Acre
Prefeita Fernanda Hassem participa da abertura da escola de Música Sonart
O Centro Cultural Sebastião Dantas ficou cheio de crianças, jovens, mães e pais, para abertura da Escola de Música Sonart coordenada pela Secretaria de Cultura de Brasiléia. Foram mais de 80 alunos escritos, para participar durante seis meses do curso que será ministrado em dois períodos, tarde e noite no próprio Centro Cultural.
Participaram da abertura além da Prefeita Fernanda Hassem, o Secretário de Cultura Raimundo Lacerda, a Secretaria de Ação Social, Joseane Pimentel, de Educação Ramiege Rodrigues, de Planejamento Suly Guimarães, da Agricultura Antônio Francisco, de Comunicação Jane Vasconcelos, e os vereadores, Rosevete, Edu, e Sabá.
Objetivo da escola de Música Sonart é descobrir artistas da região, e tirar crianças e jovens da ociosidade no período em que não estão na escola, permitindo desta forma que não trilhem por caminhos da marginalidade, tendo em vista que o município está localizando em área de fronteira.
Maria Fernandes, mãe de aluna falou da alegria com o inicio do curso.
“É um sonho da minha filha ser cantora, ela quer cantar louvor, gravar um CD evangélico e para isso precisa aprender a tocar violão. Estamos muito felizes com essa oportunidade, que a prefeitura está promovendo para os jovens” disse.
No município de Brasiléia projetos voltados para a cultura estavam parados há 4 anos, e na gestão da prefeita Fernanda Hassem vem buscando o resgate cultural para que á população tenham opções culturais.
“Esse é um momento especial para a cultura de Brasiléia, e vamos oferecer vários outras atividades para os nossos jovens, aqui no Centro Cultural”, falou o secretário de Cultura, Raimundo Lacerda.
A prefeita, Fernanda Hassem, falou sobre a importância da escola para a comunidade.
“Esse projeto foi feito em parceria com as escolas e a comunidade, muitos vieram fazer suas inscrições,e nós precisamos cuidar das nossas crianças e jovens. Eu acredito no trabalho de prevenção, e são vários projetos culturais que serão desenvolvidos em nosso município. Agradecemos aos pais que acreditaram neste projeto, e são iniciativas como esta que tiram jovens do mundo da violência, e das drogas então todos estão de parabéns”, ressaltou a Prefeita, Fernanda Hassem.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.