Flash
Por falta de médicos, hospital de Xapuri deixa de atender criança em emergência
Para o gerente Josimar dos Santos, o episódio desta terça-feira foi um caso isolado para o qual todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de não se repetir

Por
O policial militar Evaniel Rêgo de Souza, de 38 anos, entrou em contato com a reportagem do ac24horas em Xapuri para denunciar uma grave situação ocorrida na manhã desta terça-feira, 29, no hospital Epaminondas Jácome, único da cidade.
O militar relatou que levou sua filha, de 1 ano e 8 meses, que tinha febre acima dos 39 graus para ser atendida no hospital, nas primeiras horas da manhã, mas ao chegar foi informado de que não havia médicos no plantão.
Diante da situação, o pai levou a filha a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas foi orientado pela médica que o recebeu a retornar ao hospital, uma vez que o caso da criança era de emergência, em razão da febre de 39,1 graus.
Novamente no hospital, Evaniel diz que encontrou a mesma situação anterior, mas foi recebido por uma profissional de nome Vanessa, que aferiu a temperatura da menina, constatando que a febre da criança já estava em 39,4 graus.
Sem a presença de um médico para avaliar e prescrever medicação para a paciente, o policial militar se dirigiu a outra Unidade Básica de Saúde onde, finalmente, conseguiu atendimento para a filha que já teve melhora em seu quadro e está em casa se recuperando.
Depois de buscar atendimento para a filha por mais de duas horas, Evaniel formalizou uma reclamação contra o hospital na Promotoria de Justiça de Xapuri e afirma esperar providências a respeito do caso pelas autoridades competentes.
“Não podemos admitir que isso continue acontecendo, pois pagamos nossos tributos religiosamente para termos o mínimo de atenção do poder público às nossas necessidades. Algo precisa ser feito antes que alguém morra sem assistência”, disse.
Procurada, a direção do hospital admitiu o problema e explicou que a falta de médicos na manhã desta terça-feira se deu porque a profissional responsável pelo plantão teve um afastamento médico por atestado na noite anterior.
O gerente geral da unidade, o enfermeiro Josimar dos Santos, afirmou que não houve tempo para que a substituição da plantonista fosse feita, mas garantiu que o problema já foi resolvido com o deslocamento de uma médica de Brasiléia.
“Tentamos de tudo para que não houvesse problemas, inclusive procuramos por médicos do município, mas eles não possuem habilitação para atendimento hospitalar. Porém, conseguimos trazer uma profissional de Brasiléia para atender até amanhã”, respondeu.
Para o gerente Josimar dos Santos, o episódio desta terça-feira foi um caso isolado para o qual todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de não se repetir. Segundo ele, a Sesacre acaba de contratar mais um médico para atuar no hospital local.
Problema antigo
Há pouco mais de um ano, o juiz da Vara Única de Xapuri, Luís Gustavo Alcalde Pinto, deferiu pedido do Ministério Público Estadual, por meio de Ação Civil Pública, para determinar que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) procedesse a contratação de médicos plantonistas para atuar no hospital local.
A medida proposta pela promotora Bianca Bernardes se baseou em relato do próprio gestor do hospital à época, João Honorato Cardoso, de que a unidade de saúde se encontrava há mais de 3 meses com déficit nos plantões médicos semanais referentes aos dias de segundas e quartas-feiras, momentos em que o hospital ficava totalmente desguarnecida de profissionais da área.
Na ocasião em que os fatos foram noticiados, o hospital possuía em seus quadros apenas quatro médicos, contratados por diferentes modalidades, que se revezavam para suprir as necessidades da comunidade local, esforço que não se mostrava suficiente. Depois da decisão judicial, alguns profissionais foram contratados e a situação de atendimento na unidade melhorou.
Precariedade
Mas os problemas no hospital de Xapuri não se resumem à falta de médicos nas escalas de plantão. Em outubro passado, a direção do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) fez uma visita à unidade e relatou que a situação era de precariedade.
Paredes com infiltrações, uma porta improvisada que potencializava a contaminação e o afundamento do piso da sala de emergências, com risco possível de desmoronamento, foram alguns dos problemas encontrados.
A entidade também afirmou ainda que faltavam medicações e havia oscilação de energia que inutilizava o equipamento de raio-x. O presidente do Sindmed em exercício, Guilherme Pulici, disse na ocasião que um relatório seria enviado à Sesacre e ao Ministério Público apresentando todas as demandas encontradas com o objetivo de cobrar melhorias.
“O hospital passou apenas por uma pintura na fachada do prédio, deixando a parte interna sem os reparos necessários. A situação pode resultar inclusive na interdição por parte do Conselho Regional de Medicina (CRM), se o órgão fiscalizador julgar procedente”, explicou o sindicalista na oportunidade em que a visita foi realizada.
Promessa
Seis dias depois da visita do Sindmed, o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, esteve no hospital, quando fez a entrega de equipamentos avaliados em R$ 1,5 milhão e anunciou a reforma da unidade, que ainda não teve data de início divulgada, e a conclusão do novo laboratório de análises, que foi entregue em novembro passado pelo governador Gladson Cameli.
Raio-X e Covid-19
Apesar de entre os novos equipamentos que foram entregues pelo secretário em outubro passado constar um aparelho de raio-x recém-adquirido, o hospital continuou a ter sérios problemas com relação a esse tipo de exame, principalmente em razão da maior necessidade provocada pela pandemia de covid-19.
No entanto, servidores do hospital que pedem sigilo da identidade relatam que o aparelho novo de raio-x foi levado pela Sesacre dias depois de ser entregue. Entre as explicações, está a dificuldade com a rede elétrica, que teria inviabilizado o funcionamento do novo equipamento, tendo a unidade voltado a operar com o antigo aparelho que vive quebrando.
Outra informação apurada junto a servidores do hospital é a de que, com o aumento de casos de covid-19 no município, pacientes diagnosticados com a doença tiveram que ser encaminhados ao hospital regional Raimundo Chaar, de Brasiléia, para realizarem radiografias do pulmão.
Procurada pela reportagem do ac24horas, a assessoria de comunicação da Sesacre trouxe uma resposta da Direção de Assistência em Saúde. Segundo a explicação, havia um aparelho de raio-x fixo e outro móvel no hospital de Xapuri.
“O fixo, por problemas de diversas quedas de energia, queimou a placa e já foi dada a ordem de serviço para a empresa. O móvel continua em pleno funcionamento, mas não é indicado no diagnóstico de covid”, enfatizou a Assistência em Saúde.
Comentários
Flash
Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes
Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes
Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.
“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”
Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.
A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.
A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.
“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”
O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia
Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.
De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.
As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco
Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.
Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.
Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.




























Você precisa fazer login para comentar.