fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade – Dimas Gurgel

Publicado

em

DIMAS-COLUNAUi, ui… A casa tá caindo

“Terão de construir mais 3 celas: para mim, Lula e Dilma”, dizia Emilio Odebrecht, sobre possível prisão do filho. O presidente da Odebrecht, Marcelo, foi preso nesta sexta passada.

Fechando o Cerco

Depois de José dirceu, homem poderoso, dispara sua raiva declarando que Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva, chegou a vez de outro homem dono de império declarar a sua. Ele não está brincando e vai ser dificil conter o dono da Odebrecht, que é um verdadeiro império na América Latina.

Ah! Menino lindo…

“O PT perdeu um pouco do sonho, da utopia, a gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha mais de graça pelo partido”, disse Lula, “Estamos querendo salvar nossas peles e cargos”.

Será?

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou, nesta segunda-feira (22), que o Partido dos Trabalhadores perdeu o vigor transformador e se acomodou no poder. Ele classificou as recentes críticas do ex-presidente Luís inácio Lula da Silva ao governo Dilma como “duras e contundentes”.

Venezuela

“Nós fomos levados para uma arapuca previamente armada”. Essa foi a síntese feita pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), sobre a missão “humanitária e democrática” de oito senadores brasileiros à Venezuela.

O Brasil quer mudança

Nove em cada dez brasileiros se dizem favoráveis à redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, em pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22). Entre os entrevistados, 87% apoiam a mudança na legislação — exatamente o mesmo percentual apontado em levantamento feito em abril, o maior desde a primeira pesquisa do órgão sobre o tema.

O menino não quer

Apanhou e muito, após existir uma chuva de comentários em sua página no facebook, o deputado federal Leo de Brito (PT) excluiu sua postagem em relação a seu posicionamento quanto à redução da maioridade penal.

Melhor ouvir o povo!

Já diz o ditado: ‘A voz do povo é a voz de Deus’, não é o que pensa o deputado federal Leo de Brito, que é contrário ao posicionamento de 87% da população. Oensar diferente pode, claro, mas ir contra o povo é meio complicado.

Foi sonho

Um dia desses nas minhas andanças, estava em um seringal e vi uma senhora morena magrinha e de óculos. Caminhava humildemente com uma chinela de dedo, achei que era Marina Silva defendendo os seringueiros (rsrs). Mas não era… Foi apenas sonho. Parece que a defesa só aparece na midia, não no dia-dia de Marina.

Tudo pode acontecer

Politica é politica né mesmo? Ainda não foi definido os nomes dos pré-candidatos, tanto da Frente popular como da situação em Brasileia. E se o Senador Sérgio Petecão resolver lançar sua esposa Marfisa Galvão como pré-candidata à prefeita em Brasiléia, já que a mesma é de origem Brasileense… Hein? Como? Cuma?

Quase certo

Sabemos que a fronteira precisa urgente de mudanças, sobretudo na política. Precisa de pessoas com novas idéias e que não tiveram oportunidade de desenvolver algum trabalho, um dos nomes que deve aparecer nas campanhas futuras, é do Advogado e secretário de comunicação Júnior Revollo.

Alerta

Devido ao descaso por parte do governo, ponte José Augusto poderá ser fechada nos próximos dias. Já existe um grupo se mobilizando para o bloqueio e vale lembrar que é um movimento com membros da sociedade e sem cor partidária.

DSC_0041

Vereadora Fernanda Hassem (PT)

DE FRENTE COM DIMAS…

Fernanda o parlamento é o que você esperava ?

R – No geral Sim, é claro que tem muitos dissabores na política. O parlamento possui uma função específica, diferentemente do executivo. Cabe ao parlamento fiscalizar, Legislar, propor, sobretudo ajudar no desenvolvimento da cidade. A Câmara de Vereadores precisa andar de mãos dadas com o povo, quando deixa de fazer isso ela entra em contradição com o seu propósito, pois ela precisa criar mecanismos de transparência e independência, porém, por se tratar de um colegiado que defende vários interesses, Vejo a Câmara de Brasileia distante deste propósito, que foi a base para a eleição de todos nós.

Vereadora como você analisa a situação atual de Brasileia em relação a infra-estrutura?

R – Precária. A população de um modo geral confiou na mudança proposta pelo Prefeito Everaldo Gomes, no entanto desde o início desta gestão o município de Brasileia retrocedeu em vários aspectos como: desvio de recursos públicos amplamente divulgado em todo o Estado, multas e penalidades aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado, mudanças constantes no seu secretariado, atraso de salários dos prestadores de serviço, perda e devolução de recursos de convênios, cito a exemplo a Av Manoel Marinho Monte, descumprimento de prazos, entre outros. No caso de infra-estrutura temos enormes dificuldades, até com serviços básicos como limpeza da cidade, saneamento básico, manutenção dos espaços públicos, manutenção dos ramais, falta medicamento nas unidades de saúde, enfim, nossa cidade regrediu, para exemplificar a Prefeitura lançou um programa para iluminar a cidade ano passado, mas contratou somente em 02 de março deste ano, no valor de R$ 2.443.751.50. Quase dois milhões e quinhentos mil reais , mas como todos sabem a cidade vive as escuras.

A Câmara municipal de Brasileia de forma geral tem exercido o seu papel, legislando e fiscalizando?

R- De forma geral não. Somos 11 vereadores. Respeito cada um e vejo comprometimento de todos, mas como disse anteriormente é um colegiado. Já tivemos votações importantes para cumprir o papel do vereador, que é fiscalizar, mas que foi derrubado porque o prefeito tem maioria, como foi o caso do desvio de recursos da saúde, como também foi o caso do recurso da Caixa Econômica Federal relativo à compensação financeira para detenção da folha de pagamento municipal, este último até hoje a Câmara não teve acesso. A mesa diretora comanda o Poder Legislativo e cabe a ela definir mecanismo de se aproximar do povo, a população precisa se enxergar na Câmara. No entanto nesta legislatura já foram aprovados o código sanitário, o Plano diretor, Isenções de impostos que beneficiam os alagados, audiências publicas e além das prerrogativas institucionais e indicações.

Vereadora, você e Joelso Pontes, são os nomes que mais aparece na mídia, te surpreendeu de alguma forma, seu nome não aparecer na lista publicada pelo instituo tiradentes de vereadores mais atuantes do municipio?

R- De forma nenhuma, pelo contrário, tenho a consciência que exerço meu papel como vereadora do município, respondendo a confiança a mim depositada, sinto isso quando faço aquilo que mais gosto na política que é estar nos bairros, nas comunidades ouvindo e visitando as pessoas. Isso tudo é muito relativo no final do ano passado fui eleita pela Empresa Top Eventos, que adotou a metodologia de votação via internet e in loco fui eleita a vereadora mais atuante do município.

Na sua concepção durante o mandato de oito anos da gestora Leila Galvão, seria possível Brasileia ter avançado mais?

R- A deputada Leila Galvão possui em seu currículo um histórico de prestígio na região do Alto Acre, foi vereadora por dois mandatos, vice prefeita, dois mandatos de prefeita e na última eleição o povo reconheceu seu trabalho e lhe confiou o mandato de deputada estadual, por tudo isso justifica sua competência. A Leila Galvão fez e faz muito por Brasileia. Nos seus mandatos de prefeita, além dos investimentos públicos em infra- estrutura e serviços basicos, também credenciou o município a receber investimentos públicos e privados, como: Fábrica de castanha, Acreaves, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Campus da UFAC. Deixou para o atual prefeito executar a construção das Praças do Eldorado, Ferreira da Silva e da Ponte, Veículos a receber, Academicas Comunitárias de Saúde, quadra sintetica. Mas quando se trata de gestão pública sempre há algo por fazer e o tempo todo surgem novas demandas.

Como você analisa a atual gestão municipal?

R – Vejo da seguinte forma, seu cartão de visita foi dado, o projeto de mudança tão anunciado pelo prefeito e sua equipe não ocorreu. O mandato é de 4 anos, já se passaram dois anos e seis meses e pouca coisa foi feita neste período. O povo tá cansado de desculpas, de pedir paciência, de jogar a responsabilidade em gestões anteriores ou no Governo Estadual. Jamais fugí das minhas responsabilidades, daquilo que me compete, quero o melhor para Brasiléia, nascí e cresci aqui, constituí família aqui. Torço para que nossa cidade reencontre o caminho do desenvolvimento, que possibilite uma melhor qualidade de vida para a população, mas o que vejo hoje é exatamente o contrário, falta confiança e credibilidade. Não digo isso por ser vereadora de oposição à atual gestão, é o sentimento que ouço nas ruas, gostaria de estar aqui elogiando, reconhecendo o trabalho feito, mas como cidadã e mãe de família fico triste com a situação que Brasiléia se encontra hoje. Passamos por mais uma enchente, essa maior que a outra, mas convenhamos que Brasiléia já vinha passando problemas.

Como você analisa a atual gestão Estadual?

R – O povo Acriano confiou mais um mandato ao Governador Tião Viana, porque acredita que seu projeto de governo ainda é o melhor para o Acre. O Governo do Estado, assim como o País atravessa uma grande crise econômica, mesmo com tudo isso a Máquina Admistrativa Estadual permanece com obras em andamento e outras recém inauguradas, mas o desafio é grande, o Governo Estadual tem como meta o processo de industrialização e geração de emprego e renda para o desenvolvimento do Estado. Outro ponto que vejo como importante é reconhecer as falhas e erros e corrigí-los.

Vereadora o povo brasileiro anda desacreditado, sobretudo dos politicos, para a vereadora quais os principais motivos que levaram a esse nível de desconfiança?

R – Em primeiro lugar, a Corrupção. Em seguida, a falta de compromisso de alguns políticos com aquilo que se propuseram a fazer. Um cargo político é um cargo público, as pessoas querem se sentir bem representadas. Temos crises em todas classes, poderes e categorias, como é o caso atual de corrupção na FIFA, vez por outra no Judiciário, Igrejas e outros. Mas é através da administração pública, dos políticos que verdadeiramente se decide o futuro da população, em todos os aspectos, tais como Educação, Saúde, Infra-estrutura e uma melhor qualidade de vida para todos.

Sabemos que os partidos politicos estão sem credibilidade, isso é generalizado, claro que o PT tem pago um preço mais alto que os outros, pelo fato de estar no poder a bastante tempo, como a vereadora analisa a situação atual do partido dos trabalhadores, o próprio senador Jorge Viana vem pedindo mudanças internas. Na sua concepção o PT mudou ou ainda é o mesmo de anos atrás?

R – O Partido dos Trabalhadores é formado por homens e mulheres de bem, por famílias. Não podemos generalizar casos isolados com todo o partido.O estatuto do PT prega a moralidade , a etica e o compromisso com a sociedade.Sabemos da contribuição que o partido dá ao Brasil, Acre e Brasileia não reconhecer isso é negar a nossa historia. Defendo que a Lei seja aplicada com rigor para todos que cometerem atos que desabonem os princípios da Administração Pública. Vale ressaltar que os maiores escândalos não envolvem só o PT, mas também o PMDB, que também admnistra o País, o PP, com basicamente toda sua cúpula envolvida em escândalos, assim como o PSDB, DEM e os demais.

Fernanda muito se fala em seu nome como pré-candidata a prefeita por nossa cidade, o povo quer saber, Fernanda é ou não candidata em 2016?

R – Fui eleita Vereadora. Graças a Deus venho exercendo meu mandato com afinco, zelo e compromisso. Isso tem me credenciado como possível pré-candidata à Prefeita no próximo pleito, mas repito, sou Vereadora. Sou filiada ao partido e meu nome está a disposição, assim como existem outros nomes qualificados. Minha possível pré-candidatura no PT jamais será impositiva.

Todos sabemos que você vem de uma familia tradicional na politica, é uma parlamentar jovem, além de muito simpática, seu sobrenome ajuda ou atrapalha?

R – Dimas, veja bem. Meu nome é Fernanda de Souza Hassem Cesar, foi com esse nome que a população de Brasiléia, quando teve a oportunidade de se manifestar nas urnas, me elegeu e me credenciou a Vereadora mais votada do Município de Brasiléia nas eleições de 2012. Tenho minha formação acadêmica, constituí minha família, há 14 anos trabalho na Administração Pública. Sei diferenciar o certo e o errado, sempre tive minhas convicções e ideais políticos, o que me permitiu fazer parte do cenário político da cidade que tanto amo. Acredito que a vida pública é semelhante a vida pessoal, você vai colher aquilo que você plantar. Sempre semeei o respeito às pessoas, o respeito às diferenças, o trabalho e a ética. Minha história fala por mim.

Considerações finais…

Agradeço o convite ao tempo em que te parabenizo pela coluna. Venho acompanhando seu trabalho e você vem se credenciando como colunista político.

Quero agradecer a Deus e ao Povo de Brasiléia. Até aqui adquiri muita experiência e tenho tentado imprimir um mandato comprometido com a vida, com o município, construindo uma política a partir do cotidiano. Sei da minha responsabilidade com o município, que há muito a ser feito, mas dentro das minhas possibilidades como vereadora, seguirei firme. O que realmente desejo é que Brasiléia, independentemente de questões partidárias, siga rumo ao desenvolvimento, a dias melhores. Que trabalhe em defesa das minorias.

Obrigado Dimas

Devido estar cumprindo uma agenda fora do Município, as perguntas foram enviadas por e-mail. Foram feita 13 perguntas, onde a vereadora não respondeu apenas uma, que é um direito da Vereadora.

Existe possibilidade de Fernanda Hassem, sair candidata por um outro partido que não seja o PT?

Ficamos sem resposta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre culpa prefeitura de Assis Brasil por suspensão de inauguração de casas

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Após a decisão da Justiça que suspendeu a inauguração de 11 unidades habitacionais no município de Assis Brasil, o governo do Acre divulgou uma nota nesta quarta-feira, 14, esclarecendo sua atuação na obra. O governo informou que a responsabilidade pela execução da infraestrutura externa é da Prefeitura Municipal.

A suspensão da entrega das casas, prevista para ocorrer nesta mesma data, foi determinada pela desembargadora Waldirene Cordeiro, que compõe a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre, atendendo a pedido do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

A medida tem como base uma ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça Cumulativa de Assis Brasil, que apontou risco de desabamento de encosta na área onde as moradias foram construídas.

A vistoria técnica que embasou a ação realizada pelo MPAC, apontou instabilidade no terreno, com erosão e fissuras, além da ausência de estudos geotécnicos e de um projeto de drenagem.

Também foi apurado que houve supressão de vegetação em área não autorizada pela licença ambiental.

Na nota, assinada pelo secretário de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), Egleuson Santiago, a Secretaria informou que todas as unidades habitacionais sob sua responsabilidade foram concluídas conforme o planejamento técnico estabelecido, obedecendo aos padrões de qualidade e segurança.

“As unidades foram executadas dentro dos padrões de qualidade e segurança definidos, representando o fiel cumprimento do escopo sob responsabilidade da Sehurb”, diz um trecho da Nota.

O empreendimento, segundo a pasta, foi licenciado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), por meio da Licença Ambiental Única nº 288/2024, emitida em julho do ano passado.

O governo esclareceu, ainda, que os serviços de infraestrutura externa – apontados como um dos fatores de risco no local – são de responsabilidade da Prefeitura de Assis Brasil.

“A execução da infraestrutura externa é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Assis Brasil, com a qual o Estado mantém diálogo institucional para viabilizar a conclusão tempestiva e a entrega definitiva do empreendimento às famílias beneficiadas”, diz a nota.

Além disso, a Sehurb informou que os projetos técnicos dessa etapa foram elaborados pelo Estado e estão disponíveis para garantir agilidade na execução. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em até 30 dias.

Na ação civil, o MPAC também pediu que as famílias contempladas recebam auxílio por meio de aluguel social enquanto durar a interdição.

Por fim, a Secretaria de Habitação reafirmou seu compromisso com a política habitacional do estado e com a entrega de moradias dignas à população, dentro dos prazos e normas legais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo Federal autoriza repasse de R$ 52,7mi a cidades afetadas por desastres; No Acre 7 serão beneficiados

Publicado

em

Foto ilustrativa/arquivo: Sérgio Vale

Estão na lista municípios dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraíba, Piauí, Ceará, Mato Grosso e Bahia

A Defesa Civil Nacional autorizou, nesta quarta-feira, 14 de maio, o repasse de 52 milhões reais para ações de resposta e recuperação em 95 cidades brasileiras. Estão na lista municípios dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraíba, Piauí, Ceará, Mato Grosso e Bahia.

Para conferir a lista com os municípios, acesse http://mdr.gov.br .

Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os recursos podem ser aplicados.

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”.

Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Para saber mais sobre as ações do Governo federal em Proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br.

ACRE

Rio Branco (AC) R$ 973.092,25

Plácido de Castro (AC) R$ 133.213,10

Mâncio Lima (AC) R$ 2.692.568,00

Cruzeiro do Sul (AC) R$ 1.111.849,75

Tarauacá (AC) R$ 342.415,00

Marechal Thaumaturgo (AC)  R$ 773.847,60

Feijó (AC) R$ 647.200,00

Reportagem, Janaína Castro

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura e Iteracre definem prioridades para regularização fundiária em Epitaciolândia

Publicado

em

Reunião entre gestão municipal e Iteracre definiu prioridades para os bairros Fontenele de Castro e Aeroporto

Bairros Fontenele de Castro e Aeroporto serão os primeiros a receber títulos de propriedade. Foto: cedida 

Em mais um passo para garantir direitos de propriedade aos moradores, o prefeito Sérgio Lopes se reuniu nesta quarta-feira (14) com a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, além do presidente da Câmara, Antônio Rosiclei (Solidariedade), e os vereadores Ary Matos (sOLIDARIEDADE), e Jezo Batista (PL). O encontro discutiu os avanços da regularização fundiária no município.

Os primeiros bairros a serem beneficiados serão Fontenele de Castro e Aeroporto, com posterior expansão para outras áreas. A ação visa garantir segurança jurídica aos moradores e impulsionar o desenvolvimento urbano de Epitaciolândia.

“Como representante do povo, estamos trabalhando para resolver uma demanda histórica da população e trazer mais dignidade às famílias”, destacou o presidente Antônio Rosiclei (Solidariedade). A regularização é considerada essencial para melhorar a qualidade de vida e valorizar os imóveis na região.

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado do presidente da Câmara Antônio Rosiclei e dos vereadores Ary Matos e Jezo, discutiu com a presidente do Iteracre. Foto: cedida 

Os bairros Fontenele de Castro e Aeroporto foram definidos como prioritários para receber os primeiros títulos de propriedade. A ação visa garantir segurança jurídica aos moradores e impulsionar o desenvolvimento urbano da cidade.

“Estamos cumprindo nosso compromisso de trazer mais dignidade às famílias epitaciolandenses através da regularização fundiária”, afirmou o prefeito Sérgio Lopes. A iniciativa representa um avanço significativo para a população, que aguardava há anos por esta solução.

Comentários

Continue lendo