Acre
Política, economia e atualidades… Por Dimas Gurgel
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) confirmou, nesta quarta-feira (13), o texto do projeto que regulamenta a profissão de DJ (disc-jockey) ou Profissional de Cabine de Som DJ e de Produtor DJ. Os senadores rejeitaram o substitutivo da Câmara, recuperando a proposta aprovada pelo Senado em 2011. A matéria segue para o Plenário.
É isso aí
A concessão vai depender da apresentação de certificado de curso profissionalizante na área. A proposta também estabelece a jornada de trabalho de seis horas diárias e 30 horas semanais e assegura a liberdade de criação interpretativa dos profissionais, desde que seja respeitada a obra original.
Quem não deve não teme
Um requerimento pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os gatos com as obras da estrada foi apresentado pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB), nesta quarta-feira (13), no plenário da Casa.
Que fique Claro
Da mesma forma que a população cobra do prefeito Everaldo Gomes, deve cobrar da deputada Ana Leila Galvão. É nosso direito e dever.
Eles sim tem a obrigação…
De mostrar serviços a população, no caso da deputada seu campo de atuação é ainda maior, já que obteve votações expressivas, não apenas no municipio de origem.
Agente bem que torce
Acho que todo brasileense do bem, torce para coisas darem certo porém tá difícil.
Uma coisa é uma coisa…
Vejo muitos vereadores jogando toda a culpa no prefeito, e posteriormente isentando as suas, assim é fácil legislar jogando toda a culpa dos erros no gestor do Município, principalmente nas ‘rodinhas’. Façam o seguinte: leia e descubram a função do poder legislativo.
A voz do povo
“A voz do povo é a voz de Deus” é assim e continua sendo. A população de Brasileia não esconde o descontentamento com o desempenho pífio de grande parte dos vereadores do Município. A escolinha deverá ser renovada em sua grande maioria nas próximas eleições.
Tudo indica
Como já vem ocorrendo em eleições passadas, mais uma vez não será diferente e é o que tudo indica. O atual vereador Carlinhos do Pelado (PSB), deverá ser indicado pelo Partido, para concorrer ao cargo de vice-prefeito na chapa petista em Brasileia.
Poder legislativo
A função de vereador, deputado e todos que foram eleitos para uma função legislativo, vai muito além de jogar culpa dos erros no executivo. Existe projetos pra serem feitos, tem o poder de fiscalizar, enfim, uma série de fatores que pode contribuir com o Estado e Município.
Ele iniciou bem
No começo tudo são flores… E assim iniciou o romance de Marcus Alexandre no início de seu mandato como prefeito do municipio de Rio Branco. Agora parece-me que alguns espinhos estão querendo se aproximar.
Pode ser mais um
É claro que, com o péssimo momento que está o PT, alguns nomes irão sem sombra de dúvidas pagar caro pelo péssimo momento do partido.
Assim vai ser
Tivemos a algum pouco tempo uma decisão que mexeu com o cenário político nacional… A saída de Marta Suplicí do PT. Já era sim esperado por muitos, sobretudo por aqueles que acompanham a política de perto.
Efeito cascata
Sabemos que não vai parar por aí. Com certeza alguns nomes além de Marta Suplicí, deverão abandonar o barco, fazendo de tudo pra salvar o nome, inclusive no Acre.
De frente com o Dimas
Torres sabemos que o Brasil passa por um momento dificil como sua empresa tem sentido isso?
É uma situação decorrente de décadas perdidas ou seja o empresário que paga seus impostos, precisa gerar emprego e renda, ver o dinheiro dos impostos simplesmente sumir .
O que está sendo mais difícil superar nesse momento?
A geração de receitas, todo empresário precisa arrecadar, é um momento onde temos que combater o desemprego e dar a resposta que a sociedade precisa .
Passamos pela maior enchente da história do estado e sobretudo da nossa região, Você acha que isso colaborou com a escassez de turistas na fronteira?
A enchente é uma coisa do passado, visto que é um fenômeno natural, nós nos acostumamos a ver esse filme, acontece que nunca tivemos medidas enérgicas nesse sentido, muita conversa e pouca ação por parte do poder público.
Na sua concepção em que o poder público pode colaborar, para que a nossa fronteira volte a ser um dos pontos mais visitados do nosso estado?
Aqui na fronteira Dimas, o que mais observamos, é que travou os serviços públicos, principalmente quando se trata de infraestrutura, o poder público nos atinge diretamente, temos uma energia elétrica além de baixa qualidade, tem um custo altíssimo, por outro lado temos uma estrada que está em péssima situação, dólar alto, isso tudo infelizmente afasta os turistas .
Por que Você acha que tem ocorrido isso?
É um conjunto de fatores, arrocho salarial, economia estagnada, município atolados em dividas, e o que é pior não sabemos até onde vai essa situação .
Torres esse ano podemos não ter o carnavale, Você que é um grande empresário, como analisa isso?
Realizar o carnavale é uma demonstração de força da gestão, até para tirar a região da situação que se encontra, não estou dizendo que tem que ser feita uma mega-festa, mas podemos fazer uma coisa simples, obter êxito, fazer a economia girar.
Torres qual a estrutura hoje da Pousada Laurian?
Linha branca, Wi-fi , atendimento personalizado, sistema de reservas, amplo estacionamento, piscina com serviços de bar, quartos completos.
Considerações finais.
Dimas, agradeço a você e ao jornal oaltoacre pela oportunidade, quero dizer que tudo que disse aqui foi do Torres empresário e externei o que realmente vem ocorrendo em nossa região, a nossa esperança é que ocorra uma nova tomada de decisões públicas e que o governo assuma suas respectivas responsabilidades.
Comentários
Acre
TJAC mantém condenação de companhias aéreas por extravio de bagagem de jogador profissional
Decisão reconhece dano moral presumido e reafirma a responsabilidade solidária de empresas que operam voos em regime de codeshare pelo extravio temporário de bagagem
A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) manteve, por unanimidade, a condenação de companhias aéreas ao pagamento de indenização por danos morais a um jogador de futebol profissional que teve a bagagem extraviada temporariamente durante uma viagem com voos operados em regime de parceria, conhecido como codeshare.
De acordo com os autos, o passageiro adquiriu um único bilhete para trechos operados por empresas diferentes. No entanto, ao chegar ao destino final, sua bagagem — que continha instrumentos essenciais para o exercício da profissão — não foi entregue, sendo localizada apenas três dias depois. Em primeira instância, as companhias foram condenadas, de forma solidária, ao pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais.
Ainda assim, uma das empresas recorreu alegando, entre outros pontos, a inexistência de responsabilidade solidária, a caracterização do episódio como mero aborrecimento e a desproporcionalidade do valor fixado. Os argumentos, porém, não foram acolhidos pelo colegiado.
Ao relatar o caso, o desembargador Júnior Alberto destacou que a relação entre as partes é de consumo, sendo aplicáveis as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Conforme o voto, a compra de passagem única para voos operados em codeshare cria uma cadeia de fornecimento, na qual todas as empresas envolvidas respondem solidariamente por falhas na prestação do serviço, independentemente de qual delas tenha operado o trecho em que ocorreu o problema.
O relator também ressaltou que o extravio temporário de bagagem contendo itens indispensáveis ao trabalho do passageiro ultrapassa o mero dissabor cotidiano. Para o colegiado, a privação dos instrumentos profissionais por três dias gerou angústia e frustração suficientes para caracterizar dano moral presumido, nos termos do artigo 14 do CDC.
Quanto ao valor da indenização, a Câmara entendeu que o montante de R$ 5 mil é razoável e proporcional, levando em consideração a gravidade do dano, a capacidade econômica das empresas e a função pedagógica da condenação, estando em consonância com a jurisprudência adotada em casos semelhantes.
Com a decisão, o recurso de apelação foi negado e a sentença de primeiro grau mantida integralmente. A tese firmada pelo colegiado reforça o entendimento de que companhias aéreas que atuam em regime de parceria respondem solidariamente por falhas no serviço, como o extravio de bagagem, garantindo maior proteção aos direitos dos consumidores.
Apelação Cível n. 0707775-86.2021.8.01.0001
Comentários
Acre
Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco
Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes
Comentários
Acre
Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Foto: Instagram
A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.
O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.
Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.
Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.




Você precisa fazer login para comentar.