fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Porto Alegre: Justiça e cartórios fazem mutirão para emitir certidões

Publicado

em

Porto Alegre: Justiça e cartórios fazem mutirão para emitir certidões
Agência Brasil

Porto Alegre: Justiça e cartórios fazem mutirão para emitir certidões

Os moradores de Porto Alegre que perderam as certidões de nascimento e de casamento nas enchentes que atingem a capital gaúcha podem emitir novos documentos a partir desta terça-feira (14). O serviço é gratuito.

Um mutirão promovido pelo Tribunal de Justiça, o governo estadual e os cartórios de registro civil permitirá que a população procure o serviço em postos fixos montados em diversos endereços da cidade. A emissão emergencial já está em funcionamento nos abrigos desde o dia 6 deste mês. Mais de 2,9 mil atendimentos foram realizados.

Além das certidões de nascimento e casamento, haverá emissão do registro nacional de imigrantes.

Os interessados podem procurar os cartórios de registro civil das 4ª, 5ª, 6ª e 8ª zonas, entre 9h e 17h30. A emissão também pode ser feita nos postos montados no Shopping João Pessoa, Tudo Fácil Zona Norte e no foro regional do Tribunal de Justiça, localizado no bairro do Paternon, das 12h às 17h.

Detran

Mais cedo, o governo estadual informou que os serviços eletrônicos prestados pelo Detran continuam suspensos. O datacenter do sistema foi desligado por medida de segurança após a inundação do prédio que abriga o equipamento.

Os prazos de recursos contra a aplicação de multas, processos de suspensão e cassação da CNH com vencimento a partir de 29 de abril estão suspensos por tempo indeterminado.

O governo local declarou ainda que trabalha para adotar medidas e resolver problemas relacionados ao vencimento de CNH, fiscalização de infrações de trânsito e registro de veículos.

The post Porto Alegre: Justiça e cartórios fazem mutirão para emitir certidões first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Conheça os jurados regionais da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition

Publicado

em

Por

Conheça os jurados regionais da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition
Redação GPS

Conheça os jurados regionais da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition

A 6ª edição da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition 2024-25 está com inscrições abertas até o dia 19 de junho. Esta competição global, promovida pela S.Pellegrino Young Chef Academy, tem como objetivo descobrir a próxima geração de chefs talentosos ao redor do mundo. Com o tema “Bring Your Future to the Table”, a competição anunciou o júri regional da América Latina e Caribe para a Final Regional, que acontecerá em setembro no Peru.

Os cinco chefs que compõem o júri regional são figuras importantes no cenário gastronômico e terão a responsabilidade de selecionar e divulgar o vencedor regional. Conheça mais sobre cada um deles:

Janaina Torres (Brasil)

Janaina Torres é uma chef paulistana, proprietária de vários negócios gastronômicos premiados no centro de São Paulo. Fundou A Casa do Porco em 2015, que rapidamente se destacou entre os melhores restaurantes da América Latina.

Dolli Irigoyen (Argentina)

Chefe de cozinha, apresentadora de televisão e autora, Dolli Irigoyen tem mais de 50 anos de carreira. No seu espaço, Espacio Dolli, ela mantém uma cozinha de teste, escola de culinária, espaço para eventos, biblioteca e loja. Em 2023, ganhou o Icon Award por sua contribuição à gastronomia.

Gabriela Cámara (México)

Empresária nascida em Chihuahua, Gabriela fundou o Contramar na Cidade do México em 1998. Ela se destacou por sua culinária simples com ingredientes frescos de alta qualidade, expandindo seu império gastronômico com vários outros restaurantes.

James Berckemeyer (Peru)

Com mais de 23 anos de experiência, James é o fundador dos restaurantes Cosme, Alado e Pánguche. Formado pelo Cordon Bleu no Peru e com mestrado no ICIF, na Itália, trabalhou em restaurantes renomados como Agli Amici, El Celler de Can Roca e Arzak.

Mario Castrellón (Panamá)

Chef por trás do aclamado Maito na Cidade do Panamá, Mario Castrellón é um visionário da gastronomia panamenha. Seu restaurante foi o primeiro da América Central a entrar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2016.

Inscrições

Os chefs com menos de 30 anos que desejam competir na Final Regional da América Latina e Caribe devem se inscrever na competição até 19 de junho de 2024.

The post Conheça os jurados regionais da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tony Ramos recebe alta após duas cirurgias no cérebro

Publicado

em

Por

Tony Ramos recebe alta após duas cirurgias no cérebro
ESTADÃO CONTEÚDO

Tony Ramos recebe alta após duas cirurgias no cérebro

Tony Ramos recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (24), após ficar oito dias internado e ser submetido a duas cirurgias no cérebro. A informação foi divulgada por meio de uma nota emitida pelo Hospital Samaritano Botafogo , onde o artista fez todo o tratamento.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos recebeu alta hospitalar na manhã dessa sexta-feira (24)”, diz o boletim médico.

Na última quarta-feira, dia 22, o ator já havia deixado o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e começado a reabilitação, fazendo fisioterapia.

Tony Ramos estava internado desde o dia 16 de maio, após sentir-se mal. Naquele mesmo dia, ele fez uma cirurgia para drenar um sangramento intracraniano. No domingo (19), passou por um novo procedimento, após exames mostrarem novos hematomas no cérebro.

The post Tony Ramos recebe alta após duas cirurgias no cérebro first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado

Publicado

em

Por

INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado
Agência Brasil

INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira (24) a segunda parcela do décimo terceiro. Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro, que será pago conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento da segunda parcela começa pelos segurados que ganham o salário mínimo. Quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde abril. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipa a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que será paga entre o fim deste mês e o início de junho. O restante corresponde à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

The post INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo