Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Brasileia realiza a abertura de VI Feira do Peixe

Publicado

em

SECOM – Raylanderson Frota

A Prefeitura de Brasileia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e Coopegrãos realizaram na quarta-feira (17), na feira municipal Maria Florêncio a abertura da VI Feira do Peixe e Agricultura familiar de Brasileia.

O evento tem como objetivo estimular a venda dos pescados para toda a população e fomentar a economia do município, garantindo a renda dos criadores e produtores rurais. A feira terá duração de três dias, além da venda de peixes foram organizadas as tendas com a venda de verduras, legumes, artesanato e uma praça de alimentação com venda de comidas regionais dando mais opções aos clientes.

Segundo o agricultor e criador Francisco Souza, a sua expectativa é que venda dois mil quilos de peixe durante os três dias de feira. “A minha expectativa é que eu venda na base de 2 mil quilos de peixe durante os três dias de feira. E fico muito feliz pelo incentivo que a Prefeitura, juntamente com o Sebrae e a Cooperativa  tem dado para nós criadores de peixes, com uma ótima infraestrutura, facilitando a logística de escoamento da nossa produção até o local das vendas”, informou Francisco.

Em 2017 foram comercializadas 20 toneladas de peixes, em 2018 22 toneladas e a expectativa para 2019 é que sejam vendidos 30 toneladas de pescados em Brasileia durante a feira do peixe.

O Secretário de Agricultura, José Gabriele, destacou o intenso trabalho que a atual gestão do município vem realizando, incentivando os produtores a criar peixes, construindo novos tanques e garantindo o escoamento de toda produção. “A nossa expectativa, é que através dessa feira possamos fomentar a economia local, criando oportunidade para que os expositores vendam seus produtos, e continuar os intensos trabalhos que já estamos realizando na zona rural”, destacou Zé Gabriele.

A Prefeita Fernanda Hassem falou a respeito do evento. “A feira é um evento que melhorar muito a economia de Brasiléia, ajudar na renda dos produtores rurais que estão comercializando um pescado de qualidade, com diversas variedades, e preço bem acessível à população que tem a oportunidade de comprar seus peixes aqui na cidade. Poder ver os nossos criadores e agricultores com seus produtos aqui na Feira Maria Florêncio é motivo de orgulho, pois sabemos das dificuldades que eles tinha para poder escoar seus produtos e falta de acompanhamento por parte das gestões” finalizou Fernanda Hassem

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

MPAC reúne órgãos para combater poluição sonora causada por escapamentos adulterados e bicicletas com motores irregulares

Publicado

em

Instituições discutem ações integradas de fiscalização e campanhas educativas; plano de atuação deve ser elaborado em até 20 dias

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu, na manhã da última terça-feira (24), uma reunião com representantes de órgãos federais, estaduais e municipais para discutir medidas de fiscalização e prevenção da poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos adulterados e bicicletas com motores adaptados de forma irregular .

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Alekine Lopes dos Santos, da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre. Participaram da reunião representantes da Polícia Militar do Acre (PMAC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) e do Núcleo de Apoio Técnico do MPAC (NAT) .

Debates e encaminhamentos

Durante a reunião, os participantes discutiram o reforço das ações de fiscalização e a aplicação de medidas administrativas e criminais nos casos em que forem identificadas infrações ambientais. Também foi abordada a necessidade de campanhas educativas voltadas a condutores e usuários desses veículos, com orientações sobre os limites legais de ruído e os riscos do uso de equipamentos irregulares .

Como encaminhamento, ficou definido que os órgãos envolvidos deverão encaminhar ao MPAC, no prazo de até 20 dias, informações sobre os procedimentos atualmente adotados, a estrutura disponível e as possibilidades de cooperação entre as instituições. Os dados servirão de base para a elaboração de um plano de atuação integrada voltado à prevenção, fiscalização e controle da poluição sonora no município .

Os participantes discutiram o reforço das ações de fiscalização e a aplicação de medidas administrativas e criminais nos casos em que forem identificadas infrações ambientais. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Ex-sargento da PM será julgado novamente por morte de adolescente no Acre

Publicado

em

Novo júri popular está marcado para 5 de março, em Rio Branco, após anulação da sentença anterior

Ex-Sargento da Polícia Militar do Acre, Erisson de Melo Nery – Foto: arquivo pessoal.

Após ter a sentença anulada em maio do ano passado, o ex-sargento da Polícia Militar do Acre, Erisson de Melo Nery, será novamente submetido a júri popular pela morte do adolescente Fernando de Jesus, de 13 anos. O caso ocorreu em 2017, quando, conforme os autos do processo, a vítima teria tentado furtar a residência do militar.

O novo julgamento foi marcado para o dia 5 de março, às 8h, e será realizado na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco.

A redesignação da sessão foi determinada pelo juiz Fábio Alexandre Costa de Farias. Para o julgamento, foram convocados como testemunhas o padrasto e a mãe do adolescente, Johnnathan Maer da Silva Maia e Ângela Maria de Jesus.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mensagens sobre suposto sequestro geram alerta e mobilizam moradores em Acrelândia

Publicado

em

Relatos circulam nas redes sociais no início do ano letivo; autoridades ainda não confirmam ocorrências

A circulação de mensagens sobre um suposto sequestro e tentativas de rapto mobilizou moradores de Acrelândia, no interior do Acre, nesta segunda-feira (23), período que coincide com o início do ano letivo de 2026. Os relatos passaram a ser compartilhados principalmente em redes sociais e aplicativos de mensagens.

De acordo com informações divulgadas por moradores, um jovem teria sido levado durante o fim de semana e mantido em um possível cativeiro. A liberação teria ocorrido após familiares pagarem cerca de R$ 16 mil. O caso se espalhou rapidamente pela cidade e gerou preocupação entre a população.

Outro episódio foi relatado por uma mulher nas redes sociais. Ela afirmou que a filha quase foi levada por ocupantes de um veículo modelo Fiat Uno branco, onde estariam dois homens. Segundo a publicação, a mãe percebeu a movimentação, retirou a criança do local e a colocou dentro de casa, impedindo a suposta ação.

Com a volta das aulas nas escolas públicas e particulares, pais e responsáveis passaram a acompanhar os filhos até as unidades de ensino ou organizar deslocamentos em grupo nos horários de entrada e saída. Em aplicativos de mensagens, moradores também compartilham avisos e orientações de segurança.

Até o momento, não há confirmação oficial por parte das forças de segurança sobre os fatos divulgados. A recomendação é que qualquer situação suspeita seja informada imediatamente à Polícia Militar para averiguação e adoção das providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo