fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura e Estado ministram curso de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da saúde

Publicado

em

OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (Foto: Evandro Derze/Assecom)

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Por ser reconhecido como uma doença crônica, o tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo mundo.

O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos fulminantes. Estima-se que no Brasil, 443 pessoas morrem, por dia, em decorrência do tabagismo, um número assustador e desconhecido por muitos.

Por conta disso, as secretarias municipal e estadual de Saúde, respectivamente, estão ministrando um curso de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da saúde, para a condução, controle e prevenção do tabagismo nas unidades básicas de saúde da capital.

“Essa capacitação faz parte de uma programação que nós estamos fazendo em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. São médicos, enfermeiros, odontólogos psicólogos. Profissionais que irão conduzir os grupos de tabagismo no estado”, explicou a coordenadora estadual de Programa de Controle de Tabagismo, Vanessa Cristina Wismanm.

Rio Branco encontra-se em terceiro lugar no ranking de capitais com maior número de fumantes, com 11,2% da população, perdendo apenas para Campo Grande com 14,5%, Distritos Federal com 11,8% e Cuiabá com 11,3%.

“Desde o dia 10 que estamos trabalhando com essas ações, e hoje a capacitação para o município de Rio Branco, para os profissionais das unidades de saúde, sobre o tabagismo, tratamento e manejo clínico, para aperfeiçoar os profissionais para que nós venhamos atender esse público que, infelizmente, tem aumentado tanto”, coordenadora Municipal do Programa de Controle ao Tabagismo, Wilyanne Derze.

Comentários

Continue lendo

Tudo Viagem

Gol oferece desconto de 80% nas passagens aéreas em caso de morte de parentes

Publicado

em

Benefício é aplicado apenas sobre o valor original da tarifa e somente para compra direto com a companhia aérea.

Passageiros da Gol que precisarem viajar em casos de urgência, em função da perda de um familiar, podem requerer um benefício que poucos conhecem: desconto de 80% no valor das passagens aéreas.

Foi esse benefício que ajudou o técnico em eletrônica Jorde Viana a reduzir consideravelmente o custo da viagem de Belo Horizonte para São Luís, no Maranhão, por ocasião do falecimento da mãe dele, em maio deste ano.

As passagens aéreas de ida e volta custaram R$ 5.373,95. Depois de apresentar toda documentação, Jorde Viana recebeu e-mail da Gol informando que em 7 dias receberia um reembolso de R$ 3.853,44, um desconto de 80%.

Mas é importante entrar em contato com a Gol pelo telefone 0300-115-2121 em 7 dias corridos após a morte. O desconto vale para viagens no caso de falecimento de familiar (cônjuge, pai, mãe ou filho). Mas, atenção! O desconto de 80% é aplicável apenas para passagens aéreas compradas diretamente com a Gol. Esse desconto não está disponível para agências de viagem.

O abatimento é aplicado apenas sobre o valor original da tarifa, e não sobre taxas aeroportuárias, serviços contratados e/ou regras tarifárias.

Antes da viagem, Jorde Viana fez contato com outras companhias para tentar o desconto. Ele descobriu que a Gol é a única empresa que concede o desconto de 80% e permite que o passageiro faça a viagem de emergência e, em 7 dias, peça o reembolso, garantindo ao cliente mais tempo para providenciar toda documentação.

Veja os detalhes para ter desconto de 80% nos voos da Gol:

– A Assistência Emergencial é considerada apenas para casos de falecimento de familiar (cônjuge, pai, mãe ou filho).

– Esse desconto é exclusivo para passageiros diretos, ou seja, é aplicável apenas para passagens compradas diretamente com a GOL. Esse desconto não está disponível para agências de viagem.

– Para adquirir a passagem com desconto, é preciso entrar em contato com o Fale com a Gol, pelo 0300 115 2121, em posse da documentação necessária.

– Caso já tenha adquirido uma passagem, o viajante pode solicitar o reembolso correspondente ao desconto em até 7 dias após o falecimento.

– A concessão do desconto está sujeita à análise das informações fornecidas.

– Os documentos exigidos para a Assistência Emergencial são Certidão de Óbito original e documentação legal original que ateste a relação familiar.

– O desconto de 80% é aplicado apenas sobre o valor original da tarifa, e não sobre taxas aeroportuárias, serviços contratados e/ou regras tarifárias.

– A Assistência Emergencial é válida exclusivamente para voos operados e vendidos pela Gol em território nacional.

Acesse aqui a página da Gol que garante o desconto

Prende viajar? Garanta aqui descontos especiais na compra das passagens aéreas

Comentários

Continue lendo

Flash

Ação da família de Chico Mendes contra a Globo é suspenso pelo STJ

Publicado

em

Foto: Reprodução/internet

Nesta terça-feira (18), a ministra Maria Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), solicitou mais tempo para análise (pedido de vista), interrompendo o julgamento do recurso da família do seringueiro e ambientalista acreano Chico Mendes (1944-1988) contra a TV Globo. A informação foi divulgada pelo portal Poder360.

Ilzamar Mendes, viúva de Chico Mendes, e seus filhos movem duas ações judiciais contra a emissora devido à minissérie ‘Amazônia – De Galvez a Chico Mendes’, exibida em 2007. Eles buscam indenização pela representação que consideram inadequada da figura da viúva e pelo uso não autorizado da imagem do ativista.

A decisão de Gallotti adia a resolução do caso, que tem gerado grande interesse pela relevância da figura de Chico Mendes na luta ambiental e pelos direitos dos seringueiros. A família argumenta que a minissérie distorceu a imagem do ativista e da própria Ilzamar Mendes, motivo pelo qual pleiteiam reparação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bestene lembra impacto da seca do verão passado e revela providências para 2024

Publicado

em

Em entrevista para o programa Gente em Debate, na Rádio Aldeia, o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Acr (Saneacre), José Bestene fez uma retrospectiva das ações de combate à seca extrema registrada no ano passado no Estado e fez uma apresentação do plano de ação a ser executado neste ano. “Está se avizinhando a pior seca dos últimos tempos”, comentou Bestene, lembrando que em 2023 o município de Epitaciolândia foi o mais atingido.

“Com a seca do Igarapé Encrenca, o manancial que abastece a população de Epitaciolândia, ficou com o volume de água bastante prejudicado, mas em nenhum momento faltou água nas torneiras porque o Governo do Estado providenciou caminhões pipas. É uma preocupação constante da gestão Gladson Cameli não permitir que a população sofra com falta d’água nem que seja preciso improvisar”, relatou Bestene.

O presidente informou que, para a seca deste ano, que já está dando sinais, o Saneacre já está providenciando uma parceria com o Deracre para aprofundar os mananciais e levantar as suas bordas para ampliar suas capacidades de armazenamento. “Além disso, temos feitos limpeza nos mananciais para a água não ficar com cheiro de algas”, revelou Bestene.

O programa Calha Norte, de acordo com Bestene, tem recursos para investimento em saneamento básico nas áreas de fronteira e os prefeitos já estão buscando parceria com o Saneacre para o desenvolvimento de projetos de expansão da rede, o que deverá reforçar a oferta de água nos municípios do interior.

De acordo com Bestene, a bancada federal do Acre também está empenhada para mobilizar recursos visando investir no melhoramento dos serviços de captação, tratamento e distribuição nos municípios do interior. “Como sabemos, todo investimento feito em saneamento básico resulta em redução de despesas com internações hospitalares, por isso é uma das prioridades da gestão Gladson levar água tratada e esgotamento sanitário para toda família acreana”, argumentou.

Bestene lembrou que a capital também está recebendo investimentos do Estado, embora o serviço de água e esgoto de Rio Branco esteja sob responsabilidade da Prefeitura. “Estamos ajudando, por exemplo, na conclusão da ETE Redenção que vai atender 40 mil pessoas e resolver o problema de saneamento básico. Ao mesmo tempo, já estamos expandindo as redes de água para atender as comunidades e as pessoas que vivem mais afastadas da cidade”, observou.

O presidente lembrou que o Saneacre não pode fugir da responsabilidade de cooperar com a Capital. “Estamos sempre em conversa com o presidente do Saerb para que ninguém fique sem água, como é a determinação do governador”, ressaltou.
Bestene trouxe recordações de sua passagem pelo extinto Deas (Departamento de Água e Saneamento) quando visitou comunidades que não tinham sequer um copo de água para tomar e oferecer aos visitantes.

“Realizamos um trabalho na época para que a água chegasse àquela comunidade e hoje isso é realidade”, lembra. O presidente finalizou agradecendo aos prefeitos que fizeram parceria com o Saneacre e fazendo um apelo para que os consumidores não desperdicem água.

Comentários

Continue lendo