Acre
Prefeito Zum busca investimentos e ações para o desenvolvimento do município de Assis Brasil
Confira a agenda e resultados das solicitações feitas por Zum
Imprimindo um ritmo acelerado nas ações de governo, o prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB) deu seus primeiros passos em busca de investimentos para melhorias no município, durante toda a semana passada esteve em Rio Branco, onde visitou parceiros políticos e órgãos públicos federais e de controle buscando viabilizar melhorias em áreas especificas como educação, infraestrutura, saúde, habitação, segurança pública, etc.
INCRA
No início da semana, esteve em uma audiência no INCRA com o Superintendente Eduardo Ribeiro, aonde a pauta foi sobre a estrutura do Centro de Desenvolvimento Rural localizado na comunidade da Bacia, pois alí existe um centro de treinamento e uma casa de farinha comunitária, sendo essa estrutura importante para futuros treinamentos de produtores rurais e cursos de capacitação. “A reunião com o Superintendente foi muito proveitosa porque podemos colocar os assuntos do município em pauta. Outro fator é que fui recomendado a fazer solicitação de bens móveis e imóveis do INCRA, uma vez que há a possibilidade de serem disponibilizados ao município, são coisas que irão nos ajudar bastante,” disse o Prefeito.
Dentre outros temas, também foi tratado a questão fundiária do Paraguaçu, “Nossa intenção é deixar tudo legalizado para podermos fazer adesões ao Programa Terra legal que, é um programa de regularização fundiária, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),” comentou.
DEFESA CIVIL
Depois do INCRA, a reunião foi com o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Batista e Coronel Roney, Comandante Geral da Corporação, onde solicitaram a indicação imediata do Coordenador Municipal da Defesa Civil, pois essa pessoa deverá receber uma capacitação para atuar no município com o programa de defesa Civil do Estado.
AMAC
Já no prédio da AMAC (Associação dos Municípios do Acre), Zum, solicitou por meio de ofício, encaminhado ao Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, ajuda, no tocante ao envio de um engenheiro mecânico para avaliar as nossas máquinas, bem como um técnico na área de tributos para auxiliar na implantar das zonas de cobrança, regulamentação e cálculos da cobrança do IPTU, cadastramento imobiliário e a implantação do sistema de notas eletrônicas onde foi prontamente atendido. No final discutimos com o corpo técnico da AMAC sobre as prioridades em projetos para o município.
NOVIDADES SOBRE O CONCURSO
No meio da semana, esteve em audiência com o Desembargador Dr. Junior Alberto, no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, para tratar sobre o concurso público que está aguardando decisão do Tribunal. “O Desembargador me garantiu celeridade no rito processual e disse que no máximo em três meses deverá ter o processo julgado, que eu posso estar em contato com ele ou com sua assessoria para dirimir quaisquer dúvidas.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
“Também estive no Ministério da Agricultura meu órgão de 37 anos de Trabalho, com o Superintendente Dr. Francisco Luziel, depois de visitar vários bens móveis, formalizados através do Ofício 038/2017, para aquisição de 3 veículos sendo duas camionete Ranger Traçadas 4×4 e um Gol. Solicitamos também a doação de máquina do modelo PC Carregadeira, máquina essa, que se encontra em Manuel Urbano sendo transportada em guincho para Rio Branco onde será feito uma revisão e, em seguida será enviada para Assis Brasil. Solicitamos também outros bens móveis e mobiliários,” contou o Prefeito.
SIEE – UNIDADE DE OPERAÇÃO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA
“Na reunião com o supervisor de Unidade de Operação do Centro de Integração Empresa-Escola – SIEE, Senhor Luis Andre Oliveira da Silvan -onde tratamos de firmar Convênio entre as Instituições para atender com estágio remunerado a estudantes do segundo grau normal, segundo grau Técnico e curso superior procedentes das universidades UNOPAR e BETEL.
Será oferecido aos estagiários tanto de segundo grau como superior 40 cursos profissionalizantes a custo zero,” destacou.
DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
“Formalizamos junto ao Superintendente do DNIT, o Dr.Thiago, o pedido para operação tapa buracos na BR 317 trecho Brasiléia Assis Brasil precisamente do km 75 até Assis Brasil , inclusive dentro do pátio do posto Alfandegário, contrição da rotatória do posto Alfandegário e retirada depressão entre o posto Alfandegário e a Ponte Brasil – Peru,” enfatizou.
Por Antonia Nascimento e Gerineudo Galdino
Comentários
Acre
Avião que caiu em plantação de dendê no Pará transportava drogas; dois bolivianos presos
Ocupantes da aeronave pediram a moradores que não denunciassem o caso à polícia; suspeitos de tráfico internacional seguem internados sob custódia

A queda do avião chamou a atenção pela natureza suspeita da carga e pela nacionalidade dos ocupantes, que reforçam a suspeita de envolvimento com o tráfico internacional. Foto: internet
Um avião que caiu em uma plantação de dendê no município de Bonito, no nordeste do Pará, na última sexta-feira (21), estava transportando drogas. Os dois ocupantes da aeronave, identificados como Johnatan A. A. e Cristian N. C., foram presos sob suspeita de tráfico internacional de drogas e seguem internados sob custódia da Polícia Penal. O quadro de saúde dos dois não foi divulgado.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos são bolivianos e tentaram convencer os moradores da região a não denunciarem o acidente às autoridades. Vídeos publicados nas redes sociais mostram os ocupantes da aeronave pedindo aos colonizadores de Bonito que mantivessem o caso em sigilo. No entanto, a polícia foi acionada e os dois foram detidos no local.

Segundo a Polícia Civil do Pará, foram contabilizados um total de 30 pacotes de cocaína que estavam sendo transportados na aeronave pelos bolivianos. Foto: cedida
O avião de pequeno porte caiu no fim da manhã de quinta-feira (20) na zona rural de Bonito, e ficou com a ponta para baixo. Destroços ficaram na área, assim como tabletes de drogas que eram levados na aeronave.
A droga estava embalada em cerca de 30 tabletes com substância semelhante à cocaína, segundo a Polícia Civil. Antes de cair em uma plantação de dendê, o avião foi visto por moradores sobrevoando a área. Policiais e bombeiros foram acionados por testemunhas que viram o acidente.

Tabletes de cocaína foram flagrados em área one avião cai no Pará. Foto: TV Liberal/Reprodução
A Polícia Civil investiga a origem e o destino da carga de drogas, além de possíveis conexões com organizações criminosas que atuam na região. Enquanto isso, os dois suspeitos aguardam a melhora de seu estado de saúde para serem interrogados e encaminhados à Justiça.
O caso reforça os desafios enfrentados pelas forças de segurança no combate ao tráfico de drogas na região norte do Brasil, que é frequentemente utilizada como rota para o transporte ilegal de entorpecentes. A queda do avião em Bonito expõe a complexidade das operações criminosas e a necessidade de maior vigilância e controle nas áreas de fronteira e zonas rurais.
“Perícias foram solicitadas e testemunhas serão ouvidas para auxiliar nas investigações. O caso está sendo investigado sob sigilo pela delegacia de Bonito”, disse a Polícia em nota, sem dar detalhes sobre suspeita de origem e destino da droga.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o acidente não será investigado pelo SIPAER porque a a aeronave está “envolvida em atos ilícitos”.

Avião de pequeno porte cai na zona rural de Bonito, no Pará. Foto: Reprodução / TV Liberal
Comentários
Acre
Nas Placas, na parte alta de Rio Branco, forte correnteza nas ruas é registrada
A chuva que castigou Rio Branco nesta sábado, 22, também se estendeu na parte alta da cidade, no bairro Placas, com direito a ruas alagadas e forte correnteza. Imagens registradas por moradores da região afirmaram que as equipes da Secretaria de Cuidados da Cidades estiveram durante a semana na localidade e não fizeram a limpeza correta do local.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Choveu mais de 112mm em Rio Branco e abrigos podem ser ativados
A Defesa Civil de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 22, que o acumulado de chuva desde a última sexta-feira, 21, até este sábado, 22, já chega a 112,8 mm na capital acreana.
Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, apenas na tarde deste sábado choveu 67 mm. Somado ao volume registrado na sexta-feira, de 45,8 mm, o total ultrapassa 100 mm, representando um sinal grave de alerta para inundações.
“É uma situação preocupante. Muitos pontos já estão alagados. Em 2023, tivemos um acumulado de 187 mm e uma catástrofe ocorreu. O que está acontecendo agora são enxurradas intensas, como as de ontem. Nossa equipe já está nas ruas, avaliando as ocorrências junto com o Corpo de Bombeiros”, afirmou Falcão.
Diante do cenário, Falcão não descarta a possibilidade da Defesa Civil ativar abrigos provisórios para atender possíveis vítimas das enchentes. “Estamos analisando a necessidade de disponibilizar abrigos provisórios para remoção de moradores afetados”, acrescentou.
A forte chuva deixou diversos pontos de alagamento em Rio Branco, incluindo ruas do Residencial Bom Sucesso, Baixada da Sobral, João Eduardo e parte da rotatória da Havan na estrada do Calafate. O Calçadão Raimundo Escócio também foi tomado pela água, causando transtornos aos comerciantes.
Você precisa fazer login para comentar.