fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeitura de Rio Branco realiza operação contra dengue, com mais de 100 agentes nas ruas e ampliação no funcionamento das Uraps

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), juntamente com a Secretaria de Cuidados com a Cidade, realizou nesta sexta-feira (14) uma ação de combate à dengue e demais arboviroses. O evento aconteceu na URAP Roney Meirelles e contou com a presença de membros do executivo municipal; deputado estadual Afonso Fernandes, vereadores Matheus Paiva, Rutênio Sá, Lucilene Vale, João Paulo Silva; além da representante Conceicão Mendonça, da Força Nacional do SUS do governo federal; e líderes dos bairros Wanderley Dantas, Orlando; e Parte Alta, Evandro Guedes.

O secretário da Semsa, Rennan Biths, destacou o cuidado do prefeito Tião Bocalom em receber a população, evitando sobretudo a superlotação, e a conscientização para diminuir os casos. Além disso, frisou a mobilização de 120 agentes de endemias e estrutura que envolve 10 motores costais e 04 bombas de Ponto Estratégico, em uma parceria com a secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) para limpeza e remoção de entulhos.

“Estamos realizando um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito, enquanto nossos agentes de endemias atuam nas casas, orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito. Além disso, ampliamos o horário de atendimento nas URAPs para atender mais pessoas”, afirma Rennan.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, destacou a importância da população no sucesso da empreitada. “Nós tivemos a presença de várias autoridades, inclusive autoridades do Ministério da Saúde, mas o mais importante é chamar a atenção da população, para ser o nosso parceiro no combate ao aedes aegypti; que tenha esse olhar para cuidar do seu quintal, para cuidar. Da sua casa, não deixando acumular água parada, tirar todo qualquer recipiente que venha acumular água, para evitar o desenvolvimento do mosquito”.

Dentre as falas dos vereadores, o líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara, Rutênio Sá, frisou a importância da união entre secretarias no combate às arboviroses. “A dengue é uma questão de saúde pública, mas também de limpeza pública”.

Casos notificados

Rio Branco já registrou uma média de mil casos de dengue nas primeiras semanas do ano de 2025. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins, no entanto, afirma que se tratam de casos notificados. “Só em Rio Branco nós já registramos, em média, mil casos de dengue. São casos notificados, mas a confirmação está sendo alta também”.

O prefeito Tião Bocalom declarou estado de emergência desde o dia 23 de janeiro, por conta do aumento de casos das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Novos horários das Uraps

Preocupada com o aumento dos casos e em melhor atender a população, a Semsa transformou três Uraps em unidades de referência para o atendimento dos casos de dengue: Roney Meirelles, no Adalberto Sena; Hidalgo de Lima, na Sobral; e Cláudia Vitorino, no Taquari. A partir de sábado (15), elas funcionarão com horário de funcionamento estendido: até às 22h, de segunda a sexta, e até 17h aos sábados.

Comentários

Continue lendo

Extra

Moradores da Resex Chico Mendes ameaçam novo bloqueio da BR-317 a partir desta sexta-feira (12)

Publicado

em

Local havia sido liberado na manhã desta terça-feira, dia 10 – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Manifestação pode ocorrer no entroncamento de Xapuri em protesto contra operação de retirada de gado por órgãos federais

Um novo bloqueio na BR-317, no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, poderá ocorrer a partir da manhã desta sexta-feira (12). A mobilização está sendo convocada por moradores da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, por meio de mensagens e cards que circulam em grupos de WhatsApp e outras redes digitais.

Segundo os conteúdos compartilhados, que não possuem assinatura oficial, a manifestação seria uma resposta a uma operação em andamento realizada pelo ICMBio e pelo Ibama, com apoio de forças policiais federais, voltada à apreensão de gado e desocupação de áreas consideradas irregulares dentro da reserva.

De acordo com o texto divulgado, os manifestantes pretendem iniciar o bloqueio a partir das 8h da manhã desta sexta, mantendo a rodovia interditada por tempo indeterminado. Entre as principais exigências estão:

  • A suspensão imediata das ações do ICMBio consideradas arbitrárias;
  • Concessão de prazo mínimo de 20 a 30 dias para retirada dos animais;
  • Garantia do direito de sobrevivência das famílias que dependem da pecuária;
  • Fim da criminalização do produtor rural.

O site oaltoacre.com tentou contato com órgãos públicos para confirmar a veracidade e oficialização do protesto, mas apenas um respondeu informando que não tinha conhecimento sobre a mobilização.

Até o momento, as autoridades federais envolvidas na operação não se pronunciaram oficialmente sobre o possível bloqueio. A situação segue em alerta, e motoristas que utilizam a BR-317 devem acompanhar atualizações sobre a estrada nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acre é destaque nacional com menor tempo para abertura de empresas em maio

Publicado

em

Parceria entre Sebrae, Governo do Estado, Prefeituras e Junta Comercial contribuíram para resultado

O Acre conquistou, em maio, o primeiro lugar no ranking nacional de agilidade para abertura de empresas. Segundo o Painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (10), o tempo médio para registrar um novo negócio no estado foi de apenas 6 horas, um marco que reflete os avanços na desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo local.

Atualmente, o estado conta com 45.538 empresas ativas. Somente em 2025, já foram abertas 806 novas empresas, sendo 765 microempresas, 27 de pequeno porte e 14 em outras categorias jurídicas.

Esse avanço é resultado de um esforço coletivo, ancorado na Lei Complementar nº 123/2006, que simplifica os processos de abertura e regularização de Micro e Pequenas Empresas, além da atuação estratégica do Sebrae no Acre, em parceria com a Junta Comercial, o Governo do Estado e as prefeituras municipais.

 “O resultado comprova o compromisso do Sebrae e de seus parceiros em promover um ambiente cada vez mais simples e ágil para quem deseja empreender. A desburocratização e a ampliação da quantidade das Salas do Empreendedor em todo o estado têm sido fundamentais nesse processo, ao oferecer um atendimento mais próximo e eficiente. Os empreendedores contam com equipes de diversas entidades que facilitam o acesso a orientações, serviços e soluções”, afirmou Marcos Lameira, diretor-superintendente do Sebrae no Acre.

Para a presidente da Junta Comercial do Acre (JUCEAC), Nayara Honorato, alcançar o primeiro lugar no tempo de registro de empresas no Brasil é um marco histórico para o Acre que consolida um ciclo de evolução construído com seriedade, estratégia e foco em resultados concretos. “Este avanço confirma que o Acre vem superando barreiras estruturais com inteligência, tecnologia e gestão pública comprometida com quem empreende. Trata-se de uma conquista coletiva que traduz o amadurecimento institucional da Junta Comercial e o compromisso do Governo do Estado em promover um ambiente cada vez mais simples, seguro e estimulante para a atividade empresarial”, destacou a presidente.

O estado conta atualmente com 10 Salas do Empreendedor em funcionamento, nos municípios de Assis Brasil, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves e Tarauacá. Esses espaços oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares, apoiando desde o processo de formalização até a gestão dos pequenos negócios.

Além do atendimento presencial, o portal do Sebrae (www.sebrae.com.br) disponibiliza conteúdos, cursos e orientações online sobre como abrir, gerir e desenvolver uma empresa. A instituição também oferece capacitações e consultorias especializadas para empreendedores de diferentes setores, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade nos negócios.

Sobre a Redesim

A Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é um sistema integrado que reúne os órgãos responsáveis pelo registro empresarial, permitindo a abertura e legalização de empresas de forma padronizada, mais transparente e menos onerosa.

O Sebrae é um dos principais articuladores locais na disseminação e uso da ferramenta, contribuindo para reduzir prazos e custos para quem deseja empreender no Acre.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae

AVISO DE LICITAÇÃO

Pregão Eletrônico nº 09/2025

1. OBJETO

Aquisição de eletrodomésticos conforme especificações e quantidades contidas neste termo de referência, em atendimento das necessidades do SEBRAE/AC, conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.

2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;

Término do prazo para envio de propostas: 18 de junho de 2025 às 10h45min;

Início da sessão de disputa de preço: 18 de junho de 2025 às 11:00h.

Será sempre considerado o horário de Brasília.

3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

Rio Branco-AC, 11 de junho de 2025.

Comentários

Continue lendo