Acre
Prefeito Jerry Correia pede empenho da equipe e a ajuda da população para o combate à dengue e outras viroses no município

Preocupado com o aumento do número de casos de dengue, Zika, Chikungunya e outras viroses no município de Assis Brasil neste início de ano, o prefeito Jerry Correia determinou que as equipes das secretarias municipais que atuam diretamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, tenham as ações reforçadas.
Neste sentido, o prefeito convocou todos os secretários do município e pediu ainda mais empenho das equipes para que ajudem a população neste momento. “A situação é muito preocupante, estamos no rigor do inverno, onde os casos de dengue já aumentam muito, nossa Unidade Mista de Saúde está lotada, as unidades básicas de saúde também, nós precisamos nos unir, poder público e população e trabalhar para que essas doenças não se alastrem ainda mais. Se cada um fizer a sua parte, não deixar água parada, limpar os quintais, tomar todos os cuidados, e a prefeitura fazendo o dever de casa com as ações de limpeza, controle de saúde e orientações, vamos vencer!”, pediu o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil vem realizando diversas ações conjuntas no sentido de reduzir os números de casos dessas doenças, as secretarias de Obras e Meio Ambiente tem intensificado a limpeza em locais públicos para que não haja acúmulo de lixo e de água; já o Setor de Cadastro tem realizado ações de fiscalização em terrenos baldios e procurado os moradores para que façam a limpeza de quintais fechados, dialogado para que os proprietários tomem providências. A Secretaria de Saúde junto com a Coordenação de Defesa Civil, tem feito orientação nas residências, conversado e orientado os moradores quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação dessas doenças.
Durante toda semana foram realizas ações educativas em locais públicos e visitas em domicílio em diversos bairros da cidade, além da intensificação das campanhas educativas nas rádios, carro volante e distribuição de panfletos.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale









Você precisa fazer login para comentar.