Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Xapuri se reúne com forças de segurança e define estratégia para o Carnaval 2025

Publicado

em

A programação oficial do Carnaval 2025 foi anunciada pela Prefeitura na última quarta-feira, 19, sob o tema “Folia na Princesinha – Carnaval de um novo tempo”

O gestor municipal enfatizou que a segurança dos foliões é uma das prioridades da administração na organização da festa. Foto: assessoria 

Com Raimare Cardoso

Com a proximidade do Carnaval 2025, a Prefeitura de Xapuri, por meio da comissão organizadora do evento, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 20, com representantes das instituições de segurança pública, do Ministério Público e do Conselho Tutelar para definir o planejamento operacional das cinco noites de festividade.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Maxsuel Maia, que apresentou a proposta do evento para este ano, destacando as inovações planejadas, como a programação especial na sexta-feira, 28, que resgatará o espírito dos carnavais tradicionais, além da realização dos concursos da realeza do carnaval. O gestor municipal enfatizou que a segurança dos foliões é uma das prioridades da administração na organização da festa.

“Nosso objetivo é proporcionar um Carnaval seguro e bem estruturado, garantindo que todos possam aproveitar com tranquilidade. Estamos trabalhando em conjunto com as forças de segurança para assegurar o melhor evento possível”, afirmou o prefeito.

O comandante da Polícia Militar em Xapuri, tenente Roberto Farias, informou que o planejamento da corporação para o evento já está definido. De acordo com ele, todas as informações sobre a estrutura do evento foram encaminhadas à Diretoria de Operações da Polícia Militar em Rio Branco, junto com um pedido de apoio de duas equipes especializadas. O efetivo da PM será ampliado progressivamente ao longo dos dias de folia, garantindo um patrulhamento reforçado dentro e no entorno da festa.

As atrações confirmadas, como Frutos da Terra, Agytus e Swing Mania, e artistas de Rio Branco, como Álamo Kário, Ferdiney Rios, Edu Casseb “O Safadão”, Hits e Arregaça-aê e DJ Alessandro Lima. Art/Prefeitura 

“Estamos comprometidos em garantir a segurança da população durante o Carnaval, com reforço de efetivo e estratégias específicas para cada noite de evento”, destacou o comandante.

O Corpo de Bombeiros, representado pelo subcomandante do 8º BEPCF, tenente Ângelo, confirmou a presença contínua de três militares durante o evento e solicitou o apoio da Prefeitura para a estruturação de uma equipe de saúde, a fim de prestar atendimento básico aos foliões, caso necessário. O tenente também ressaltou as exigências obrigatórias para a autorização de funcionamento do espaço, como a apresentação dos projetos de incêndio e pânico.

O delegado de Polícia Civil, Lucas Viana, afirmou que a instituição atuará no evento com fiscalização e barreiras de segurança, e que foi solicitada a presença da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). Ele explicou que a definição desse apoio ainda depende da distribuição do efetivo em todo o estado, mas ressaltou que Xapuri e Brasiléia serão os únicos municípios da região a realizarem a festa, o que pode favorecer a solicitação.

O promotor de Justiça de Xapuri, Renan Batista, destacou que a integração entre as forças de segurança, Conselho Tutelar e Prefeitura tem sido fundamental para a segurança do evento. Ele fez uma menção especial ao trabalho do Conselho Tutelar e ressaltou a importância de manter a proteção de crianças e adolescentes durante as festividades. “No ano passado, tivemos um evento seguro e bem organizado, resultado do esforço coletivo das equipes. O Ministério Público buscará reforçar esse suporte, garantindo a orientação necessária desde o primeiro dia de evento”, afirmou.

A Prefeitura de Xapuri reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade do evento, garantindo um Carnaval organizado, seguro e acessível a todos os cidadãos. Foto: assessoria 

O secretário municipal de Cultura, Nader Sarkis, explicou que a organização do Carnaval 2025 foi pensada para atender todos os públicos, com contratação de bandas de Rio Branco e valorização dos artistas locais. Ele destacou que a equipe da secretaria estará atuante durante todo o evento para garantir a boa execução da programação e evitar transtornos.

“Teremos uma programação especial na sexta-feira, 28, com o tradicional Rancho e três modalidades musicais. Este Carnaval promete ser um marco na folia do estado”, declarou Sarkis.

A programação oficial do Carnaval 2025 foi anunciada pela Prefeitura na última quarta-feira, 19, sob o tema “Folia na Princesinha – Carnaval de um novo tempo”. O evento combinará tradição e inovação para oferecer uma experiência memorável à população.

As atrações confirmadas incluem bandas locais, como Frutos da Terra, Agytus e Swing Mania, e artistas de Rio Branco, como Álamo Kário, Ferdiney Rios, Edu Casseb “O Safadão”, Hits e Arregaça-aê. O DJ Alessandro Lima também marcará presença para animar os foliões ao longo da festa.

A Prefeitura de Xapuri reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade do evento, garantindo um Carnaval organizado, seguro e acessível a todos os cidadãos.

Vídeo:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo