Geral
Prefeitura continua entregas do Programa Recomeço para Famílias 2023 no bairro Hélio Melo

Quase 100% das famílias do bairro foram afetadas pelas cheias (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Nessa quarta-feira (25) a Prefeitura de Rio Branco realizou mais entregas de móveis e eletrodomésticos para as famílias que foram atingidas pelas cheias e enxurradas dos rios e igarapés da cidade, dando continuidade às cadastradas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Rui Lino.
Dessa vez, a ação ocorreu no Bairro Hélio Melo, mais conhecido como Sapolândia, onde quase 100% das famílias foram afetadas, segundo mapeamento da Defesa Civil Municipal.
Com o Programa Recomeço para Famílias 2023, o objetivo da gestão municipal é levar dignidade para quem perdeu o que tinha durante a alagação. Estão sendo entregues de casa em casa, nos bairros atingidos, mais de 17 mil produtos entre geladeiras, tanquinhos de lavar roupa, cama box de casal, cama de solteiro com colchão e travesseiro, guarda-roupa, ventiladores entre outros.

Objetivo da gestão é levar dignidade para quem perdeu tudo (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Para realizar a ação, foi estruturada uma força integrada envolvendo as equipes de várias secretarias municipais, desde a de Meio Ambiente (Semeia), Cuidados com a Cidade (SMCCI), Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), Gabinete Civil e Militar, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social (Sasdh) e Defesa Civil Municipal.
Foi montada pela Prefeitura de Rio Branco uma verdadeira operação de guerra, só que agora é a guerra do bem porque ao invés de retirar os móveis e socorrer as famílias no dia fatídico das enchentes, as equipes estão nos bairros para levar os móveis novos e os utensílios do programa.
Os caminhões não param de chegar e os itens que cada família recebe varia de acordo com a demanda apresentada durante o mapeamento e são cuidadosamente conferidos e entregues mediante assinatura de termo de responsabilidade.

Famílias beneficiadas foram devidamente mapeadas (Foto: Val Fernandes/Assecom)
odas as famílias contempladas obedecem critérios para poderem receber os itens que a prefeitura está entregando. Pelo menos 4 mil serão beneficiadas. São pessoas que, além de terem comprovadamente sido atingidas pelas águas das cheias, perderam tudo ou quase tudo e obedecem a critérios das políticas nacionais de assistência social.
Segundo explicou Cleiciane Freitas, do Cras Rui Lino, as famílias contempladas foram devidamente mapeadas.
“As equipes da prefeitura ficaram mais de uma semana visitando casa por casa, família por família, fazendo um levantamento das suas perdas”, informou.
A Sidinéia Cândido é uma das beneficiadas. “Aqui alagou tudo, encheu tudo. Não sobrou nada. Só minha família, graças a Deus. De dentro da minha casa eu não recuperei nada, nada. Agora sim, a gente pode recomeçar porque tem uma geladeira nova, fora os outros itens que ainda vão chegar, mas graças a Deus, obrigada a todos.”
Na casa da dona Eliane Marcelino, por exemplo, o dia foi de emoção ao receber os benefícios. Para ela, que perdeu quase tudo, a ajuda da prefeitura não poderia chegar em melhor hora.
“Muita alegria porque a gente nunca tinha recebido essas coisas. Eu perdi todas minhas coisas e agora estou recebendo é muita alegria. Eu agradeço mesmo de coração”, disse.
O caso do Marcelo não é diferente. Ele conta que também foi pego de surpresa no dia da alagação e ainda não tinha conseguido repor o que perdeu. Ao receber os novos móveis junto com a filha, Ana Alice, a satisfação dos dois era visível.
“Agora eu vou ter uma cama para colocar no meu quarto. Eu vou ter uma e o meu irmão vai ter outra. A gente perdeu as coisas e agora a gente vai ter de novo”, disse a menina.
Para Emelice Vasconcelos, o programa representa mesmo um recomeço.

Maria: “Tinha perdido tudo, hoje estou feliz graças a Deus” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
“Eu perdi tudo. Só consegui salvar minha vida e minha cachorra. Essa ajuda foi tremenda. É um recomeço muito grande mesmo. Tenho que agradecer muito a Deus e ao nosso prefeito”.
Não menos grave é a situação de vulnerabilidade da Pauliana Batista. A casa onde mora com a família fica bem à margem do igarapé, da janela dá pra ver o São Francisco e no dia da cheia ela conta que não sobrou nada.
“Eu estava precisando. Esses tempos eu estava bebendo água quente porque a geladeira não estava prestando. Eu fiquei tão feliz no dia que eu recebi a notícia que eu ia ganhar minhas coisas, tudinho de volta.”

(Foto: Val Fernandes/Assecom)
Emocionada estava também a dona Maria Rosilda. Ela conta que foi com surpresa que ficou sabendo que a prefeitura iria fazer a reposição do que ela perdeu.
“No dia da alagação eu perdi tudo. Nós não tiramos nada, ficamos sem nenhuma roupa para vestir. Nós dormimos no chão. E essas coisas chegando hoje, chegou a tempo e graças a Deus eu estou feliz e muito feliz.”
Para pessoas como a dona Maria, a dona Sidinéia, a Pauliana, a Emelice, o seu Francisco, o Marcelo, a dona Eliane e tantas outras que viram anos de história, de vida e de trabalho serem tragados pelas águas da alagação, receber essa ajuda da prefeitura, pode parecer pouco para quem não precisa, mas para eles é suficiente para um recomeço.
- Eliane Marcelino (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- Sidineia Cândido (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- Maria Rosilda (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- Pauliana Batista (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- Emelice Vasconcelos (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Comentários
Geral
Em Xapuri, Deracre recupera 20 km do Ramal Ribeiracre e Novo Catête
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança nesta quinta-feira, 11, na recuperação do Ramal Ribeiracre e Novo Catête, em Xapuri. Até o momento, 20 quilômetros já foram concluídos, garantindo melhores condições de acesso para as famílias da região.
As obras são resultado de um esforço conjunto entre o deputado estadual Manoel Moraes e o governador Gladson Camelí, que determinou a prioridade dessas ações.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou a importância do trabalho para a população rural. “Temos avançado nos ramais de Xapuri e todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Deracre visa garantir o acesso das famílias. Estamos promovendo os serviços com foco nas necessidades de quem vive na área rural”, afirmou.
Deracre amplia frentes de trabalho e conclui 20 km de obras em Xapuri. Foto: Ascom/DeracrA recuperação do ramal é essencial para melhorar a circulação de moradores e facilitar o transporte da produção agrícola, permitindo que os produtos cheguem às feiras e ao comércio local.
O Deracre segue com frentes de trabalho em várias regiões do estado, reforçando o compromisso do governo em ampliar a infraestrutura e melhorar as condições de vida das comunidades rurais.
Comentários
Geral
Trabalhador rural sofre grave acidente com trator em ramal da zona rural de Rio Branco
Hélice se soltou durante manutenção e atingiu braço da vítima; Samu fez resgate em área de difícil acesso
O trabalhador rural Eliel Mesquita da Costa, de 40 anos, sofreu um grave acidente de trabalho no final da tarde deste sábado (13), no projeto Oriente, localizado no ramal Nova Olinda, zona rural de Rio Branco. O caso mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido à gravidade do ferimento e à dificuldade de acesso ao local.
Segundo informações repassadas pelo irmão da vítima, Eliel auxiliava um amigo na manutenção de um trator quando, de forma inesperada, uma hélice se soltou e atingiu violentamente o braço esquerdo do trabalhador, provocando um ferimento grave e intenso sangramento.
Populares prestaram os primeiros socorros e colocaram a vítima em uma caminhonete para buscar ajuda. Apesar de o local ficar a cerca de 140 quilômetros da capital, o uso de um equipamento de internet via satélite possibilitou o acionamento do Samu. A ambulância de suporte básico foi enviada inicialmente, com a informação de que o trabalhador estaria com o membro superior parcialmente amputado.
Diante da gravidade, foi solicitado apoio de uma ambulância de suporte avançado. A equipe médica, sob coordenação do médico Lucas, interceptou o primeiro atendimento nas proximidades do km 40 da rodovia AC-90, conhecida como estrada Transacreana.
Após ser estabilizado, Eliel Mesquita foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável. Ele passará por avaliação de médicos especialistas e poderá ser submetido a procedimentos cirúrgicos.
O acidente chama atenção para a necessidade de cuidados rigorosos no manuseio e na manutenção de máquinas agrícolas, a fim de prevenir acidentes graves na zona rural.
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colisão com carro ao acessar travessa em Brasiléia
Acidente ocorreu na manhã deste sábado e mobilizou equipes de trânsito e socorro
Um motociclista ficou ferido após se chocar contra a lateral de um utilitário pertencente a uma empresa particular, por volta das 11h deste sábado (13), em Brasiléia. Os condutores envolvidos no acidente não tiveram as identidades divulgadas.
De acordo com as primeiras informações, o veículo utilitário que transitava pela avenida Rui Lino, tentou acessar a Travessa Julieta Estevão Kairala quando foi atingido pela motocicleta, que colidiu na lateral direita do carro.
Com o impacto, o motociclista, que conduzia uma moto de placa boliviana, sofreu ferimentos aparentemente leves e permaneceu no local aguardando atendimento médico. Equipes de trânsito e de socorro foram acionadas para atender a ocorrência.
O motorista do utilitário permaneceu no local para prestar esclarecimentos às autoridades. Após receber os primeiros atendimentos ainda na via, o condutor da motocicleta foi encaminhado ao hospital, onde ficou em observação, com possibilidade de liberação nas horas seguintes.
As autoridades competentes apuram a dinâmica do acidente e o relatório oficial da ocorrência.







































Você precisa fazer login para comentar.