O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, iniciou a agenda oficial de 2026 nesta sexta-feira (2) com visitas às áreas afetadas pelas recentes inundações, reforçando o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e o atendimento às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre. A agenda contou com a presença do vice-prefeito Alysson Bestene, da primeira-dama Kelen Bocalom, dos secretários municipais João Marcos Luz e Tony Roque, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira.
Logo nas primeiras horas da manhã, o prefeito esteve nos bairros Base e Cadeia Velha, onde já tiveram início os serviços de limpeza após a redução do nível do rio (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Logo nas primeiras horas da manhã, o prefeito esteve nos bairros Base e Cadeia Velha, onde já tiveram início os serviços de limpeza após a redução do nível do rio. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, que mantém equipes de emergência atuando de forma permanente, especialmente nas áreas centrais e turísticas da capital.
“Temos uma equipe de emergência que cuida, de domingo a domingo, da parte central da cidade e das áreas turísticas, como a Praça da Revolução e o Calçadão da Gameleira”, explicou Tony. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
“Nós temos uma equipe de emergência que cuida, de domingo a domingo, da parte central da cidade e das áreas turísticas, como a Praça da Revolução e o Calçadão da Gameleira. Essas regiões são constantemente monitoradas por determinação do prefeito Tião Bocalom”, destacou o secretário de Cuidados com a Cidade, Tony Roque.
Em seguida, o prefeito visitou a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, no bairro João Eduardo, que atualmente abriga famílias desabrigadas pela enchente (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Em seguida, o prefeito visitou a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, no bairro João Eduardo, que atualmente abriga famílias desabrigadas pela enchente. No local, 12 famílias, totalizando 52 pessoas, estão acolhidas provisoriamente. Durante a visita, o gestor compartilhou o café da manhã com os abrigados, levando pães e conversando com as famílias.
A dona de casa Leni Martins, moradora do bairro 6 de Agosto, elogiou o atendimento prestado pela prefeitura. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
A dona de casa Leni Martins, moradora do bairro 6 de Agosto, elogiou o atendimento prestado pela prefeitura. “Estou aqui desde domingo e o atendimento da prefeitura está ótimo, muito bom. Estão cuidando da gente da melhor forma possível”, afirmou.
Atualmente, cinco abrigos seguem ativos no município. Com o nível do Rio Acre em processo de vazante, marcando 12,91 metros nesta sexta-feira, os serviços de limpeza já foram iniciados nos bairros centrais da capital.
No local, 12 famílias, totalizando 52 pessoas, estão acolhidas provisoriamente. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Durante a agenda, o prefeito ressaltou que o início do ano é marcado por muito trabalho, especialmente na organização da cidade após o período de cheias. Segundo ele, a gestão tem priorizado o acolhimento e o cuidado com as famílias afetadas, que estão sendo abrigadas temporariamente em escolas da rede pública.
Durante a visita, o gestor compartilhou o café da manhã com os abrigados, levando pães e conversando com as famílias. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Bocalom também agradeceu a parceria do Governo do Estado e destacou que a expectativa é de que, nos próximos meses, as famílias possam retornar às suas residências ou sejam realocadas de forma definitiva e segura. A prefeitura já se prepara para iniciar o processo de realocação das famílias atingidas.
A previsão é que, em cerca de seis meses, essas famílias sejam beneficiadas com unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de parceria entre a Caixa Econômica Federal, o Governo Federal e a Prefeitura de Rio Branco. O município investiu aproximadamente R$ 25 mil por unidade, além de custear a infraestrutura e realizar a doação dos terrenos.
A prefeitura já se prepara para iniciar o processo de realocação das famílias atingidas. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Nas áreas que serão desocupadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará ações de recuperação ambiental, incluindo monitoramento e, se necessário, o cercamento dos espaços para evitar novas ocupações irregulares.
Como medida preventiva, o prefeito anunciou que a gestão municipal planeja construir mais de duas mil unidades habitacionais até o final de 2027. Somadas às mais de mil unidades previstas pelo Governo do Estado, as moradias beneficiarão principalmente famílias que vivem em áreas de risco, às margens de igarapés e rios.
O prefeito ressaltou que o início do ano é marcado por muito trabalho, especialmente na organização da cidade após o período de cheias. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
“As famílias que sofrem todos os anos com esse problema das alagações começarão a ser retiradas dessas áreas e levadas para moradias dignas. Temos casas sendo construídas pelo programa 1001 Dignidades e pelo Minha Casa, Minha Vida, com o apoio da prefeitura. Nosso compromisso é levar dignidade para essas pessoas”, afirmou o prefeito.
As secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação e Cuidados com a Cidade atuam de forma integrada para garantir acolhimento, atendimento e suporte às famílias afetadas.
O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, assegurou que o calendário escolar não sofrerá prejuízos. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, assegurou que o calendário escolar não sofrerá prejuízos.
“O planejamento do ano letivo está mantido, com início das aulas até o dia 30 de janeiro. A utilização temporária de uma escola não comprometerá o andamento da educação no município”,“Na Secretaria de Educação, mantemos o planejamento para a retomada das aulas e o início do ano letivo, no mais tardar, até o dia 30 de janeiro. Diante desse evento ocorrido em dezembro, houve a necessidade de uso de uma escola, mas vamos retomar ao longo de janeiro para finalizar até o dia 30, sem que a educação tenha qualquer prejuízo para nossos alunos.” destacou Alysson.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.
De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.
Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.
Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.
Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.
Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso
Foto: Defesa Civil Municipal
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.
De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.
A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.
Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.
O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas
🌤️ Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.
Probabilidade de chuvas fortes: média
Probabilidade de temporais: média
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌦️ Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.
Probabilidade de chuvas fortes: média
Probabilidade de temporais: baixa
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌡️ Temperaturas previstas por região
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
Você precisa fazer login para comentar.