhados na execução da base estabilizada granulometricamente com solo-areia e no assentamento de bueiros tubulares de concreto, melhorando ainda mais a infraestrutura da região.

Trabalhadores atuam intensamente no asfaltamento da Estrada da Variante de Xapuri. Foto: José Caminha/Secom
A importância econômica dessa obra não pode ser subestimada. Ela não só facilitará o acesso de produtores rurais à cidade, mas também abrirá caminhos para o escoamento eficiente da produção agrícola e para a pecuária, fortalecendo a economia local.
Sócrates Guimarães, presidente do Deracre, enfatiza a dimensão desse projeto: “Essa obra é um sonho da população e temos trabalhado para garantir o acesso dos produtores rurais dessa região, como também fortalecer a economia acreana. Neste ano os serviços foram impulsionados, e queremos concluir as obras o mais breve possível, no máximo no início do próximo verão”

Presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, destacou que a estrada garantirá acesso aos produtores e fortalecerá a economia local. Foto: José Caminha/Secom
A visita do governador Gladson Cameli e as ações do Deracre na Estrada da Variante e na Ponte da Sibéria refletem o compromisso do governo com o desenvolvimento do estado, promovendo melhorias na mobilidade e impulsionando a economia local.
A população e os produtores rurais da região de Xapuri podem vislumbrar um futuro mais próspero e conectado com esses projetos estratégicos em andamento.
Comentários
Flash
Abertura do Festival da Farinha mostra o potencial da economia no Juruá, diz Nicolau
Um dia antes das comemorações pelos 119 anos de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima, abriu, na noite desta quarta feira(27), a VI edição do Festival da Farinha, na praça da catedral.
Com 140 expositores, a maioria do segmento dos derivados da mandioca, a edição deste ano celebra também a expansão da produção do produto que notabilizou a maior região do Acre, o Juruá.
O primeiro secretário da ALEAC, Nicolau Júnior, que esteve na primeira noite do evento, disse que a produção da farinha mobiliza uma cadeia de produção que supera outros setores da economia.
Nicolau observou que nos últimos anos, a mecanização das casas de farinha, permitiu que as cooperativas pudessem duplicar a capacidade produção. Só a Cooper farinha, lembro ele, produz em média 50 toneladas/mês.
“Aqui está a cadeia de produção mais forte do Juruá, economicamente falando. Quando alguém fala em farinha, impossível na lembrar do Juruá, especialmente Cruzeiro do Sul”, disse.
O festival da Farinha se estende até o próximo domingo, com exposição de produtões, produção de farinha em praça pública, shows musicais e rodadas de negócio.
Comentários
Flash
Prefeitura decreta situação de emergência devido a forte estiagem que atinge a capital

Gestor garantiu que a prefeitura está em busca de uma solução definitiva (Foto: Val Fernandes/Assecom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta quarta-feira (27), o decreto que instaura situação de emergência nas áreas do município afetadas pela forte estiagem que assola a capital, o que causa um período de escassez prolongada no abastecimento de água.
A medida se deu pela urgência agravada pelos baixos índices pluviométricos indicando estiagem mais crítica e prolongada, diminuição do nível dos rios e baixa umidade do ar.
Segundo prefeito de Rio Branco, esse decreto reforça o compromisso da gestão com a população acreana em agir preventivamente diante desta situação. O gestor ainda ressaltou que a água é um problema antigo enfrentado pelos munícipes, mas garantiu que a prefeitura está em busca de uma solução definitiva.
“Esse decreto é exatamente mostrando que nós temos a responsabilidade e, principalmente, a vontade de resolver o problema da água de Rio Branco. O decreto vai facilitar para que o Saerb contrate a Ufac e a UnB para fazer um grande estudo e contratar uma empresa para perfurar dois poços de pesquisa acompanhado pelas duas universidades, dois poços de 800 metros para sabermos onde tem água em Rio Branco, um no Primeiro Distrito e outro no Segundo. Não adianta dizer que tem água, mas ninguém perfura, nunca ninguém fez isso e nós vamos fazer”.
Além disso, o diretor de Riscos e Desastres da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), capitão Lopes, destacou que antes mesmo da assinatura do decreto a gestão não parou, no sentido de estar amenizando os impactos da estiagem na capital.
“No momento a Defesa Civil já trabalha com um planejamento e já atua no abastecimento das comunidades devido essa forte estiagem que já afeta a nossa cidade de Rio Branco fazendo o abastecimento diariamente”.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Homem é baleado durante cerco do Gefron na BR 317 e morre no hospital em Brasiléia
-
Extra1 dia atrás
Polícia Civil prende ‘Irmãos Metralha’ após perseguição e troca de tiros em Brasiléia
-
Extra8 horas atrás
Derrubada faz mais uma vítima fatal em seringal no interior de Brasiléia
-
Extra1 dia atrás
Culpada: Acusada de matar e esquartejar mulher é condenada a quase 24 anos de prisão no Acre
-
Flash1 dia atrás
Comércios são alvos de arrombamentos em Epitaciolândia enquanto suspeitos são liberados
-
Acre1 dia atrás
Caminhão de lixo perde controle em ladeira, atinge casa e deixa duas pessoas feridas em Cruzeiro do Sul
-
Extra4 horas atrás
Giro e Gefron identifica e prende dupla que arrombaram no prédio do Ibama em Brasiléia
-
Acre1 dia atrás
Criminoso tenta invadir agências de viagem e quiosques comerciais da rodoviária de Rio Branco e furta aparelho celular