fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Xapuri realiza a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Publicado

em

Prefeito Maxsuel Maia declara aberta a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri.

Representantes de diversos segmentos da sociedade organizada estão reunidos nesta quinta, 23, e sexta, 24, em Xapuri, para a realização da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Nesta manhã, os grupos responsáveis pelos eixos temáticos estão discutindo a definição de duas propostas para cada um desses eixos. Nesta sexta-feira, as propostas serão apresentadas e também serão definidos os dois representantes do município para etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

A etapa estadual e distrital (ou Conferência Estadual e Distrital), acontecerá de 3 a 14 de março de 2025, em Rio Branco, e a etapa nacional (ou Conferência Nacional), de 6 a 9 de maio de 2025, em Brasília. A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática.

Após declarar aberto o evento, o prefeito Maxsuel Maia afirmou que apesar de as circunstâncias o terem obrigado a realizar a Conferência com pouco tempo após ter assumido o mandato, não poderia fugir da responsabilidade pelo nome, pela história e pelos heróis que Xapuri tem na área do meio ambiente.

“A gente chamou os parceiros, chamou o Instituto Federal do Acre (IFAC), os sindicatos, as associações, as cooperativas, a sociedade organizada, e estamos aqui trabalhando nos cinco eixos temáticos, vamos eleger os dois delegados que vão representar Xapuri na Conferência Estadual e que vão para o estado do Acre, para o Brasil e para o mundo que Xapuri não tem só nome, não tem só heróis, não tem só história, Xapuri debate e trabalha o meio ambiente nos dias de hoje.”

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eriberto Mota, dá as boas-vindas aos participantes da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eriberto Mota, ressaltou a importância da realização da Conferência diante a grande importância do tema nos dias atuais.

“O evento é uma oportunidade única para discutirmos estratégias e soluções inovadoras que contribuirão para a preservação do nosso meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.”

Grupos discutem propostas sobre eixos temáticos na na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Foto: Raimari Cardoso

Emergência Climática

Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima. Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos, a partir de um Documento-Base:

I. Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa);

II. Adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos);

III. Justiça Climática (superação das desigualdades);

IV. Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social);

V. Governança e Educação Ambiental (participação e controle social).

O propósito da Conferência Municipal do Meio Ambiente é:

• Incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, em seus cinco eixos temáticos.

• Criar e enviar 10 propostas (2 por eixo temático) sobre os eixos temáticos para a Conferência Estadual do Meio Ambiente.

• Eleger dentre participantes a delegação que representará o município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, observando os critérios de gênero e etnia.

Ao final de todo o processo, a Conferência Nacional de Meio Ambiente resultará em uma lista de propostas da sociedade brasileira para o enfrentamento da emergência climática.

Autoridades compondo a mesa na cerimônia de abertura da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Xapuri. Foto: Davi Castelo/Dircom.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com morte de Toniquim, Adem Araújo assume a Federação Acreana de Futebol

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/a24horas.com

Em meio ao luto pela partida do presidente da Federação Acreana de Futebol (FAF), Antonio Aquino Lopes, o Toniquim, o futebol acreano vive um momento de transição. Com a morte de Aquino, o vice-presidente Adem Araújo fica no comando da entidade.

Durante o velório, Adem Araújo destacou o legado de Antônio Aquino, que presidiu a Federação Acreana por décadas.

“Ele era um líder nato que vai fazer falta. Representou muito para o futebol acreano, colocou nosso futebol no cenário nacional”, disse Adem.

Além de presidente da FAF, Aquino era também vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade decretou luto oficial de três dias e um minuto de silêncio em todos jogos organizados pela CBF durante esta semana, em memória de Toniquim.

 

Adem afirmou que irá dar continuidade ao legado de Aquino no trabalho desenvolvido em prol do futebol acreano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom assina contrato com a Caixa para construção de 349 novas moradias

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta quinta-feira (17) um contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de 349 novas unidades habitacionais na capital acreana. A assinatura contou com a presença de vereadores da base aliada, membros do secretariado municipal e representantes da instituição financeira.

Segundo o prefeito, as novas casas irão muito além da entrega de paredes e telhados. “Elas vão trazer dignidade, segurança e qualidade de vida para centenas de famílias que sonham em ter um lar para chamar de seu”, declarou Bocalom.

De acordo com a Prefeitura de Rio Branco, o município será responsável pela execução da infraestrutura externa e também oferecerá contrapartida financeira para viabilizar o projeto.

O contrato também conta com o apoio do deputado federal Eduardo Velloso, que destinou uma emenda parlamentar para complementar os recursos da contrapartida municipal. O prefeito agradeceu ao parlamentar pelo apoio ao projeto e destacou a importância do aporte financeiro para a viabilidade da iniciativa.

A meta da gestão municipal é concluir a construção das moradias até o final deste ano ou, no mais tardar, no início de 2026.

“Seguimos trabalhando com seriedade, dedicação e o coração voltado para o bem da nossa população. Vamos juntos construir um futuro melhor para todos”, finalizou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ponte do Rio Moa será interditada nesta sexta e sábado no Juruá

Publicado

em

A ponte sobre o Rio Moa, entre Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, será interditada nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, entre as 8h e 9h da manhã. A Energisa vai elevar a rede elétrica que passa sobre o manancial na região da AC-405.

A ação será realizada durante o feriado e fim de semana para minimizar o impacto no tráfego local. A operação conta com apoio do Deracre, Detran e Polícia Militar, que estarão no local para auxiliar na sinalização e garantir a segurança dos condutores e da equipe técnica envolvida.

O coordenador da Energisa no Vale do Juruá, Pedro Henrique Melo Costa, diz que o objetivo é melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica no trecho que atende o município de Mâncio Lima, além de reforçar a segurança da estrutura.

“É uma obra de elevação da rede elétrica sobre o rio. Pedimos à população que utiliza a AC-405 que evite passar pelo local nesse horário. Em caso de emergência, é recomendado buscar a rota alternativa por Rodrigues Alves”, explicou. “Vamos utilizar a técnica de linha viva, o que permite que o serviço seja feito sem desligar a energia das residências próximas”, concluiu.

Comentários

Continue lendo