fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeito Sérgio Lopes entrega primeira ponte em alvenaria de Epitaciolândia somando 49 obras em sua primeira gestão

Publicado

em

 O prefeito Sérgio Lopes inaugurou na manhã deste sábado, 28, a primeira ponte construída em concreto da regional do alto Acre, na cerimônia marcaram presença o Senador da República Márcio Bittar autor da emenda que originou os recursos para construção vida obra, Sérgio Mesquita vice-prefeito eleito, Hiamar Pinheiro Secretária de Obras, Ari Mendes vereador eleito filho do Homenageado, Zenilda Medes viúva do homenageado, demais autoridades e população em geral.

 A Obra custou em torno de R$ 1.404.008,07 com recursos do Ministério da Defesa Programa Calha Norte (Governo Federal), e,  foi executada pela Empresa Brasil, leva o nome de Luiz Mendes da Silva ex-sindicalista personagem político que sempre defendeu a população rural e tinha como uma das suas reivindicações a construção de uma ponte que atendesse a comunidade da Estrada Fontinele de Castro.

 Além da obra prevista no projeto, a prefeitura instalou iluminação e está revitalizando a estrada que dá acesso à ponte e o trecho até as mediações da Escola Estadual Belo Porvir.

 O que disseram:

 Sergio Mesquita, vice-prefeito eleito, destacou a importância da ponte para unir as comunidades urbana e rural.

 “Essa ponte nos une, e aqui vemos o compromisso do prefeito Sérgio Lopes em executar a sua 49ª nessa primeira gestão. Agradecemos também ao Senador Marcio Bittar por alocar os recursos, hoje estamos aqui vivendo esse momento de muita alegria em entregar mais uma grande obra que premia essa população que tanto merece.” Destacou Mesquita.

 Ao fazer uso da palavra, a Secretaria de Obras Hiamar Pinheiro ressaltou a importância dessa ponte para todas as famílias rurais e as que moram nas mediações.

“É sem dúvidas uma obra que vai atender muita gente, temos inúmeras famílias que moram ao longo do Ramal Fontinele, famílias que moram no Bairro José Hassem e a comunidade Escolar, por isso o momento de gratidão ao senador Marcio Bittar por ter destinado a emenda, e, ao prefeito que, a exemplo de outras, executou muito bem os recursos e concluiu essa obra tão importante para todos.” ” Disse Hiamar.

 O Vereador eleito Ari Medes, que é filho de Luiz Mendes homenageado, sobre forte emoção expressou sua alegria de ter o nome de seu pai na primeira ponte em Alvenaria do Município.

 “Estou vivendo um momento de muita emoção e alegria, essa ponte leva o nome do meu pai (Luiz Mendes da Silva), hoje vemos um pouco de sua luta se tornando realidade, graças ao Senador Marcio Bittar e ao prefeito Sérgio Lopes que juntaram forças para executar uma obra tão importante, principalmente para a comunidade rural da Estrada da Fontinele, que ele tanto buscou melhorias durante toda sua vida de luta.” Destacou.

 O Senador Marcio Bittar demonstrou sua satisfação em poder participar de mais uma inauguração de obras com emendas de sua autoria.

 “Nos motiva e nos enche de alegria poder ver o nosso trabalho frutificando, aqui estamos inaugurando uma ponte que vai beneficiar comunidades rurais, urbanas e comunidade escolar, e para mim é motivo de grande alegria saber que os recursos estão sendo bem empregados, o Sérgio Lopes é um prefeito que aplica com muita responsabilidade qualquer recurso público e isso está demostrado na quantidade de obras que ele executou em um mandado, são mais de 50 obras prontas e quase todas inauguradas, isso faz a diferença entre todos os gestores.” Finalizou Bittar, desejando um feliz ano novo a todos.

 Finalizando as falas, Sérgio Lopes agradeceu imensamente ao Senador Marcio Bittar por esse carinho com Epitaciolândia.

 “Quero agradecer ao nosso senador por essa parceria com Epitaciolândia, ele tem demonstrado seu compromisso com todo estado do Acre, mas em especial com nosso município, são emendas que nos proporcionam executar obras como essa ponte que vai beneficiar centenas de famílias, quero agradecer a todos os familiares do homenageado que leva seu nome nessa obra, Luiz Mendes da Silva um grande batalhador que deixa um legado enorme, e hoje tem seu Filho meu amigo Ari mendes vereador eleito levando adiante um pouco de sua luta em favor das pessoas. Quero desejar a todos vocês um ótimo final de ano, boas festas e dizer que 2025 vai ser um ano de muito trabalho, de muitas conquistas e de muito progresso para o município de Epitaciolândia. Muito obrigado, que Deus abençoe a todos”. Concluiu Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem é executado a tiros durante noite chuvosa em Epitaciolândia

Publicado

em

Vítima, identificada como Victor Rafael, foi alvejada a queima-roupa; autor fugiu e polícia intensifica buscas

Em um crime foi registrado na noite desta sexta-feira (4), um jovem foi executado com pelo menos cinco tiros a queima-roupa na Rua Ana de Souza Lira, no Bairro Liberdade, em Epitaciolândia.

A vítima, identificada preliminarmente como Victor Rafael, morador do Bairro José Hassem, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo testemunhas, o atirador fugiu imediatamente após o crime, deixando a vítima caída na calçada. Socorristas do SAMU foram acionados, mas apenas confirmaram o óbito.

A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Técnica do IML para os procedimentos periciais. O corpo foi removido e encaminhado a Rio Branco para autópsia.

A PM realizou rondas na região, mas nenhum suspeito foi preso. As motivações do crime ainda são desconhecidas, e as investigações seguem em andamento. Autoridades aguardam confirmação oficial da identidade da vítima, que não portava documentos no momento do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Em Brasiléia, Nicolau Jr entrega certificados para 100 alunos do curso de redação da Escola do Legislativo

Publicado

em

A Escola do Legislativo Acreano ofertou nos últimos dois dias, em Brasiléia, um curso de redação para alunos de cinco escolas de ensino médio do Alto Acre. A oficina intensiva de “redação nota 1000” contemplou cem alunos com oito horas de aulas teóricas e práticas de redação, preparatória para o ENEM.

A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta sexta feira, 4, na escola Kairala José Kairala, em Brasiléia, com a presença dos estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, do vice prefeito Amaral do Gelo e os deputados Gilberto Lira e Tadeu Hassem.

A oficina faz parte do Programa de interiorização das ações da Escola do Legislativo, que tem ainda na grade, cursos de história do Acre, geografia, inglês e matemática.

“Quando recebemos a notícia que nossa região havia sido contemplada com esse curso, a gente vibrou de alegria e nos mobilizamos para que nosso estudantes pudessem aproveitar ao máximo essa oportunidade. Quero agradecer a sensibilidade do presidente Nicolau por ter ofertado essa grande oportunidade para nossa educação “, disse a professora Cecília Carvalho, coordenadora do Núcleo de Educação do Alto Acre.

O deputado Tadeu Hassem, que nasceu em Brasiléia, agradeceu em nome dos professores e da comunidade a iniciativa da ALEAC, e lembrou que foi na escola Kairala José Kairala onde concluiu o ensino médio.

A estudante Emanuele Saraiva, de 17 anos, aluna da escola onde ocorreu a oficina disse que a iniciativa estimula os jovens e prepara com mais qualidade cada um para o ENEM.

“A gente não tem aqui esse tipo de oficina e quando recebi a notícia que teríamos esse curso, vi a oportunidade de melhor me preparar. Espero que possam levar para outras cidades também”, comentou.

O presidente da ALEAC, Nicolau Jr disse ao final da solenidade que já determinou a equipe da Escola do Legislativo que estenda a oficina para todas as regiões do estado.

“Fiz questão de começar esse programa aqui no Alto Acre porque sei do potencial dos nossos estudantes e de quanto é importante para eles. Já determinou ao pessoal da Escola do Legislativo que leve esse e outros cursos para todos os municípios que pudermos contemplar até a data do ENEM”, disse Nicolau.

Comentários

Continue lendo

Extra

Médica brasileira é encontrada morta com sinais de violência em Santa Cruz de La Sierra; ex-companheiro é principal suspeito

Publicado

em

Jenife Silva, 37 anos, natural do Amapá, estava no país para colar grau em medicina quando foi assassinada; corpo apresenta marcas de agressão e caso é investigado como feminicídio

Jenife Silva precisou retornar à Bolívia para buscar o diploma e colar grau. Jenife deixou dois filhos, um menino e uma menina. Foto: cedida 

A comunidade brasileira na Bolívia está em choque com o brutal assassinato de Jenife do Socorro de Almeida da Silva, de 36 anos de idade, natural de Santana (AP), cujo corpo foi encontrado na quarta-feira (2) em um apartamento na Zona Norte de Santa Cruz, no bairro Valle Azul, próximo ao 7º anel, na área da Universidade Ucebol.

A vítima, que havia concluído o curso de medicina e retornado à Bolívia para ‘Colar Grau’ e receber seu diploma, apresentava múltiplos sinais de violência, conforme atestado pelas autoridades locais.

A proprietária do imóvel, Mery Virginia R.F., percebeu a situação quando notou que a porta da frente estava aberta. Quando tentou contactar a inquilina, esta não atendeu a porta nem o telemóvel.

Preocupada com esta situação, a mulher decidiu bater novamente à porta por volta das 14:30 horas. Como não obteve resposta, entrou e encontrou Jenife sem vida, deitada de barriga para baixo na cama, coberta com cobertores.

Ela foi imediatamente à delegacia da área da Universidade Ucebol, para registrar a ocorrência, de onde foram enviados agentes da Força Especial de Combate à Violência (FELCV) para iniciar as investigações.

De acordo com o laudo do médico legista de plantão, Dr. Marcelo Apaza Gonzáles, a causa da morte foi uma oclusão dos orifícios respiratórios e asfixia mecânica por sufocação, atribuída a diferentes mecanismos, como compressão do pescoço (estrangulamento) ou obstrução das vias respiratórias.

As autoridades policiais de Santa Cruz de La Sierra e o promotor Dr. Daniel Ortuño relataram à imprensa que o corpo de Jenife encontra-se na Morgue do Hospital de Pampa de La Isla – onde foi realizada e detectada as circunstâncias da morte da Brasileira, o MPB sustenta a causa da morte por asfixia mecânica (estrangulamento), o laudo apresentado também foi confirmado palas autoridades.

O principal suspeito é um ex-companheiro da vítima, que não teve os dados revelados, o mesmo foi preso na quinta-feira (3) pela Força Especial de Combate à Violência (Felcv). Ele responderá por feminicídio se comprovado a participação na morte da médica, o mesmo aguardará julgamento na Felcv de Los Tusequis, uma vez que aparentemente tinha uma relação próxima com a vítima.

A proprietária do imóvel, Mery Virginia R.F., preocupada com esta situação, a proprietária decidiu bater novamente à porta por volta das 14:30 horas. Como não obteve resposta, entrou e encontrou Jenife sem vida. Foto: cedida 

Detalhes do crime:
  • O principal suspeito é o companheiro da vítima, cuja identidade não foi revelada
  • O corpo foi encaminhado ao necrotério judicial para autópsia forense
  • O promotor Dr. Daniel Ortuño coordena as investigações para determinar a causa e o mecanismo da morte
História da vítima:

Jenife, mãe de dois filhos (um menino e uma menina), já residia no Amapá, mas precisou voltar à Bolívia para concluir sua formatura em medicina. Amigos relatam que ela estava animada com a perspectiva de exercer a profissão no Brasil.

Repercussão internacional:
  • O Consulado Brasileiro em Santa Cruz foi acionado para prestar assistência ao caso
  • A Polícia Civil do Amapá acompanha as investigações à distância
  • Organizações de defesa dos direitos das mulheres na Bolívia já se manifestaram sobre o caso
Dados alarmantes:

Este é o 78º caso de feminicídio registrado na Bolívia em 2024/2025, segundo dados oficiais. O país possui uma das maiores taxas de violência contra mulheres na América do Sul, com uma média de um feminicídio altíssima.

Próximos passos:

A família da vítima no Brasil aguarda a liberação do corpo para repatriamento. Enquanto isso, as autoridades bolivianas trabalham para consolidar as provas contra o principal suspeito, que já tem histórico de violência doméstica, segundo fontes próximas à investigação.

A comunidade médica do Amapá já se mobiliza para prestar assistência à família. O caso reacende o debate sobre a proteção de mulheres em relações abusivas e a necessidade de mecanismos internacionais de proteção para cidadãos vivendo em outros países da América do Sul.

Translado do corpo

Autoridades do Amapá informaram que se solidarizam com a família para o translado do corpo da vítima. Governo do estado informou que vai custear o processo.

O cunhado de Jenife disse ainda que oficialmente o laudo não foi liberado devido à ausência de parentes de primeiro grau na Bolívia.

Nota do Ministério das Relações Exteriores:

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra, tem ciência do caso e está em contato com os familiares da brasileira, a quem presta assistência consular, e com as autoridades locais.

Informa-se que, em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, as Embaixadas e Consulados brasileiros podem prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com o governo local e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, tão logo terminem os trâmites obrigatórios realizados pelas autoridades locais.

O traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior é decisão da família e não pode ser custeado com recursos públicos, à luz do § 1º do artigo 257 do decreto 9.199/2017.

Comentários

Continue lendo