Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura avança nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital

Publicado

em

Os agentes de endemias visitam os domicílios e dão as orientações necessárias de prevenção contra a dengue (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), avança em mais uma etapa de ações voltadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana.

Por se tratar de um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo, a sua presença pode passar despercebida.

Por isso, a diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) está diariamente nos bairros com os agentes de endemias visitando os domicílios, dando as orientações necessárias de prevenção, realizando ações educativas, fazendo a borrifação nas ruas e em casos de suspeita notificada o carro de fumacê passa intensificando a ação de combate.

Segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, foram registrados 1.626 casos suspeitos de dengue. A investigação Epidemiológica embasada nos critérios laboratorial e clínico epidemiológico, confirmou apenas 240 casos, sendo descartados 1.386, não havendo confirmação de óbitos no referido ano.

De acordo com o diretor da DVS, Leandro Siqueira, a pesquisa que será lançada na próxima semana referente a larvária amostral para avaliar a infestação pelo vetor Aedes – LIRAa que vai de 15 a 19 de maio e irá se estender a todos os bairros de Rio Branco. Ele explicou que o lançamento será na Urap São Francisco.

“As ações de vigilância em saúde, principalmente as voltadas para o controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, é fundamental para a identificação de focos do mosquito e controle da infestação nos bairros, além de evitar surtos e epidemias”, explicou.

Sobre o LIRAa

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é um método para obtenção rápida de indicadores entomológicos, pois permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti e os locais com maior infestação.

O Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índice Predial (% de imóveis positivos), tipo de depósito positivos, e direciona as ações de controle de vetor.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Justiça marca júri popular de acusados por morte de sobrinho-neto da ministra Marina Silva no Acre

Publicado

em

André de Oliveira e Denis Tavares serão julgados em 3 de março; crime ocorreu em fevereiro de 2024 dentro de casa da vítima, em Rio Branco

Os acusados teriam arrombado a porta e efetuado três disparos de arma de fogo. André foi preso na posse de uma pistola calibre 40, a mesma utilizada no crime. Os envolvidos foram presos sete meses após o crime.

A Justiça do Acre definiu para 3 de março a data do júri popular de André de Oliveira da Silva e Denis da Rocha Tavares, acusados de matar Cauã Nascimento Silva, de 19 anos, sobrinho-neto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O crime ocorreu em fevereiro de 2024, dentro do quarto da vítima em Rio Branco.

Os acusados foram pronunciados a júri em outubro de 2025. Segundo as investigações, eles arrombaram a porta e efetuaram três disparos. André foi preso com uma pistola calibre 40, mesma arma usada no crime. A polícia apurou que o motivo seria uma disputa entre facções, embora Cauã não tivesse passagem policial.

O delegado Cristiano Bastos afirmou na época que a vítima “não era de facção até então, mas passou a andar com o pessoal que tinha tomado a região” e acabou sendo alvo. A prisão preventiva dos dois foi mantida na audiência de custódia de maio de 2025. O julgamento ocorrerá quase dois anos após o homicídio.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre mandado em investigação sobre desvio de medicamentos da rede estadual de saúde

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC) deu continuidade, nesta quarta-feira, 21, às investigações que apuram o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Universitário, em Rio Branco, pertencente a um servidor terceirizado da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Polícia Civil do Acre cumpriu mandado de busca e apreensão em residência no bairro Universitário, em Rio Branco, durante investigação sobre desvio de medicamentos da rede estadual de saúde. Foto: assessoria/ PCAC

Além da residência, a equipe policial também esteve no almoxarifado da Divisão de Assistência Farmacêutica (DAF) da Sesacre, setor onde o servidor atua. A diligência no local foi realizada com autorização da própria instituição, reforçando a colaboração entre os órgãos no esclarecimento dos fatos.

investigação, conduzida por força-tarefa da Polícia Civil, apura um esquema de desvio de medicamentos da rede pública e já resultou no cumprimento de cinco ordens judiciais. Foto: assessoria/ PCAC

A ação integra uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com o cumprimento do mandado desta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração.

As investigações seguem em andamento e têm como objetivo identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como apurar o destino final dos medicamentos desviados da rede pública de saúde.

Equipes da Polícia Civil também realizaram diligências no almoxarifado da Divisão de Assistência Farmacêutica da Sesacre, com autorização da própria instituição. Foto: assessoria/ PCAC








Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

PM apreende espingarda e prende suspeito de ameaça e agressão em Sena Madureira

Publicado

em

Homem foi detido após tentativa de fuga no bairro Cristo Libertador; policiais também encontraram animal silvestre mantido irregularmente na residência

Durante a ação, os militares apreenderam uma espingarda calibre .20 municiada, além de munições e outros objetos. Também foi constatada a manutenção irregular de um animal silvestre na residência. Foto: captada 

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam, na noite de terça-feira (20), um suspeito de ameaça, agressão e intimidação com arma de fogo no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira. As vítimas relataram ter sofrido ameaças de morte e agressões físicas.

Ao chegar ao local, as guarnições realizaram um cerco policial com reforço de outras equipes. O suspeito tentou fugir, mas foi localizado após buscas. Na residência, os militares apreenderam uma espingarda calibre .20 municiada, munições e outros objetos, além de constatarem a manutenção irregular de um animal silvestre.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira junto com o material apreendido para os procedimentos legais. O caso será investigado para apurar também a origem do animal silvestre encontrado.

Comentários

Continue lendo