Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Xapuri cria programa de estágio em órgãos públicos

Publicado

em

Foto: Alice Leão.

O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia (PP), sancionou nesta segunda-feira, 02, a Lei Municipal nº 1.271, que autoriza o município a firmar convênios com instituições de ensino, além de centros de pesquisa, tecnologia e inovação, para oferecer vagas de estágio supervisionado em repartições públicas municipais.

A medida visa aproximar estudantes do ensino técnico e superior da prática profissional, ao mesmo tempo em que contribui para a modernização dos serviços públicos. De acordo com o texto da lei, os estágios poderão ser realizados por alunos matriculados em instituições públicas e privadas, prioritariamente sediadas no Acre, e alinhados aos cursos que estejam em consonância com as áreas de atuação da administração municipal.

A legislação também estabelece que os projetos de estágio deverão priorizar áreas estratégicas, como gestão ambiental, saneamento básico, inclusão social e desenvolvimento tecnológico. Além disso, o programa permite que, além do estágio, sejam desenvolvidos projetos de pesquisa aplicada e extensão, desde que vinculados aos interesses do município.

A lei garante aos estagiários direitos como certificação ao final do contrato, auxílio-transporte (quando houver disponibilidade financeira) e jornada máxima de 30 horas semanais, podendo chegar a tempo integral em casos específicos previstos pela legislação estadual. O prazo máximo do estágio será de 12 meses, prorrogável por mais um ano, e 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência.

Os contratos não geram vínculo empregatício e devem ser formalizados por meio de termo de compromisso entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o estudante. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Administração, da Controladoria Geral do Município e das próprias instituições parceiras, que deverão apresentar relatórios anuais de impacto, inclusive com dados abertos para consulta pública.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância

O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.

Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.

Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.

Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.

A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.

A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.

Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.

Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.

A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 12 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste domingo (22), novo boletim com informações atualizadas sobre o nível do Rio Acre na capital. O documento é assinado pelo coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

De acordo com a medição realizada às 6h43, o manancial marcou 8,80 metros, apresentando redução no volume em relação às medições anteriores.

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 12 milímetros.

A cota de alerta na capital é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. No momento, o nível do rio permanece bem abaixo dos limites considerados críticos.

Comentários

Continue lendo