Conecte-se conosco

Acre

Prefeitos conversam com Márcio Bittar sobre crise financeira que engessa administrações municipais

Publicado

em

Da assessoria do PSDB

A crise financeira que afeta os municípios acreanos foi o principal tema do encontro do deputado federal Marcio Bittar (PSDB) com os prefeitos Wagner Sales (Cruzeiro do Sul), Carlinhos Portela (Porto Acre), Everaldo Gomes (Brasiléia), André Hassem (Epitaciolândia), Marcinho Miranda (Xapuri) e James Gomes, que recepcionou o grupo em sua residência em Senador Guiomard.

Os gestores municipais relataram os problemas que estão enfrentando em suas cidades e as medidas que tomaram para tentar amenizar o problema.

“Esta é a pior crise que enfrentamos nos últimos cinco anos”, afirmou Wagner Sales. “Estamos cortando na própria carne”, acrescentou Carlos Portela.

A grita dos prefeitos é devido à diminuição nos repasses do FPM, realizados pelo Governo Federal e a criação de projetos de lei que oneram os custos dos municípios, em especial os que criam pisos salariais nacionais sem determinar de onde virá a receita para cumpri-los. “Isto sem falar na falta de apoio do Governo Estadual que não assina convênio com as prefeituras de oposição, contribuindo para a ‘penúria’ que estamos enfrentando”, disse James Gomes.

Outro problema enfrentado pelos prefeitos é a regularização das contas das prefeituras, que estavam com débitos atrasados das últimas administrações, que impediam a assinatura de convênios. “Nós passamos o último ano regularizando as contas das prefeituras que recebemos para só agora conseguirmos dar início aos nossos projetos”, argumentou Everaldo Gomes.

Bittar_029

Tomada de decisões

O encontro não foi apenas para apresentar problemas. Os prefeitos tiveram a oportunidade de relatar ao pré-candidato ao Governo do Estado, Marcio Bittar, as ações que desenvolvem para contornar a crise.

“Cortei em 20% o subsídio do primeiro escalão, meu e da vice. Além exonerar secretários e nomear funcionários do quadro para várias funções de confiança”, disse James Gomes.

“Em 2013 eu já havia reduzido subsídio do primeiro escalão e este ano reduzi terceirizados, cortei aluguéis e o serviço de limpeza de alguns prédios é feito pelos próprios servidores. É uma necessidade e foi preciso explicar a todos”, informou Carlinhos Portela.

“Este ano dei aumento salarial para os servidores da saúde, estou recuperando ruas da cidade e atuando nos ramais. Muito destas ações são devido Epitaciolândia ser o segundo maior arrecadador de ICMS do Estado, mas é importante ressaltar que nos momentos de crise que devemos demonstrar nossa capacidade em administrar uma cidade”, disse André Hassem.

Exemplo de administração

O prefeito Wagner Sales aproveitou a oportunidade para ressaltar aos demais gestores que é possível administrar uma cidade, com excelentes índices de aprovação, mesmo sendo um prefeito de oposição ao Governo do Estado.

“Quando assumimos uma prefeitura, deixamos de defender uma bandeira partidária. Estamos à frente de um município e a população espera o melhor da gente, mesmo aqueles que não votaram em nós”, afirmou Wagner.

Cruzeiro do Sul é uma das cidades com a melhor avaliação do Estado e dentre as ações de destaque da administração de Wagner Sales está o sistema de abastecimento de água tratada na cidade, que atende cerca de 10 comunidades, além de postos de saúde em todos os bairros, maquinário próprio, ruas asfaltadas e oferta gratuita de material escolar aos 11 mil alunos da rede municipal de ensino.

Compromisso firmado

Após ouvir o relato dos prefeitos, Bittar informou aos gestores que uma das bandeiras de campanha do pré-candidato tucano à Presidência da República, senador Aécio Neves, é a revisão de repasses aos municípios e relembrou o discurso do senador mineiro sobre o tema :“ O PT assumiu o governo há 11 anos e o governo federal participava com 56% de tudo que se investia em saúde, hoje apenas 45%. Quem paga o restante da conta? Os municípios e os estados. Queremos permitir que os municípios voltem a ter condições de enfrentar as suas dificuldades”.

Marcio Bittar disse ainda que trabalhará pela aprovação da PEC 39/2013, que aumenta em dois pontos percentuais os repasses do FPM.

“Outro problema que precisamos olhar com atenção é o “encontro de contas” das dívidas previdenciárias. O INSS tem retido os repasses do FPM para quitar pagamentos de parcelas negociadas, mas a Previdência também possui débitos com os municípios”, informou Bittar.

O senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado federal Gladson Cameli (PP) que também participaram do encontro, colocaram seus gabinetes à disposição dos prefeitos.

“Se somarmos todas as emendas dos parlamentares de oposição, elas superam as dos deputados da situação e ainda atendem todos os municípios acreanos, sem observar cores partidárias”, disse Gladson Cameli, pré-candidato ao Senado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo garante segurança de foliões em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

“A segurança é prioridade. Todos os anos participo, sempre achei muito seguro, mas neste ano, a segurança está espetacular. O povo tá contribuindo e as autoridades estão fazendo um bom trabalho. Vamos nos divertir com muita paz e respeito”, enalteceu Théo Lins, folião animado nesta segunda-feira, 16, quarta noite de Carnaval em Cruzeiro do Sul.

“Segurança é prioridade e este ano está espetacular”, destacou Théo Lins. Foto: Marcos Santos/Secom

Para manter um ambiente seguro e propício para a festa, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (Sesacre), reforçam o apoio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval, que se iniciou no sábado,14, e se encerra nesta terça-feira, 17, na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.

Governo reforça a segurança no Carnaval em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A Sejusp, junto com todas as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), atuam no reforço do policiamento e auxílio à segurança nas noites festivas, garantindo e preservando a ordem pública. Além de efetivo no local do evento, agentes de segurança fazem o patrulhamento das ruas do município e realizam ações conjuntas com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), sob a coordenação da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, por meio de equipes de educação e fiscalização, que trabalham para garantir fluidez e segurança no trânsito.

Equipe da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul marca presença no Carnaval. Foto: Marcos Santos/Secom

A chefe da 1º Ciretran, Erissa Lima, ressaltou a importância das abordagens educativas e preventivas, realizadas pela equipe de trânsito: “A educação é feita com um intuito preventivo, agindo na abordagem aos foliões na chegada e no decorrer do evento, a fim de passar as orientações e os cuidados que devem ter antes, durante e depois do Carnaval”.

Para Erissa Lima, a educaçaõ preventiva é primordial para se ter bons resultados. Foto: Dulce Mendonça/Detran AC

Coordenando a Operação Carnaval 2026, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul tem à sua disposição um efetivo diário de cerca de 50 policiais diretamente envolvidos na segurança da festa carnavalesca, reforçando a segurança nos bairros ao entorno e no local do evento.

No Carnaval, cerca de 50 policiais estão diretamente envolvidos na segurança. Foto: Marcos Santos/Secom

O subcomandante da Polícia Militar na região do Juruá, capitão Thales Campos, destacou as ações até o momento:  “Da segunda noite em diante, o público compareceu em maior número e reforçamos ainda mais nossa estratégia e planejamento, com policiamento nas adjacências dos bairros e no interior da festa. Nesses primeiros dias, não houve nenhuma alteração mais séria, tudo dentro da normalidade”, destacou.

“Com o aumento do público na festa, reforçamos ainda mais nosso planejamento e estratégia”, enfatizou o capitão Thales Campos. Foto: Marcos Santos/Secom

Na Praça Orleir Cameli, a Sesacre disponibiliza, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e suporte de agentes do Corpo de Bombeiros, duas viaturas que ficam em pontos estratégicos para atender eventuais intercorrências, trazendo mais confiança e segurança para os foliões.

Samu e Bombeiros permanecem de prontidão no decorrer da festa. Foto: Marcos Santos/Secom

As ações integradas das forças de Segurança Pública, além de dar mais tranquilidade e segurança aos foliões, reforçam o compromisso do governo em apoiar as festividades em todo o Estado, priorizando as pessoas e investindo no bem-estar delas.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em vazante e marca 7,41 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível permanece bem abaixo das cotas de alerta e transbordo, mesmo com chuva nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou nova redução na manhã desta terça-feira (17), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco, às 5h20 o manancial marcou 7,41 metros, registrando queda em relação às medições anteriores.

Apesar do volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas, que chegou a 11,20 milímetros, o rio permanece bem abaixo das cotas estabelecidas para a capital. A cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto o nível de transbordo é fixado em 14 metros.

A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do manancial e mantém o acompanhamento diário das medições.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira será de calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras em todo o Acre

Publicado

em

Previsão indica pancadas isoladas e possibilidade de trovoadas, com baixa chance de temporais

A terça-feira (17) será marcada por tempo quente, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas passageiras em todo o Acre. De acordo com o portal O Tempo Aqui, as precipitações podem ser localmente fortes e acompanhadas de trovoadas em alguns pontos, embora a probabilidade de temporais seja considerada muito baixa.

Nas microrregiões do leste e sul do estado — que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira — o dia será de calor e sensação de abafamento, com pancadas isoladas ao longo da tarde. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% nas horas mais quentes e atingir índices entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste acreano, nas regiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário climático será semelhante, com sol, aumento de nuvens e chuvas rápidas e pontuais. A umidade mínima varia entre 55% e 65% durante a tarde, enquanto a máxima pode chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Também nessas áreas a possibilidade de ventos fortes é muito baixa.

As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões. Em Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar mínimas entre 21 °C e 23 °C e máximas de até 32 °C.

Em Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, a variação será semelhante. Já em Plácido de Castro e Acrelândia, as máximas podem alcançar 33 °C.

Em Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as temperaturas ficam entre 22 °C e 31 °C. Em Feijó, os termômetros variam de 22 °C a 33 °C.

Comentários

Continue lendo