Flash
Prefeitura de Rio Branco faz mais uma entrega de kits hortas para os produtores rurais

Rio Branco possui mais de 35 feirinhas espalhadas pela cidade (Foto: Evandro Derze)
A Prefeitura de Rio Branco entregou, nessa quarta-feira (30), mais uma leva de kits hortas para os produtores rurais da capital. O kit contém 25 metros de lona plástica e de sombrite, 50 metros de mangueira, uma caixa d’água de mil litros e três caixas vazadas para o transporte dos produtos.
Agora chegou a vez dos produtores dos polos Geraldo Fleming e Hélio Pimenta receberem seus kits, que foram entregues a 34 feirantes. Atualmente Rio Branco possui mais de 35 feirinhas espalhadas pela cidade, que desde o início da gestão tem recebido todo o suporte, que vai desde o incentivo nos polos até a logística do escoamento do produto para a zona urbana.
Para o presidente da Associação de moradores do Polo Geraldo Fleming, Jonisete de Lima, é com muita alegria que os produtores recebem esse kit. Ele destacou que já são mais de 20 anos vivendo da agricultura e que o incentivo da municipalidade é fundamental para que ele continue com esse trabalho.
“Só tenho a agradecer à Prefeitura de Rio Branco pelo incentivo que ela está dando para os produtores rurais, principalmente da agricultura familiar, o pequeno produtor que estava esquecido. Então eu só tenho que agradecer mesmo”, disse.
O agricultor ainda fez questão de destacar o diferencial do kit entregue pela prefeitura.
“Antigamente, nas gestões anteriores, vinha lona, mas não vinha caixa d’água, aí quando vinha caixa d’água não vinha lona e dessa vez veio o kit completo. Veio lona, caixa d’água, sombrite, caixa vazada, mangueira. Então veio um kit básico para quem produz hortaliça”, finalizou.
Segundo Maria Firmino, do Polo Hélio Pimenta, essa é a primeira vez que ela foi contemplada com um kit horta. Sendo feirante há dez anos, ela contou sobre os desafios da agricultura familiar e disse com alegria que esse kit vai ajudar no crescimento de sua produção para que os produtores possam, cada vez mais, levar um produto de qualidade para a mesa do consumidor.
“Só temos que agradecer mesmo, porque é um sonho realizado para os produtores rurais que estão ganhando seu kit horta e, assim, estamos vendo que a agricultura familiar está tendo lugar nos espaços. A gente agradece a Prefeitura de Rio Branco, que abraçou essa causa. Eu costumo dizer que foi com carinho que ele abraçou essa causa, que olhou para os produtores rurais”, declarou.
O coordenador das Feiras de Bairro da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), Severo Morais, explicou que no total são 258 produtores atuando nas feiras da capital, sendo que, desses, 178 estão aptos para receber os kits, pois são efetivamente do município. O gestor ainda falou que do ano passado para cá já foram entregues 146 kits.

Você imagina um produtor que está começando com poucas condições receber um kit desse. Pela primeira vez na história do Acre um prefeito teve a coragem de entregar para os produtores kits hortas com todos os incrementos possíveis”, falou.
O vereador Francisco Piaba, também esteve presente na entrega dos kits e parabenizou a atuação da prefeitura em estar dando as condições necessárias para o crescimento da agricultura familiar na capital.
“Primeiramente, eu quero parabenizar o prefeito Tião Bocalom pelo que ele vem fazendo pelo produtor rural. Começou pelo ramal, fez o serviço de gradeamento e hoje vieram os kits completos. Queremos parabenizar o nosso prefeito e o secretário Eracides Caetano pelo trabalho feito e a preocupação que ele está tendo e, claro, parabenizar os produtores rurais que agora estão sabendo que podem investir porque tem um prefeito que olha para eles, porque nosso gargalo maior é o ramal e estamos vendo que está bom”, pontuou.
Comentários
Flash
Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.
Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.
Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.
Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.
Comentários
Flash
Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta
Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre
A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026, aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.
De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.
Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.
O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.
A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.
Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.
Comentários
Flash
URGENTE: quatro detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul
Fuga ocorreu após abertura de buraco na cela; operação de recaptura já foi iniciada
Quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na estrutura de uma cela e conseguirem acesso à laje da unidade prisional.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga aconteceu no bloco 3 do presídio e foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).
Os foragidos foram identificados como Izaqueu da Conceição Lima, João Paulo Lima de Souza, Railon Rodrigues Lopes e Robson Rodrigues da Silva.
Assim que a fuga foi detectada, uma operação de recaptura foi iniciada, com atuação da Polícia Penal e apoio de outras forças de segurança. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos detentos.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, que intensificaram as buscas na região.
Nota pública sobre a fuga de quatro detentos em Cruzeiro do Sul
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de quatro presos da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Bloco 3, Cela 16, na madrugada desta segunda-feira, 23. Os detentos fugiram pela laje da cela, após fazerem um buraco na estrutura.
Estão foragidos:
Izaqueu da Conceição Lima
João Paulo Lima de Souza
Railon Rodrigues Lopes
Robson Rodrigues da Silva
De imediato, iniciou-se a operação de recaptura. A Polícia Penal, junto as demais forças de segurança do estado, estão empregando todos os esforços para recapturar os foragidos.
Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen





Você precisa fazer login para comentar.