Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza o maior evento esportivo do Estado do Acre

Com o apoio incondicional da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, é realizado neste sábado (28) e domingo (29), no Sesc-Bosque, o maior campeonato esportivo já realizado no estado: o AJP Tour, de Jiu-Jitsu. Ao todo, são mais de 900 atletas inscritos com participação de três países e 16 estados da federação, dentre eles Acre, Bahia, Rondônia, Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.

Participam das competições, atletas de três países e 16 estados no Brasil (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Na categoria Paratletas, Leonardo de Paula, se disse emocionado, tendo em vista, segundo ele, a organização municipal de esportes fazer esse tipo de inclusão para deficientes é algo inédito.”Eu vejo que é uma competição muito importante, que é uma competição nacional, mas com nível internacional. E é muito importante o Estado do Acre ter uma competição com essa, com paratletas e atletas de jiu-jitsu convencional, podendo mostrar o seu talento, suas habilidades aqui no Acre. A prefeitura foi primordial nisso”, destacou o atleta.

Prefeito de Rio Branco é homenageado com faixa preta, símbolo máximo de graduação no Jiu-jitsu (Foto: Marcos Araújio/Secom)
Homenageado com uma faixa preta, símbolo máximo de graduação no Jiu-jitsu, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, recebeu a honraria e pontuou que a sua gestão, sempre priorizou como umas de suas, o apoio e o incentivo os esportes.
“Minha felicidade como prefeito de Rio Branco, tendo um secretário como o Wendel, é conseguir trazer aqui para Rio Branco um evento desse porte. Um evento internacional que nunca aconteceu. Nós temos diversos países que estão participando, 16 estados. Acabei de conversar, inclusive, com atletas paralímpicos que vieram para cá também. Eu estou muito feliz, porque eu tenho certeza que se não fosse o Wendell, com a experiência e as amizades que ele têm no mundo inteiro, esse evento talvez não tivesse vindo aqui para Rio Branco. Quero parabenizar cada atleta e pedir a Deus que corra tudo bem durante esses dois dias, com mais de 700 lutas”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Esportes, campeão internacional de Jiu-jitsu, Wendell Barbosa, não escondia o orgulho da pasta que coordena, em estar realizando a maior competição do estado em nível internacional.
“Eu quero primeiro agradecer a Deus por mais uma vitória. Estou muito orgulhoso, muito feliz, porque não é só minha. É a vitória do povo acriano. Receber, nesses dois dias, no Acre, o maior evento do mundo pela primeira vez. São quase mil atletas, 700 lutas, 16 estados presentes no Acre. Hoje, no sábado, nós vamos presenciar 165 lutas. Amanhã, no domingo, nós vamos ter outras 550. Nós estamos muito felizes. Quem ganha é o estado do Acre. É Rio Branco. É o povo acreano e o prefeito Tião Bocalom está de parabéns em todos os sentidos”, finalizou o secretário.
A competição terá premiação em medalhas, troféus e dinheiro com valores que varia de 5 até 25 mil reais. Neste domingo, final do campeonato, as competições no Ginásio do Sesc-Bosque, devem seguir até às 22 horas.
Comentários
Acre
Acre e prefeitura de Brasileia firmam termo de cooperação para cessão de servidores

Foto: Cedida
O Governo do Acre e a Prefeitura de Brasileia firmaram o Termo de Cooperação Técnica nº 023/2025/SECC, que autoriza a cessão de servidores entre os dois entes, com ônus para o órgão de origem. O acordo publicado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Estado (DOE) tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o intercâmbio de servidores, sistemas de informação, capacitação e suporte técnico nas áreas de pessoal e administração.
De acordo com o documento, a cessão de servidores deverá respeitar, em cada caso, a análise de conveniência e oportunidade por parte das administrações envolvidas, observando o interesse público. A cooperação está amparada no artigo 141, inciso III, da Lei Complementar nº 39, de 29 de dezembro de 1993.
O termo foi assinado no dia 3 de dezembro de 2025 pelo governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, e pelo prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado (Progressistas).
Comentários
Acre
Aprovados do concurso da Educação são convocados para posse em janeiro de 2026

Foto: Mardilson Gomes/SEE
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta segunda-feira, 22, o Edital nº 058 SEAD/SEE, que convoca candidatos aprovados no concurso público da Educação para a posse nos cargos ofertados pela rede estadual de ensino.
De acordo com o edital, a posse dos convocados ocorrerá no dia 5 de janeiro de 2026, às 16h, conforme previsto no Edital nº 055 SEAD/SEE, de 5 de dezembro de 2025. Os candidatos que atenderem às exigências estabelecidas deverão comparecer presencialmente aos locais indicados em seus respectivos municípios.
Em Rio Branco, a cerimônia de posse será realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado na Estrada Dias Martins, no bairro Jardim Primavera. No interior do estado, os atos ocorrerão em núcleos da Secretaria de Educação, escolas estaduais, auditórios e polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abrangendo municípios como Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Feijó, Senador Guiomard, Assis Brasil, Acrelândia, Capixaba, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Epitaciolândia e Bujari, entre outros.
Segundo a Sead e a SEE, os candidatos devem ficar atentos às orientações do edital, especialmente quanto à documentação exigida para a posse. Informações adicionais sobre o concurso podem ser obtidas diretamente nos núcleos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura ou junto à Secretaria de Estado de Administração, no horário das 8h às 14h, além do contato pelo e-mail [email protected].
Comentários
Acre
Sefaz aprova valores do IPVA 2026 no Acre e define calendário de pagamento

Foto: reprodução/internet
A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) publicou a Portaria nº 751, de 17 de dezembro de 2025, que aprova os valores da base de cálculo e estabelece as regras e prazos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. O ato foi republicado por incorreção nesta segunda-feira, 22, e passa a valer a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
De acordo com a portaria, a base de cálculo do imposto será definida conforme o tipo, marca e modelo do veículo, detalhados em anexo único. Sobre esse valor, será aplicada a alíquota prevista no artigo 25 da Lei Complementar nº 483, de 17 de dezembro de 2024.
Os proprietários poderão optar pelo pagamento em cota única ou pelo parcelamento em até cinco vezes, conforme o algarismo final da placa do veículo. Para placas com finais 1 e 2, o vencimento da cota única ou da primeira parcela ocorre em 30 de janeiro de 2026. Já os veículos com finais 9 e 0 terão o primeiro vencimento em 29 de maio de 2026. O calendário segue de forma escalonada até setembro do próximo ano.
Quem optar pelo pagamento em cota única até o vencimento terá desconto de 10% no valor do imposto. No caso de parcelamento, as cotas serão distribuídas de forma proporcional, podendo variar de duas a cinco parcelas, respeitando o valor mínimo de R$ 50 por parcela, conforme definido pelo Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT).
A portaria também estabelece que o atraso no pagamento de qualquer parcela impede a emissão de Certidão Negativa de Débitos. Em situações de transferência de propriedade do veículo durante o exercício, o IPVA deverá ser quitado em cota única antes da efetivação da transferência, com vencimento imediato das parcelas pendentes.
O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deverá ser emitido exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), no endereço eletrônico www.detran.ac.gov.br. O envio do documento ao contribuinte, quando ocorrer, terá caráter apenas auxiliar, não isentando o proprietário da obrigação de realizar o pagamento dentro do prazo.
Caso o imposto não seja quitado espontaneamente, o IPVA será lançado de ofício pela Administração Tributária, com acréscimo de encargos legais previstos na legislação vigente.



















Você precisa fazer login para comentar.