Acre
Prefeito Zum busca investimentos e ações para o desenvolvimento do município de Assis Brasil
Confira a agenda e resultados das solicitações feitas por Zum
Imprimindo um ritmo acelerado nas ações de governo, o prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB) deu seus primeiros passos em busca de investimentos para melhorias no município, durante toda a semana passada esteve em Rio Branco, onde visitou parceiros políticos e órgãos públicos federais e de controle buscando viabilizar melhorias em áreas especificas como educação, infraestrutura, saúde, habitação, segurança pública, etc.
INCRA
No início da semana, esteve em uma audiência no INCRA com o Superintendente Eduardo Ribeiro, aonde a pauta foi sobre a estrutura do Centro de Desenvolvimento Rural localizado na comunidade da Bacia, pois alí existe um centro de treinamento e uma casa de farinha comunitária, sendo essa estrutura importante para futuros treinamentos de produtores rurais e cursos de capacitação. “A reunião com o Superintendente foi muito proveitosa porque podemos colocar os assuntos do município em pauta. Outro fator é que fui recomendado a fazer solicitação de bens móveis e imóveis do INCRA, uma vez que há a possibilidade de serem disponibilizados ao município, são coisas que irão nos ajudar bastante,” disse o Prefeito.
Dentre outros temas, também foi tratado a questão fundiária do Paraguaçu, “Nossa intenção é deixar tudo legalizado para podermos fazer adesões ao Programa Terra legal que, é um programa de regularização fundiária, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),” comentou.
DEFESA CIVIL
Depois do INCRA, a reunião foi com o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Batista e Coronel Roney, Comandante Geral da Corporação, onde solicitaram a indicação imediata do Coordenador Municipal da Defesa Civil, pois essa pessoa deverá receber uma capacitação para atuar no município com o programa de defesa Civil do Estado.
AMAC
Já no prédio da AMAC (Associação dos Municípios do Acre), Zum, solicitou por meio de ofício, encaminhado ao Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, ajuda, no tocante ao envio de um engenheiro mecânico para avaliar as nossas máquinas, bem como um técnico na área de tributos para auxiliar na implantar das zonas de cobrança, regulamentação e cálculos da cobrança do IPTU, cadastramento imobiliário e a implantação do sistema de notas eletrônicas onde foi prontamente atendido. No final discutimos com o corpo técnico da AMAC sobre as prioridades em projetos para o município.
NOVIDADES SOBRE O CONCURSO
No meio da semana, esteve em audiência com o Desembargador Dr. Junior Alberto, no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, para tratar sobre o concurso público que está aguardando decisão do Tribunal. “O Desembargador me garantiu celeridade no rito processual e disse que no máximo em três meses deverá ter o processo julgado, que eu posso estar em contato com ele ou com sua assessoria para dirimir quaisquer dúvidas.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
“Também estive no Ministério da Agricultura meu órgão de 37 anos de Trabalho, com o Superintendente Dr. Francisco Luziel, depois de visitar vários bens móveis, formalizados através do Ofício 038/2017, para aquisição de 3 veículos sendo duas camionete Ranger Traçadas 4×4 e um Gol. Solicitamos também a doação de máquina do modelo PC Carregadeira, máquina essa, que se encontra em Manuel Urbano sendo transportada em guincho para Rio Branco onde será feito uma revisão e, em seguida será enviada para Assis Brasil. Solicitamos também outros bens móveis e mobiliários,” contou o Prefeito.
SIEE – UNIDADE DE OPERAÇÃO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA
“Na reunião com o supervisor de Unidade de Operação do Centro de Integração Empresa-Escola – SIEE, Senhor Luis Andre Oliveira da Silvan -onde tratamos de firmar Convênio entre as Instituições para atender com estágio remunerado a estudantes do segundo grau normal, segundo grau Técnico e curso superior procedentes das universidades UNOPAR e BETEL.
Será oferecido aos estagiários tanto de segundo grau como superior 40 cursos profissionalizantes a custo zero,” destacou.
DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
“Formalizamos junto ao Superintendente do DNIT, o Dr.Thiago, o pedido para operação tapa buracos na BR 317 trecho Brasiléia Assis Brasil precisamente do km 75 até Assis Brasil , inclusive dentro do pátio do posto Alfandegário, contrição da rotatória do posto Alfandegário e retirada depressão entre o posto Alfandegário e a Ponte Brasil – Peru,” enfatizou.
Por Antonia Nascimento e Gerineudo Galdino
Comentários
Acre
Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão
Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas
O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.
Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas
O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada
Veja vídeo reportagem com TVU Pando:
Comentários
Acre
Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir
Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.
A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas
Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.
A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.
A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada
Veja vídeo entrevista com TVU Pando:
Comentários
Acre
Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco
Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo
Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.
O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.
Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.
A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.