Acre
Prefeitura de Brasiléia coordena curso com professores e gestores do Alto Acre
Curso inédito na região é ofertado para 50 profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino
de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri
WILIANDRO DERZE, assessoria PMDB
A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza até esta sexta-feira, 22, na pousada Moreira, o curso de formação profissional dos gestores, professores do ensino fundamental e infantil, coordenadores pedagógicos e professores do atendimento educacional especial.
O objetivo do curso é capacitar e forma os profissionais da Rede Pública Municipal de ensino de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri nos diversos seguimentos adotados pela Educação Base. A coordenadora de Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação, Maria Lucicleia Brito destacou o curso como de fundamental importância para ampliar os conhecimentos dos professores e reformular principalmente as formas de conviver com os estudantes e suas dificuldades em geral.
De acordo com a professora Maria Alice, que veio da cidade de Barretos São Paulo para ministrar um dos temas do curso, a turma se mostrou muito comprometida e empenhada em passar as experiências que vivem para compartilhar com os demais profissionais da área.
“A importância do tema debatido em questão que envolve os alunos com deficiência no ensino regular, assim como os Alunos da Educação Especial amplia os conhecimentos e faz com que a troca de experiência mostre a melhor forma de conduzir os processos de ensino e convivência, entre professores, alunos, gestores e família”, destacou a professora Maria Alice
O curso que ficou sob a coordenação da Secretaria de Educação Municipal de Brasiléia termina nesta sexta-feira, 22, e contou com a participação de 50 profissionais que tiveram aulas, palestras e atividades propostas por professores especializados na área, com renome nacional nos assuntos debatidos.
A didática usada no decorrer das aulas e palestras é inédita na educação da região do Alto Acre e só fortalece o empenho dos gestores da Prefeitura de Brasiléia em capacitar e formar cada vez mais professores, juntamente com as demais prefeituras.
Comentários
Acre
Agosto será de calor e tempo seco no Acre, com chance de friagens e temporais

Foto: Jardy Lopes
O mês de agosto chega com a predominância de dias quentes e ensolarados em todo o Acre, mas os moradores do estado devem se preparar também para eventuais ondas de frio polar e pancadas intensas de chuva. As informações foram divulgadas pelo pesquisador Davi Friale nesta quinta-feira (31).
Segundo os registros históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com o predomínio do tempo seco e das altas temperaturas, agosto já registrou incursões de frio intenso no estado. As menores temperaturas durante esse mês foram de 8,0ºC em Rio Branco e 9,7ºC em Tarauacá, confirmando que a presença de massas de ar polar pode provocar quedas acentuadas nos termômetros.
Apesar da baixa incidência de chuvas, o mês também pode surpreender com temporais. Em anos anteriores, episódios de forte precipitação ocorreram em curto espaço de tempo: Rio Branco registrou 71,9 mm de chuva em apenas 24 horas, em 1997, enquanto Cruzeiro do Sul chegou a 95,3 mm em um único dia, em 1972.
Em média, agosto apresenta poucos dias com chuva significativa. Em Rio Branco, por exemplo, são apenas quatro dias com precipitação igual ou superior a 1,0 mm. Mas, de acordo com os dados históricos, esse número já representa um aumento em relação ao mês de julho, que costuma ter apenas três dias chuvosos.
Segundo o boletim, com base nas atuais condições atmosféricas e oceânicas observadas até o dia 31 de julho, a previsão para agosto de 2025 indica um cenário de normalidade climática, com tendência de chuvas acima da média para o período, podendo variar entre 10% abaixo e até 50% acima do esperado, conforme os dados históricos.
As temperaturas mínimas devem ficar ligeiramente abaixo da média devido à entrada de frentes frias, enquanto as máximas tendem a se manter dentro ou ligeiramente acima do normal, impulsionadas pela atuação de massas de ar seco que facilitam o aquecimento do solo e do ar.
Além do calor predominante, a previsão destaca a possibilidade de temporais pontuais, com chuvas intensas, raios e ventos fortes, um alerta importante para quem vive em áreas vulneráveis.
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia confirma 1ª Expo Fronteira para o fim de agosto
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, confirmou em entrevista ao portal ac24horas a realização da 1ª Expo Fronteira, feira voltada ao agronegócio e ao agroextrativismo, que deverá acontecer nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O evento contará com a participação do Peru e da Bolívia, países que compõem a tríplice fronteira com o Brasil na região.
“Queremos mostrar tudo o que a nossa região produz. Estamos nos destacando na produção de café, temos uma pecuária forte em Assis Brasil, mas o nosso grande diferencial é estarmos em uma área de fronteira com dois países. Escolhemos o nome ‘Expofronteira’ justamente para valorizar essa característica, oferecendo ao visitante a oportunidade de conhecer, em um único espaço, a cultura de três nações”, destacou o prefeito.
Jerry Correia também ressaltou o estreitamento das relações com os países vizinhos com o intuito de trabalhar em prol do desenvolvimento da região.
“Temos uma relação de irmandade com o Peru e a Bolívia. O rio que nos separa, na verdade, nos une. Estamos trabalhando de forma integrada com as autoridades dos dois países para promover o desenvolvimento conjunto da nossa região”, afirmou.
Comentários
Acre
Governo do Acre sanciona LDO de R$ 12,4 bilhões para 2026
O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), sancionou nesta sexta-feira, 01, a Lei nº 4.627, de 2025, que estabelece as Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o exercício financeiro de 2026. O documento, aprovado pela Assembleia Legislativa, define as metas e prioridades da administração pública estadual e norteará a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A LDO prevê um orçamento de R$ 12,4 bilhões para 2026.
Entre os destaques da nova LDO estão as áreas estratégicas elencadas como prioritárias: desenvolvimento humano; produção, meio ambiente e povos indígenas; infraestrutura; cultura e turismo; empreendedorismo e inovação; além de gestão institucional e governança. Todas essas diretrizes estão alinhadas ao Plano Plurianual (PPA) do Estado, em vigor para o quadriênio 2024-2027.
A lei determina que os recursos públicos deverão ser alocados preferencialmente para essas áreas, respeitando as obrigações constitucionais e os limites impostos por legislações federais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, o Estado seguirá metas fiscais estabelecidas em acordos como o Programa de Ajuste Fiscal (PAF), firmado com o Ministério da Fazenda
Outro ponto relevante é a obrigatoriedade de execução das emendas parlamentares individuais, fixadas em 6,8% da receita tributária efetivamente arrecadada no exercício anterior. Essas emendas deverão destinar ao menos metade dos recursos para áreas como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social, infraestrutura e segurança pública.
Na parte técnica, a lei define que o orçamento de 2026 será elaborado com base nos preços de agosto de 2025 e poderá prever atualizações monetárias em função de variações econômicas. Estão vedadas emendas que retiram recursos de áreas como folha de pagamento, obras em andamento e recursos vinculados por lei.
A reserva de contingência também está prevista, com valor mínimo equivalente a 1% da receita corrente líquida, para cobrir riscos fiscais imprevistos. Já a descentralização e reprogramação orçamentária entre órgãos e entidades será autorizada, desde que não altere o valor global do orçamento.
Por fim, a lei estabelece mecanismos rigorosos de monitoramento e avaliação dos programas do PPA. As unidades orçamentárias que não atualizarem os dados de execução física e financeira poderão ter o bloqueio de novas despesas. A Secretaria de Planejamento (Seplan) será responsável pela coordenação de todo o processo.
Você precisa fazer login para comentar.