Conecte-se conosco

Acre

Prefeito Tião Flores firma novas parceria com Governo do Acre

Publicado

em

Da Assessoria

Nesta segunda-feira dia 13, o Prefeito Tião Flores, juntamente com o Deputado Federal Cesar Messias,  estiveram reunidos no gabinete do Governador Tião Viana, juntamente com seus assessores.

A visita tem o intuito de consolidar as parcerias com o Governo do Estado, haja vista que até o momento o governo foi parceiro em várias ações no município, a mais recente foi à operação tapa buracos através do Deracre.

O governador Tião Viana, comprometeu-se em manter e ampliar as ações em parceria com o município, visando assim atender as mais diversas áreas e proporcionar dias melhores ao povo Epitaciolandense.

Para o Prefeito Tião Flores, o momento é de união para que possamos superar a grande crise financeira que assola nossos país, estado e município, “hoje é praticamente impossível fazer ações isoladas nos governos, precisamos driblar essa crise e proporcionar melhores dias ao nosso povo”.

Tião Flores juntamente com o Deputado Federal Cesar Messias, seguem ainda hoje a noite para Brasília onde irão cumprir uma extensa agenda buscando recursos para o município.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Morre Isabel Veloso, influencer que relatou câncer em fase terminal, aos 19 anos

Publicado

em

Isabel Veloso já foi internada diversas vezes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Isabel Veloso morreu neste sábado (10) aos 19 anos após complicações em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada à Quem pelo pai da influenciadora, Joelson Veloso, que declarou: “Houve uma negligência muito grande por parte da hematologia, nós queremos uma resposta. A Isabel tinha vida, lutou bravamente. O que eu mais ouvi foi: não tem jeito”. Ela estava internada desde novembro no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. A unidade de saúde foi procurada pela Quem, mas ainda não deu retorno.

A influenciadora tinha sido diagnosticada com Linfoma de Hodgkin em 2021 e desde então compartilhava sua rotina com a doença nas redes sociais. Ela passou por um transplante de medula em outubro passado, e estava intubada na UTI do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (PR). Isabel deixa o marido, Lucas Borbas, e um filho de 11 meses, Arthur, além dos pais, Miriam Kiekow e Joelson Veloso.

Isabel Veloso raspa a cabeça pela 6ª vez: 'Agora será a última, se Deus quiser' — Foto: Reprodução/Instagram

Isabel Veloso raspa a cabeça pela 6ª vez: ‘Agora será a última, se Deus quiser’ — Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora foi intubada pela primeira vez após uma crise de falta de ar na noite do dia 26 de novembro. Na ocasião, Lucas informou que Isabel estava com excesso de magnésio no sangue, havia parado de respirar e não estava saturando. Ela chegou a respirar por conta própria, mas a intubação foi necessária novamente em 4 de dezembro, quando Isabel desenvolveu uma pneumonia.

Conscientização nas redes

Natural do Paraná, Isabel descobriu que tinha um linfoma de Hodgkin aos 15 anos e, mostrava sua vida com o câncer nas redes sociais. Simpática e muito articulada, ela também fazia um trabalho de conscientização sobre a doença, e passou por quimioterapias, e um primeiro trasplante de medula óssea.

Em 2021 soube que o câncer era incurável – Isabel interrompeu o tratamento, e decidiu realizar alguns sonhos, como se casar e ser mãe. Para a cerimônia de casamento, em abril de 2024, ela fez uma vaquinha on-line e transmitiu a união com Lucas em uma live.

Isabel Veloso — Foto: Reprodução/Instagram

Isabel Veloso — Foto: Reprodução/Instagram

“Você realmente é o cara certo para minha vida. Meu amor, eu jamais me apaixonaria dessa forma por alguém da maneira que sou apaixonada por você. Eu te amo com uma força que nunca imaginei que pudesse amar”, disse Isabel em seus votos de casamento. “Antes, eu estava ansiosa para te conhecer e agora estou ansiosa para nossa lua de mel. Eu prometo te amar, te respeitar, ser fervorosamente fiel e o melhor, te amar da forma que Jesus te ama”, afirmou na ocasião.

Em agosto de 2024, Isabel anunciou que estava grávida e registrou a barriguinha crescendo em posts no Instagram. A jovem decidiu retomar o tratamento oncológico aos cinco meses de gestação, após descobrir que o linfoma havia voltado a crescer. Grávida de 28 semanas, Isabel revelou que a doença havia se espalhado para os pulmões.

“Meu maior problema não é gestar. Meu maior desafio é ser mãe, porque eu não sei se quando meu filho nascer eu vou ser mãe para vida inteira dele, para a infância inteira”, contou em entrevista ao Domingo Legal. Após o parto prematuro de Arthur em dezembro de 2024, ela iniciou uma nova fase do tratamento.

Isabel Veloso — Foto: Reprodução/Instagram

Isabel Veloso — Foto: Reprodução/Instagram

Em maio deste ano, Isabel usou as redes sociais para anunciar que o câncer estava em remissão e que poderia fazer um novo transplante de medula óssea, realizado em outubro. O doador foi seu pai, Joelson Veloso. “Rumo à cura”, escreveu ela.

A influenciadora teve alta hospitalar no começo de novembro, mas no final do mês voltou a ser internada. Em seu último post no Instagram, do dia 15 de novembro, Isabel posou em seu sofá sorridente e de cabeça raspada – ela tinha “se despedido do cabelinho” no mês anterior. “Em casa me recuperando”, escreveu, esperançosa.

Fonte: Revista Quem

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC pede indenização para vítimas do ‘crime da motosserra’ ocorrido na década de 1990: ‘Reparação histórica’

Publicado

em

Promotoria cita o “crime da motosserra” e falha do Estado na proteção de pessoas vulneráveis; propostas incluem indenizações e pedido oficial de desculpas

A perda do filho e do marido em um dos crimes mais conhecidos do país ainda é um assunto dolorido para a família da aposentada Evanilda Firmino, de 63 anos. Foto: captada 

O Ministério Público do Acre (MPAC) instaurou um Procedimento Preparatório para apurar a atuação de um grupo de extermínio que operou no estado na década de 1990, período marcado por graves violações aos direitos humanos. A Portaria nº 01/2026/PEDDHC, assinada pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, defende a necessidade de reparação histórica e indenização às vítimas e seus familiares.

Entre as medidas sugeridas estão indenizações às vítimas indiretas e um pedido formal de desculpas do Estado, reconhecendo os crimes e reparando simbolicamente os danos causados. Foto: captada 

Entre os crimes citados está o conhecido “crime da motosserra”, descrito no documento como “um ato brutal, violento e desumano”, que permanece como uma das marcas mais graves da história recente do Acre. Segundo o MPAC, a maioria das vítimas era de pessoas em situação de vulnerabilidade social — incluindo adultos e crianças —, muitas vezes vistas como “indesejáveis” com base em critérios discriminatórios.

O procedimento tem como objetivo identificar os fatos com precisão e verificar a existência de investigações anteriores sobre o caso, inclusive as conduzidas pelo próprio MPAC. Testemunhas que denunciaram o grupo também teriam sofrido ameaças e perseguições.

“Crime da motosserra” é citado como um dos atos mais violentos e brutais da história recente do Acre. Foto: captada/The Crime 

O promotor afirma que os fatos configuram grave violação à dignidade humana e causaram dano moral coletivo à sociedade acreana, evidenciando falha do Estado no dever de proteção. Além da responsabilização, a proposta inclui políticas públicas de memória e verdade, indenizações às vítimas indiretas e um pedido formal de desculpas por parte do Estado.

Com a abertura do procedimento, o MPAC determinará a expedição de ofício à Procuradoria-Geral de Justiça para levantamento de investigações anteriores e realizará pesquisa jornalística aprofundada para integrar os autos. A portaria será publicada no Diário Eletrônico do MPAC.

A manifestação consta na Portaria nº 01/2026/PEDDHC, que instaurou um Procedimento Preparatório no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para apurar a atuação do grupo e as responsabilidades do Estado. Foto: captada/The Crime 

Comentários

Continue lendo

Acre

Ciclista motorizado fica ferido após invadir via preferencial e ser atingido por carro em Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu na Via Chico Mendes, no bairro Comara; vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro

Sidney Silva de Souza, de 47 anos, ficou ferido em um acidente de trânsito registrado na manhã deste sábado (10), na Via Chico Mendes, no bairro Comara, em Rio Branco.

De acordo com informações repassadas pelo motorista de um veículo modelo Corsa, de cor azul, envolvido na ocorrência, Sidney trafegava em uma bicicleta motorizada pela ciclovia quando, ao chegar à rotatória, não respeitou a sinalização de “pare” e acabou invadindo a via preferencial.

O condutor do automóvel relatou que ainda tentou frear para evitar a colisão, mas não conseguiu devido à aproximação repentina da vítima.

Uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local prestou o primeiro atendimento e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico e uma motolância. Após os procedimentos iniciais e estabilização, Sidney foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

A vítima sofreu cervicalgia, lombalgia e diversas escoriações pelo corpo. Apesar dos ferimentos, seu estado de saúde é considerado estável.

O Batalhão de Trânsito esteve no local para realizar os procedimentos de praxe, registrar a ocorrência e organizar o fluxo de veículos na região.

Comentários

Continue lendo