Acre
Política, economia e atualidade – Com Dimas Gurgel
O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.
“Abraham Lincoln”
Nenhum senador retirou até a meia-noite de quinta-feira (28), conforme a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a assinatura do requerimento de criação da CPI proposta para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo FIFA 2014.
Interessante
O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu, nesta segunda-feira (1º), um teto para doações de campanha como forma de impedir que o candidato “tenha dono” e o eleito “tenha patrão”.
Toma de lá da cá
Assim tem sido a politica em nosso estado. Essa é a amaldiçoada fórmula que tem sido ultlizada por politiqueiros do nosso estado, é o famoso jogo do empurra, empurra. A grande maioria não quer fazer nada, essa é a verdade… É um acusando o outro .
Tá facinho, facinho…
Como diz um amigo meu, bater no PT hoje, está mais fácil do que empurrar bebo em ladeira. Aliás defender o que no momento é indefensável, é dificil .
A Culpa não é apenas do PT
É importante salientar que partido são feito de pessoas. Existem pessoas de valores em todos os partidos, inclusive no PT, porém infelizmente tem pouco destaque, não tem voz, daí porque o mau se sobrepõe, em algumas situações.
Mentes tão bem que parece verdade
Poderia sintetizar a campanha do governo em nosso municipio com essa música. Mas, falando sério… O povo já não aguenta mais, passar todos os dias em uma pinguela que querem insistir em chamar de ponte,o povo não quer saber mais de reformas. Queremos é uma ponte nova, até onde isso vai mesmo?
Sem prestigio
Não vou generalizar, mas que tá dificil elogiar alguma sigla partidária no Brasil está. O povo que já não acreditava muito, passou a não acreditar em nada, o que é ruim para uma nação, quando a falta de interesse pela política é maior que o interesse.
Tudo pode acontecer
Muito se fala na atualidade o nome da professora Rosimari como pré-candidata a prefeita no municipio de Epitaciolândia. Da mesma forma muito se fala em Erivelton como pré-candidato em Xapuri. Vamos aguardar, tem muita água pra rolar…
Não dar pra acreditar
Em meio a tudo que estamos passando, com tantos problemas e dificuldades, a deputada eleita pelo povo, solicita o curso de medicina pra UFAC em Brasileia. Não é que eu seja contra o curso, mas peraí… não é o momento, vamos combinar…
É piada de péssimo gosto
Uma coisa de cada vez, vamos ‘iniciar pelo início’ né mesmo deputada!? Quando ví não acreditei… Vindo de uma pessoa culta um discurso desse porte, mas… Ficamos assim primeiro, a UFAC fica pronta e depois, bem depois, muito depois, a gente solicita o curso de medicina, que passou décadas pra chegar em Rio Branco. Sonhar é bom, mas não é um momento propício pra esse tipo de sonho.
É muita grana
Olha, vou dizer uma coisa. Se vir a grana toda que o prefeito Everaldo Gomes tem anunciado nos veículos de comunicação, não vai ter desculpa o trabalho vai ter que aparecer.
Vai e vem da estrela
A culpa é das prefeituras… Negativo! A culpa é do governo, é não! É das prefeituras… Enquanto existir esse vai e vem, o povo vai continuar sendo brinquedo.
Os Mezenga e os Berdinazzi
Assim está a relação do prefeito de Epitaciolândia com alguns vereadores. O clima tá tenso, e a gente, claro, ligado acompanhando a novela de perto.
De quem é a culpa?
A culpa é nossa. Exatamente nossa, logo se somos o culpados, temos que pagar pela conta de fato estamos pagando e, MUITO CARO, basta ver os ajustes que estão ocorrendo.
Ficamos pra trás.
Sempre que vou em Cobija (bolívia), fico observando e analisando o que aconteceu na fronteira nos últimos dez anos. A capital de Pando evoluiu muito. E nós… nós ficamos literalmente atrasados. Essa desculpa que Cobija é capital e nós somos municipio, não me convence muito.
Que coisa feia
O Brasil segue na última colocação no Ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos. O instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (BPT), avaliou 30 Países.
Bem Assim
Pagamos impostos de países europeus e temos serviços públicos de serviços africanos.
DE FRENTE COM DIMAS…

Médico com especialização em cardiologia e agora empresário, Adriano Marcell da Silva, abre espaço para a prática de esporte e saúde – Foto: Arquivo pessoal.
Adriano estamos passando por um momento dificil na economia, sobretudo em Brasileia, o que realmente te levou a fazer esse mega investimento em nosso municipio?
Acreditar em Brasileia, que hoje necessita já de um projeto desse porte. Investir em saúde é sempre importante, qualidade de vida, acreditando que a população de Brasileia e Epitaciolândia já merece esse tipo de investimento. Hoje somos um pólo, temos diversos estudantes de fora, temos várias empresas, vários imigrantes.
Qual a sua visão futura?
É sempre o crescimento, dar um atendimento de qualidade ao usuário, sem cobrar muito, trazer sempre inovação, inclusive em julho, teremos coisas novas, por entender a importância desta data, já que é o aniversário da nossa cidade.
Você espera um retorno em que prazo?
Retorno a médio prazo… Como todo mega-investimento, o grande objetivo da academia não é apenas o lucro imediato mas, proporcionar saúde a população.
Qual a mudança que a Vip Fitness pode apresentar na vida das pessoas?
Vip Fitness veio pra revolucionar, trazer novidades, pra melhorar o condicionametno fisico e mental pois, todos nós sabemos que o exercicio fisico melhora e muito a qualidade de vida das pessoas e realizando exercicios com frequencia liberamos hormonios como endofina e cerotoninas, que são hormonios do bem-estar, combate a insonia e e diversas outras patologias.
Você hoje nesse seguimento, já é o maior empresário da região do Alto Acre, você se preocupa com a concorrência?
Não me preocupo com a concorrência, acho que tem espaço pra todo mundo, agora o que precisa ter é sempre visão e, não medir esforços para prestar um serviço de qualidade, visando sempre o bem-estar do usuário, até porque esse investimento que já chega na casa de quase meio milhão de reais, fez com que a Vip não deixe nada a desejar a seus usuários.
Qual a estrutura da Vip Fitness hoje?
A Vip Fitines é diferenciada desde seu nome, contamos com várias modadlidade de condicionamento fisico, está localizada no primeiro prédio construido em Brasiléia. É uma área de 500 metros quadrados. Contamos com salas climatizadas, câmeras de segurança monitoramento 24 horas, banheiros, vestuários com duchas, espaço reservado para mulheres, estacionamento próprio, Wi-Fi, e instrutores capacitados. A Vip Fitnnes contará também com consultas periódicas, já que eu tenho pós-graduação em cardiologia e nesse sentido, vou está monitorando de perto com consultas periódicas e avaliações laboratoriais, na intenção de diminuir o alto índice de obesidade, sedentarismo e doenças cárdiacas.
Quais as modalidades que a Vip Fitines vai proporcionar aos usuários?
Ginástica localizada (GAP)
Zumba
Treino Funcional
Musculação
Power Jump
Artes maciais
Aerobox
Steep
Spinning
Personal trainning
Como empresário, está satisfeito?
Sim, estou muito satisfeito. Porque foi um sonho que eu pude realizar, mais feliz ainda por saber que o investimento está sendo feito em minha cidade de origem. Saí com 18 anos, mas jamais esqueci a minha cidade, logo estou muito feliz por trazer esse grande empreendimento a nossa cidade, gerando emprego e renda.
Como é no Brasil montar um negócio desta magnitude, quais as dificuldades enfrentadas?
As maiores dificuldades são as burocracias impostas pelo governo. Hoje em dia pra abrir uma empresa totalmente legalizada leva de 2 a 3 meses, além da carga tributária altissíma, o que também encarece muito em relação a outros Países .
Considerações finais…
Quero convidar o povo não apenas de Brasileia, mas de toda região pra inauguração da Vip Fitnnes, no sábado (6). A vip Fitnnes veio pra mudar o conceito e mostrar que não precisa pagar muito caro pra ter acesso a um serviço de qualidade. Agradeço a Deus, minha familia, a você Dimas Gurgel e ao jornal oaltoacre.com
Comentários
Acre
Selecionado de Brasiléia avança à final da Copa Intermunicipal de Futsal e busca novo título no próximo dia 9
Após tetracampeonato estadual, time garante vaga na decisão contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Dirigentes destacam identidade da equipe e foco no próximo título

Após título do Campeonato Acreano 2025, selecionado vence Tarauacá e garante vaga na decisão contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Foto: Art
O selecionado de futsal de Brasiléia segue acumulando conquistas. Após sagrar-se tetracampeão acreano no último sábado (27), a equipe garantiu vaga na final da Copa Intermunicipal Gilberto Lira com uma vitória por 5 a 3 sobre Tarauacá, na noite de segunda-feira (29), em Senador Guiomard. Agora, o time disputará o título contra o selecionado de Sena Madureira no próximo dia 9 de janeiro, às margens do rio Iaco.
A comissão técnica do selecionado expressou confiança na disputa da final da Copa Intermunicipal Gilberto Lira, marcada para janeiro contra Sena Madureira. O gerente de esporte Cleberson Venâncio destacou a importância da identidade da equipe e afirmou que “o foco e o compromisso serão determinantes” para o resultado positivo na Regional do Purus, situa-se às margens do rio Iaco.
O gerente de esporte Cleberson Venâncio destacou ainda a versatilidade da equipe: “O Brasiléia Esporte Clube tem uma variabilidade de jogo muito interessante e jogadores muito intuitivos, que arranjam soluções de acordo com o que o jogo pede”, finalizando a reportagem.

Após tetracampeonato estadual 2025, elenco vence Tarauacá e garante vaga na decisão da Copa Intermunicipal de Futsal contra Sena Madureira no dia 9 de janeiro. Foto: cedida
O técnico Anjilberto Gugel (Anjo), reforçou a consciência coletiva sobre a oportunidade histórica. “Todos estão muito conscientes da importância de ganhar mais este título para Brasiléia”, afirmou, ressaltando a identificação da nova geração com o projeto e a preparação como fatores decisivos. “Estou totalmente confiante em mais uma excelente resposta da equipa em Sena Madureira”, completou.
A equipe chega à decisão motivada pelo recente tetracampeonato estadual de futsal 2025 e pela vitória sobre Tarauacá na semifinal da Copa Intermunicipal. A sequência de jogos e conquistas reforça a força do município no cenário do futsal acreano, com a equipe mantendo o ritmo competitivo em busca de mais um troféu no início de 2026.

Selecionado de Brasiléia de futsal avança para mais uma final e mantém sequência de conquistas fora de casa. Foto: cedida
Comentários
Acre
Ação do GIRO do 8º BPM prende dois por tráfico de drogas em Sena Madureira
Patrulhamento no bairro Cristo Libertador resultou na apreensão de mais de dois quilos de maconha e outras substâncias ilícitas
Uma ação do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), do 8º Batalhão da Polícia Militar, resultou na prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira.
A ocorrência foi registrada durante patrulhamento ostensivo e preventivo, quando os policiais perceberam uma movimentação considerada suspeita em uma residência. Ao notarem a aproximação da viatura, dois indivíduos tentaram fugir, mas foram alcançados e abordados pela guarnição.
Durante a revista pessoal e as buscas no imóvel, os militares encontraram aproximadamente 2,1 quilos de maconha, cerca de 40 gramas de uma substância semelhante à pasta base de cocaína, além de uma balança de precisão, uma faca, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.
Diante do flagrante, os dois receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Acre
Atuação da Secretaria de Habitação e Urbanismo fortalece políticas públicas e impulsiona o desenvolvimento dos municípios em 2025
A Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb) consolidou-se em 2025 como um dos pilares das políticas públicas voltadas à garantia do direito à moradia no Acre. Ao longo do ano, a pasta avançou na implementação de programas habitacionais e urbanísticos que beneficiaram diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo não apenas o acesso à casa própria, mas também mais dignidade, segurança e qualidade de vida para milhares de acreanos.
A atuação da pasta tem impacto direto na vida das pessoas, ao levar estabilidade a milhares de famílias. A política habitacional é fundamental para assegurar direitos básicos, organizar o crescimento das cidades e promover inclusão social, especialmente para comunidades que historicamente enfrentam dificuldades de acesso à moradia adequada.

Os resultados de 2025 também são fruto da parceria entre os governos estadual e federal, que tem possibilitado a ampliação de investimentos e a execução de projetos em diferentes regiões do Acre. Essa cooperação tem fortalecido as ações da Sehurb e contribuído para diminuir as desigualdades sociais, promovendo desenvolvimento urbano e social de forma mais equilibrada em todo o estado.
Ao fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo desse ano, o titular da secretaria, Egleuson Santiago, destaca os principais avanços alcançados pela pasta e ressalta o fortalecimento das políticas públicas voltadas à moradia e ao ordenamento urbano no Acre.
“O ano foi marcado por avanços significativos na política habitacional do Acre. A Sehurb conseguiu ampliar ações, acelerar processos e levar moradia às famílias acreanas, graças ao apoio firme do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, que têm sido parceiros fundamentais para que esse trabalho chegue a quem mais precisa”, afirma.

Sorteios de unidades habitacionais
Como parte das ações que marcaram o ano de 2025, a Sehurb promoveu uma série de sorteios de unidades habitacionais em diferentes regiões do estado, garantindo um processo transparente e justo para a seleção das famílias beneficiadas e fortalecendo a política pública de acesso à moradia no Acre.
Esses momentos foram acompanhados pelo governador Gladson Camelí e pela vice-governadora Mailza Assis, o que reforça o compromisso do governo do Estado em cuidar das pessoas e em garantir que o processo de seleção das famílias seja realizado de maneira responsável e participativa.

Na capital, Rio Branco, os sorteios concentraram o maior volume de unidades habitacionais ao longo do ano. Foram selecionadas 500 famílias para novas residências, além do sorteio dos endereços de 383 unidades habitacionais na Cidade do Povo, consolidando avanços importantes na política estadual de moradia.
As ações da Sehurb também ultrapassaram o eixo da capital e chegaram a municípios do interior, ampliando o alcance das políticas habitacionais. Em Xapuri, o governo, com a presença da vice-governadora, realizou o sorteio de 100 unidades habitacionais, beneficiando famílias que aguardavam a oportunidade da casa própria.

Em Assis Brasil, outras 11 unidades habitacionais foram sorteadas, sempre com transmissão ao vivo, para garantir transparência e participação social. Além da seleção, as iniciativas sinalizam a construção de novas moradias nessas cidades, reforçando o desenvolvimento regional em todas as regiões do Acre.
“As unidades habitacionais que já estão em construção representam muito mais do que obras, simbolizam segurança, dignidade e esperança para famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada casa entregue é uma transformação real na vida das pessoas, garantindo um lar digno e melhores condições para o futuro”, pontua o secretário Egleuson.
Conferência Estadual das Cidades
Com foco nas realidades específicas de cada município acreano, a Sehurb concretizou, nos dias 20 e 21 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, consolidando o evento como um dos principais marcos da atuação da Secretaria ao longo do ano. Com apoio do Ministério das Cidades, o encontro reuniu representantes dos 22 municípios, autoridades estaduais e movimentos sociais, promovendo um amplo debate sobre os desafios e caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável no Acre.
Orientada pelo tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência deu continuidade ao processo iniciado nas etapas municipais, consolidando propostas e resultando na escolha de 33 delegados para representar o Acre na Conferência Nacional das Cidades, realizada em outubro, em Brasília (DF).

Por meio de palestras e plenárias temáticas, os participantes debateram pautas como moradia digna, cidadania, saneamento básico, mobilidade urbana e sustentabilidade. As propostas aprovadas passaram a integrar a etapa em Brasília, consolidando a contribuição do Acre para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A vice-governadora Mailza Assis participou do encontro e destacou a conferência como um espaço democrático de escuta e construção coletiva. Na ocasião, a gestora ressaltou que as conferências transformam as demandas da população em ações concretas, reafirmando o empenho do Estado em colocar em prática as propostas apresentadas, com foco no crescimento sustentável e na valorização das pessoas, garantindo voz a ribeirinhos e povos da floresta.

Assinaturas de ordem de serviço
Ao longo de 2025, a Sehurb também teve papel estratégico na liberação de obras e na assinatura de diversas ordens de serviço que marcaram o avanço da infraestrutura pública no Acre. As ações salientam o comprometimento do governo do Estado em investir não apenas em moradia, mas também na melhoria de prédios, espaços e equipamentos públicos essenciais ao funcionamento das políticas sociais.
Entre os destaques do ano, a vice-governadora Mailza Assis assinou a ordem de serviço para a revitalização da sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), obra que garantiu melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais digno à população. A revitalização foi planejada pela Sehurb e contemplou uma área construída de 1.359,89 m², com investimento estimado em R$ 2,5 milhões, dos quais R$ 2,3 milhões foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da vice-governadora, quando atuava como senadora.

Na área habitacional, mas com foco também no desenvolvimento rural, o governo do Estado firmou contrato para a construção de 50 casas na zona rural do Bujari, com investimento de R$ 5,9 milhões. A iniciativa beneficiou famílias que vivem fora do perímetro urbano.
A moradora Maria do Socorro Maciel, de 64 anos, é uma das beneficiadas. Emocionada, ela destacou a importância do projeto para sua vida: “Aqui é meu refúgio, aqui sinto paz e tranquilidade. Fico muito feliz de estar construindo aqui nessa terra que tanto amo. Esse apoio do governo veio em boa hora para mim e para os vizinhos.”
Já Francisca Couto Araújo recebeu a equipe em seu terreno e agradeceu o empenho do governo: “Estamos todos bastante felizes de ter o nosso terreno e nossa casa sendo construída com esse apoio. Quero que o governador volte quando ela estiver pronta e veja o que conseguimos construir.”
Outro marco de 2025 foi a assinatura de novas ordens de serviço na Cidade do Povo, em Rio Branco, que garantiram investimentos considerados históricos nas áreas de habitação, segurança pública e educação. As obras autorizadas consolidaram a atuação da Sehurb como agente fundamental no planejamento e na execução de projetos estruturantes, contribuindo para a modernização dos espaços públicos e para a melhoria da qualidade de vida da população acreana.

Leia também
- Vice-governadora Mailza assina ordem de serviço para revitalização da SEASDH e entrega novos veículos
- Polícia Civil inicia construção de complexo institucional na Cidade do Povo
Regularização fundiária
Como parte do fortalecimento das políticas de ordenamento territorial e garantia do direito à propriedade, a Sehurb ampliou, em 2025, as ações de regularização fundiária, em parceria com o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), obtendo mais segurança jurídica e cidadania às famílias acreanas. Em Rio Branco, o governo avançou com o envio de processos aos cartórios para a titulação de imóveis em bairros como Santa Cruz, Anjico, Andiroba e Itatiaia, beneficiando centenas de moradores que aguardavam há anos pela regularização de suas áreas.
No interior do estado, o trabalho também mobilizou as comunidades. Em Cruzeiro do Sul, a Sehurb realizou uma ampla audiência pública sobre regularização fundiária urbana, reunindo moradores de bairros como Cohab, Saboeiro, Cruzeirinho e Nossa Senhora das Graças. O encontro detalhou o processo técnico e jurídico da regularização e marcou o início de um programa que deve beneficiar cerca de 3.500 famílias com títulos definitivos de propriedade, promovendo mais segurança e valorização das propriedades locais.

Em Sena Madureira, a regularização ganhou força com uma audiência pública voltada aos moradores do Polo Agroflorestal Elias Moreira, promovida em conjunto com a prefeitura e o cartório local. O diálogo com a comunidade visou ouvir suas demandas e construir soluções para a legalização de terras rurais da região, ressaltando a importância da participação popular no processo de regularização.
Para Egleuson Santiago, a Sehurb deixa um legado de compromisso, planejamento e trabalho contínuo. Segundo o gestor, as expectativas para 2026 são de avançar ainda mais, com a entrega de casas que já estão em execução, ampliando o acesso à moradia digna.
“Como secretário, sigo atuando para intensificar as ações, fortalecer parcerias e garantir que as políticas habitacionais cheguem a todas as regiões do estado”, diz.
The post Atuação da Secretaria de Habitação e Urbanismo fortalece políticas públicas e impulsiona o desenvolvimento dos municípios em 2025 appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE









Você precisa fazer login para comentar.