Acre
Prefeitura de Rio Branco vê melhoria nos resultados do trabalho contra a dengue
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Vigilância Epidemiológica, departamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou nesta terça-feira (7), o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), em que o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%.
As equipes começaram o levantamento nas 10 regionais da cidade e atingirão 8.500 casas. O resultado dessa amostragem será divulgado na próxima sexta-feira (10). Esse trabalho também serve para conscientizar as pessoas a cuidarem mais dos seus quintais, já que a maioria dos criadouros do mosquito, segundo pesquisa, está localizada dentro das residências.
Rio Branco, em 2021, quando a gestão recebeu a prefeitura, teve uma epidemia bastante preocupante com números elevados. Em 2022 e 2023 esses índices baixaram. Este ano, a cidade teve um pequeno aumento e foi controlado pela Semsa.
Com a gestão focada em resultados na área da saúde as boas notícias dão mais tranquilidade para a sociedade rio-branquense. Este sucesso é resultado do comprometimento e da eficiência de uma gestão que continua trabalhando para manter Rio Branco livre da dengue.
“Hoje nós estamos em um momento de redução de casos, e é o momento de realmente colocar os agentes para ter um trabalho mais eficaz nessas áreas para que esses casos não aumentem e a tendência continue a diminuir”, informou a diretora da Vigilância em Saúde, Socorro Martins.
Para o secretário municipal de Saúde Eliatian Nogueira o objetivo do trabalho é manter os números baixos buscando sempre a prevenção.
“Esse ano teve um pequeno aumento aí no início do ano e teve uma boa redução até agora. Já em maio, um mês atípico, diferente de 2022, 2023, porém a gente está lançando o LIRAa para vermos onde podemos utilizar mais eficiência”, concluiu.
Sobre o LIRAa
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) constitui um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa/LIA desempenha um papel crucial ao facilitar as análises entomológicas, fornecendo informações detalhadas sobre índices prediais (percentual de imóveis positivos), índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e o tipo predominante de recipiente positivo. Esses dados visam otimizar e direcionar estrategicamente as ações de controle do vetor, proporcionando uma delimitação eficaz das áreas de risco entomológico.
Além disso, o Sistema LIRAa/LIA possibilita a avaliação de metodologias de controle, contribuindo significativamente para as atividades de comunicação e mobilização. A ampla divulgação dos resultados dos índices, tanto para parceiros internos quanto externos, incluindo a população, promove a conscientização e engajamento.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta
O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete
Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima
Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica



















Você precisa fazer login para comentar.