Geral
Prefeito de Rio Branco pretende sancionar PL que proíbe participação de crianças na Parada LGBTQIA+
O evento, realizado no domingo, 1º, reuniu cerca de 7 mil pessoas, segundo a organização, e encerrou com show na Concha Acústica do Parque da Maternidade.
O prefeito Tião Bocalom relatou em entrevista na manhã desta segunda-feira (2), que estuda e pretende sancionar o projeto de lei de autoria do vereador João Marcos Luz (PL), que proíbe a participação de crianças na Parada do Orgulho LGBTQIAP+, que teve sua 17ª edição realizada neste domingo na capital acreana.
O projeto foi criticado e taxado como inconstitucional por juristas locais, pelo Ministério Público do Estado (MPAC) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Apesar de ser favorável à proposta, o prefeito Bocalom diz que aguarda um posicionamento jurídico da Procuradoria da Prefeitura de Rio Branco para tomar uma decisão.
“Eu pretendo sancionar o projeto. Estou apenas aguardando o parecer da Procuradoria do Município, que deve me dar um direcionamento até quarta-feira (4), mas minha intenção é sancionar”, destacou o prefeito de Rio Branco.
Questionado sobre a inconstitucionalidade do projeto, Bocalom acrescentou: “Se a procuradoria julgar inconstitucional, eu veto e devolvo para a Câmara”.
A proposta de João Marcos Luz gerou diversas polêmicas. O parlamentar chegou a publicar um vídeo na sexta-feira (29) afirmando que colocaria uma equipe na Parada LGBTQIA+ para fiscalizar a participação de crianças. A justiça pediu para que o vídeo fosse excluído das redes.

O evento foi recheado por debates relacionados ao Projeto de Lei aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores, que busca proibir a presença de crianças na Parada. O PL, aguarda sanção ou veto do prefeito Tião Bocalom. Foto: captada
A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Rio Branco foi marcada por festa, manifestações contra a homofobia, participação popular e briga entre participantes durante show na Parada LGBTQIA+. O evento, realizado no domingo, 1º, reuniu cerca de 7 mil pessoas, segundo a organização, e encerrou com show na Concha Acústica do Parque da Maternidade.
O encerramento foi marcado por uma confusão. Imagens registraram uma briga envolvendo alguns participantes jovens, incluindo o momento em que um deles agride uma mulher menor de idade, que chega a cair no chão após ser atingida por socos de rapaz.
Comentários
Geral
Acre terá novas viaturas da PRF para combater crimes ambientais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar a fiscalização ambiental no estado do Acre com a chegada de novas viaturas adquiridas por meio do plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS). Ao todo, o estado vai receber quatro veículos que serão empregados no combate a crimes como o garimpo e a extração ilegal de madeira.
A ação anunciada nesta terça-feira, 8, faz parte de uma estratégia nacional voltada para os nove estados da Amazônia Legal, com um investimento total de R$ 23,4 milhões. As viaturas entregues à PRF possuem tração nas quatro rodas, o que permite acesso a áreas de floresta e regiões de difícil locomoção, além de estrutura para transportar equipamentos usados nas operações de campo.
Além do Acre, também receberam quatro viaturas os estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Mato Grosso ficou com 15, seguido do Maranhão (13), Pará (12), Rondônia (10) e Tocantins (6).
Comentários
Geral
Acre recebe mais de R$ 1 milhão para fomentar pesquisas na saúde por programa do SUS
Comentários
Geral
Estudante de medicina é encontrado morto em Rio Branco

Foto: Rede Social
O estudante de medicina João Pedro Miranda, de 18 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (8), em Rio Branco. Ele era filho da médica ultrassonografista Gleiciane Miranda. A causa da morte não foi divulgada.
Além dos estudos na área da saúde, João atuava com a pulverização de produtos agrícolas, atividade que compartilhava frequentemente nas redes sociais. A notícia da morte precoce do jovem gerou comoção entre amigos, familiares e profissionais da área da saúde.
O velório ocorre na Capela da Morada da Paz, na capital acreana.
O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu nota de pesar lamentando a perda: “O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem João Pedro Miranda, de 19 anos, filho da médica Dra. Gleiciany Araújo de Miranda, ocorrido nesta terça-feira, 8 de abril, em Rio Branco. João Pedro era estudante de medicina e sua partida precoce comove toda a comunidade médica e acadêmica do estado. Neste momento de imensa dor, o CRM-AC se solidariza com a Dra. Gleiciany, familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”
O Centro Universitário Uninorte também emitiu nota de pesar pelo falecimento do acadêmico. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, pedindo que Deus os console neste momento de dor”.
Você precisa fazer login para comentar.