Acre
Por falta de ambulância, jovem picado por cobra é transferido em carro particular e tem a perna amputada
O paciente do Hospital Geral de Feijó (AC), Ezequiel Souza Carvalho, de 20 anos, teve a perna amputada após ser transferido em um carro particular para Rio Branco. O fato ocorreu depois que os familiares receberem a informação de que a unidade de saúde não dispõe de uma ambulância. O jovem foi picado por uma cobra e o transporte para Rio Branco demorou mais de 24 horas.
De acordo com a denúncia, o jovem teve de ser transferido em estado grave. Temendo que a situação do rapaz piorasse ainda mais, a equipe médica do hospital teria sugerido a transferência do paciente para a Capital, Rio Branco, mas com dúvidas sobre a possibilidade de uma chegada em bom estado, o translado do jovem demorou mais de 24h para acontecer.
Por conta disso, o jovem teve de ser transportado em um veículo de passeio particular. A família, temendo o pior, não pensou duas vezes e realizou a transferência do cidadão que, bastante debilitado, corria sério risco de vida.
Ao chegar ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Ezequiel foi imediatamente transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por orientação médica, o jovem foi, ainda, cirurgiado e teve a perna amputada.
Levando em consideração o assunto, a equipe do ac24Horas buscou a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, publicada pelo Ministério da Saúde, que diz em seu parágrafo 2º, qual deve ser procedimento correto. Veja abaixo:
“§ 3º – Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras, para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.”
“§ 5º – Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.”
De acordo com familiares, se o atendimento tivesse sido feito por uma unidade móvel preparada para esse tipo de transporte, haveria maior possibilidade de o paciente não perder a perna.
Deixar de prestar socorro é crime e está previsto no Código Penal, em seu artigo 135. A prática deste crime é configurada sob o ato “deixar de prestar assistência sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ou em grave ou iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, socorro da autoridade pública”.
Visto que o atendimento necessário não foi disponibilizado ao paciente, a atitude do Poder Público de não transportar adequadamente o paciente, pode ser enquadrada no chamado crime omissivo puro, de perigo e violação de uma obrigação jurídica de agir.
Este não é o primeiro caso que demonstra problemas na gestão da saúde do Estado. Nesta quinta-feira, 28, o ac24horas noticiou uma usuária do sistema público do Acre, que afirmava ter comprado a medicação necessária para a recuperação do filho.
De acordo com Stefane Souza, a saúde pública do Acre está ficando “cada vez ficando pior”, afirma. Ao finalizar a publicação, ela ainda questiona o seguinte: “Onde será que vai parar essa falta de compromisso com as pessoas que dependem do SUS?”, escreveu.
Mas não é somente a falta de ambulâncias que está se tornando um problema. Nesta quinta-feira, 28, em Porto Walter, um dos municípios mais isolados do Acre, por falta de combustível, a única ambulância disponível na cidade não pôde transportar o produtor rural Francisco Viana dos Santos, de 47 anos. Sem ter alternativa, o pai teve de carregar, nos braços suas duas filhas menores, de cinco e sete anos de idade. Elas estavam com febre e o trajeto foi do porto da cidade até o hospital estadual.
Na unidade de saúde, mais um problema: as duas crianças não foram atendidas porque os casos eram complexos. Porém, as crianças foram levadas ao Hospital de Cruzeiro do Sul.
O QUE DIZ A SESACRE
Em resposta aos questionamentos feitos por nossa equipe, a Secretaria de Saúde do Acre informou através de Nota, que a falta de uma ambulância no local é provisória, visto que uma capotou em acidente de trânsito e a outra apresentou problemas.
Aparentemente tomando providências somente após as indagações do ac24horas, a Sesacre informou que a piora do paciente se deu por conta do tempo de viagem da zona rural até a cidade, donde recebeu atendimento médico. Ainda de acordo com o órgão, o atendimento aéreo também foi autorizado.
“O transporte de avião AEROMÉDICO foi prontamente autorizado pela Regulação do SAMU. Infelizmente, o acidente ocorrido com Ezequiel foi grave, e o tempo em que este levou até ter acesso à Unidade Hospitalar (tempo de viagem entre a zona rural e o Hospital) contribuiu para o agravamento da situação”, informa a nota.
Da Redação Ac24Horas
Comentários
Acre
Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo
Na manhã desta quinta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu a visita de 30 alunos da Escola Professora Clícia Gadelha, de Rio Branco. A atividade que foi conduzida pelo chefe do cerimonial Neto Barros, e por representantes da Escola do Legislativo, marcou o início de um projeto da Mesa Diretora que visa promover visitas guiadas ao Legislativo acreano.
Segundo o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), a iniciativa, que será lançada oficialmente em breve, tem como objetivo aproximar os estudantes do Parlamento e fortalecer a cidadania. “Queremos que nossos jovens conheçam de perto como funciona o trabalho dos deputados, entendam a importância do Poder Legislativo e se sintam parte da política do nosso Estado”, destacou o parlamentar.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer um pouco mais da história do Parlamento acreano, constituído em 1962, com a promulgação da lei que passou o Acre de território a Estado da Federação. Após conhecer o Salão Marina Silva, os alunos se dirigiram ao Salão Nobre, local onde os parlamentares aguardam o horário de início das sessões. O espaço abriga duas importantes obras do pintor acreano Sansão Pereira.
O próximo ambiente visitado e o mais aguardado pelos estudantes foi o plenário do parlamento acreano, onde eles puderam contemplar a maior obra de marchetaria do mundo, disposta em nove painéis, do artista plástico acreano, Maqueson Pereira da Silva.
O trabalho incrível do artista plástico conta trechos da história da Revolução Acreana, entre eles podemos citar o corte da corrente sobre o Rio Acre pelas tropas de Plácido de Castro. Essa foi uma das táticas adotadas pelo exército boliviano para impedir a expansão dos soldados brasileiros, como bem explicou o chefe do cerimonial da Casa de Leis, Neto Barros.
Durante a visita, os estudantes também ouviram explicações acerca da duração do mandato parlamentar, como são realizadas as sessões plenárias ordinárias, o trabalho das comissões permanentes da casa e sobre as normas que fazem parte da Constituição Estadual e do Regimento Interno, que definem as atribuições do Poder Legislativo e suas competências.
“Saber o que os deputados fazem é muito importante. Hoje, eu também fiquei sabendo que das 24 cadeiras ocupadas no parlamento acreano, 3 são ocupadas por mulheres, eu não sabia disso. Também fiquei sabendo que qualquer cidadão pode acompanhar a sessão diretamente do Salão Marina Silva, um dos ambientes que visitamos hoje”, disse um dos alunos.
Ainda na oportunidade, os estudantes participaram de um sorteio onde ganham vários brindes.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Ismael Medeiros
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes recebe equipe da Casa da Mulher Brasileira para firmar parcerias em Epitaciolândia
Encontro visa fortalecer políticas públicas e desenvolver ações de apoio às mulheres no município
Epitaciolândia, AC. O prefeito Sérgio Lopes recebeu, nesta quinta-feira, 10, a equipe da Casa da Mulher Brasileira para discutir parcerias que promovam ações em prol das mulheres epitaciolandenses. O objetivo da reunião foi alinhar projetos que garantam maior acolhimento, proteção e oportunidades para as mulheres do município.
Durante o encontro, foram abordadas iniciativas como capacitação profissional, combate à violência doméstica, assistência psicológica e jurídica, além de programas de empoderamento feminino. A Casa da Mulher Brasileira, que já atua em outras regiões do estado, oferece serviços integrados para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Sérgio Lopes destacou a importância da parceria: “É fundamental unir forças com instituições que têm expertise no atendimento às mulheres. Já criamos a Secretaria da Muller e vamos criar redes de apoio eficiente, garantindo dignidade e oportunidades para todas as epitaciolandenses.” Destacou.
A equipe da Casa da Mulher Brasileira elogiou a iniciativa do município e se colocou à disposição para colaborar com políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam implementados projetos concretos resultantes dessa cooperação.
Comentários
Acre
Acre terá calor e pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira (10)
A quinta-feira, 10, será marcada por tempo quente e variações de nuvens em todo o estado do Acre, segundo a previsão meteorológica. Pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados, com baixa probabilidade de temporais intensos.
Nas microrregiões do leste e sul do estado, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas pontuais. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, alcançando níveis entre 85% e 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos predominam do norte, com variações de noroeste e nordeste, soprando de forma fraca a calma.
Já nas regiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático se repete: sol, calor e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A umidade mínima prevista para a tarde varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima pode chegar a 100% no início do dia.
Você precisa fazer login para comentar.