Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura de Xapuri nega falta de transparência e faz “live” para explicar gastos

Publicado

em

Criticado por falta de transparência com relação a divulgação de dados relacionados à pandemia, o prefeito reagiu, afirmando que sua prefeitura foi a segunda do Acre, depois de Rio Branco, a implantar o seu portal da transparência

Por determinação do Ministério Público Federal (MPF), os Portais da Transparência dos municípios e de todas as unidades da federação precisam apresentar informações claras e completas sobre todas as contratações e aquisições realizadas para o combate à covid-19.

Por Raimari Cardoso

“Uma espécie de audiência pública virtual”. É como denomina o prefeito Ubiracy Vasconcelos, de Xapuri, em relação a live intitulada “Pacto pela Vida”, que a prefeitura realizou na tarde de ontem terça-feira, 16, para demonstrar as medidas adotadas até o momento, no combate à pandemia, e prestar contas dos recursos aplicados.

Veja vídeo 

A transmissão aconteceu na página oficial da prefeitura na rede social Facebook. com participações do público interessado, que poderia enviar perguntas e tirar dúvidas a respeito do assunto, segundo a assessoria de Divulgação Social da prefeitura.

Criticado por falta de transparência com relação a divulgação de dados relacionados à pandemia, o prefeito reagiu, afirmando que sua prefeitura foi a segunda do Acre, depois de Rio Branco, a implantar o seu portal da transparência e o primeiro a criar um espaço exclusivo para as informações relacionadas às receitas e despesas com a covid-19.

Na segunda-feira, a prefeitura de Xapuri foi citada como uma das que não informa os seus gastos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao visitar, na página do tribunal, o Observatório dos Recursos Destinados ao Combate da COVID-19, realmente não são encontradas informações referentes ao município de Xapuri.

Consultada, a assessoria da prefeitura respondeu que o município está em dia com a atualização dos seus dados no Sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC (Licon), o que é obrigatório por lei sob pena de multa no CPF do prefeito. Segundo as informações fornecidas a reportagem, a falta de informações no Observatório se dá por falta de atualização pelo Comitê de Acompanhamento e Orientação no Combate à covid-19.

Observatório dos Recursos Destinados ao Combate da COVID-19 é formado pelo Comitê, composto pelo presidente, conselheiros e procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC) – com atuação permanente junto aos gestores e Poder Público – e pelo Grupo de Trabalho, que é responsável pela elaboração de normativos e resoluções específicas para o enfrentamento ao coronavírus.

Por determinação do Ministério Público Federal (MPF), os Portais da Transparência dos municípios e de todas as unidades da federação precisam apresentar informações claras e completas sobre todas as contratações e aquisições realizadas para o combate à covid-19. As informações sobre as receitas e despesas do município de Xapuri estão nos endereços: www.xapuri.ac.gov.br e www.xapuri.ac.gov.br/covid.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo