Acre
Prazo para prestação de contas termina este mês, gestores municipais podem ter contas reprovadas pelo TCE
Para enganar o TCE os gestores não colocam esses valores nas prestações de contas. Só que o Tribunal decidiu analisar cada empenho pago e descobriu que muitos são de parcelas de dividas
Na lista estão: licitações fraudulentas, falta de repasses a saúde e educação, despesa exagerada da folha de pagamento e falta de documentos.

COM ADAÍLSON OLIVEIRA
Os prefeitos e presidentes de câmara têm até 31 de março para entregar os relatórios com a prestação de contas do ano passado. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado decidiram chamar os gestores para uma conversa.
Em dois encontros técnicos, o primeiro em Cruzeiro do Sul e o segundo nessa sexta-feira, em Rio Branco, foram explicados os principais problemas que têm levado prefeitos e vereadores a ficarem com as contas reprovadas e condenados a pagar multas.
Mesmo sabendo da importância do evento apenas três prefeitos participaram, o que causou um desconforto com o presidente do TCE Valmir Ribeiro. “Depois não podem reclamar, estamos oferecendo uma oportunidade para que os prefeitos e vereadores acertem as contas, e com isso descobrimos que a grande culpa é deles mesmos, que não se interessam em buscar informações”, reclamou.
____________________
O encontro foi importante porque o TCE passou uma nova informação que pode trazer mais dor de cabeça aos prefeitos.
____________________
Quando fazem acordos e parcelam suas dividas, os prefeitos passam a gastar mais com os juros e multas dessa negociação. Como essa divida foi gerada pelo prefeito e vereador, ele deve ser responsabilizado.
Para enganar o TCE os gestores não colocam esses valores nas prestações de contas. Só que o Tribunal decidiu analisar cada empenho pago e descobriu que muitos são de parcelas de dividas, inseridas com juros e multas. A partir de agora essa conta fica o gestor.
Os valores pagos com as multas e juros deverão ser devolvidos pelos gestores e a prestação de contas será reprovada.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.
Comentários
Acre
Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas
Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

“Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.
Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).
The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.