Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade, com Dimas Gurgel

Publicado

em

DIMAS COLUNAAtualidades

O povo brasileiro é conhecido como um povo criativo e de diversidades, sendo assim, alguns carnavalescos estao deixando para descarregar o seu descontentamento no carnaval. Olha só… Quem diria que a máscara da presidente da Petrobras, Graça Foster é uma das mais pedidas para o Carnaval. Uma fábrica em São Gonçalo, no Rio de Janeiro fez o molde após uma encomenda de 300 peças por lojas fluminenses e mineiras.

Preocupante

Todos nós, sobretudo os Acrianos, sabemos o que passamos no passado com o bloqueio da BR 364, rodovia que liga o estado do Acre à Rondonia e restante do País. Este ano, parece que mais uma vez a natureza resolve entrar em cena e mostrar sua soberania e todos sinais de alerta já foram acionados por parte do governo. Isso fez com que a Prefeitura de Porto Velho entrasse em alerta máximo, posteriormente a Prefeitura deve entrar com um decreto de emergencia nas próximas horas.

Sem blá, blá, blá

Prefeito Everaldo Gomes, confirma o Carnaval de Brasileia, que é considerado um dos mais tradicionais do Estado. Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho, cabelo embaraçado, encaracolado, Rrastafari, rock`n roll, quem é da paz tem sangue bom…

Estado do Sexo

O governo do Estado do Acre anunciou no inicio desta semana, a distribuição de cerca de 11 milhoes de camisinha… Isso mesmo que voce acabou de ler, pra se ter uma idéia dessa quantidade, o nosso estado possui uma populaçao estimada em 790.101 habitantes. É muito sexo!

Dia do Milho

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (28/1), o projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Milho. A proposta foi apresentada pela então deputada federal Kátia Abreu (PMDB-TO), atualmente no Ministério da Agricultura. Acredite, antes disso foi criado o dia do Macarrão, Dilma sancionou o Dia Nacional do Macarrão, comemorado em 25 de outubro. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Política

Terceira via

A terceira via tem sua origem no governo trabalhista que emergiu na Austrália no final da década de 1980. Popularizou-se durante o governo de Bill Clinton nos Estados Unidos. Ultimamente vem sendo muito discutida essa possibilidade em Brasileia, já que existe um descontentamento da politica obsoleta existente em nosso municipio, porém são apenas discussões, para que ocorra a tão sonhada e desejada por muitos, é necessario arregaçar as mangas, sair dos bastidores, planejamentos e práticas .

Mudança de tom

Um passarinho me contou que Everaldo Gomes não admite mais em seu mandato alguns disparates que vinha ocorrendo desde o início da gestão. Que nenhum secretário aja como se fosse o próprio prefeito, fato que vinha acontecendo com frequência. Agora é assim: tudo em nome do prefeito para o bem de todos.

Falando pro Além

Há muitos anos não se via em nossa cidade uma casa do povo tão obliterada, como estamos vendo. É impressionante a falta de criatividade de alguns vereadores, em que o discurso chega a ser execrável e alguns são verdadeiras marionetes onde parecem um papagaio humano. Mas, enfim… Foram eleitos pelo povo e isso precisa ser respeitado.

Nada definido

Muito se fala no nome da vereadora Fernanda Hassem (PT) como o nome já definido e indicado pelos maiores nomes da política local e estadual, do Partido dos Trabalhadores. Porém, não foi o que ouvi de uma autarquia petista, “não existe nada definido”, ainda não é momento e sim, de um grande debate dentro do partido, exclamou o mesmo.

Mau estar

O nome da vereadora Fernanda Hassem vem sendo divulgado constantemente como definido, por sites e blogs da fronteira. Segundo um desses, a mesma já teria o aval da deputada eleita pelo PT na região, da mesma forma inclusive dos irmãos Viana. Ainda segundo a autarquia petista, a coisa não é bem assim, existem vários pré-candidatos, essas notícias tem causado um desconforto em várias lideranças, sobretudo do partido, “não podemos descartar nomes antigos do partido”, disse.

Assis Brasil

O municipio de Assis Brasil localizado a 110 Km do municipio de Brasileia, sofre com a fúria da natureza, é importante frizar que o município enfrenta sérios problemas financeiros. Nos próximos dias, o município precisa ser monitorado constantemente pelos órgaos do governo, já que o mesmo deve passar por um processo cotidiano de enchentes e vazantes, como ocorre nos primeiros meses do ano.

Economia

Prepare o bolso

Gasolina, energia, gás de cozinha e conta de telefone ficarão mais caras. Gasolina terá um reajuste de 8%, o preço da energia elétrica deve subir 27,6%, no preço do gás de bujão será 3%, e de 0,6% nas tarifas de telefonia fixa, lembrando que são projeçoes oficiais do Banco Central .

São os Números

A falta de auto crítica de Rousseff chega a impressionar alguns economistas até mesmo da base. No mundo dela, tudo vai bem e o Brasil está em perfeita condições e, dentro do planejado. Oras, conversa pra boi dormir ou melhor, pra economista rir ou chorar. O Governo Central tem o primeiro deficit desde 1997, como diria o parlapatão Lula, isso nunca havia acontecido na história desse País de R$ 17,2 bilhões .

Apenas para entender

Governo Central é uma junçao entre Previdência Social, Tesouro Nacional e Banco Central. Tal fato não ocorria desde 1997. Mas, peraí!? Os números estao errados.

Tempos dificeis

O que já não era fácil, acredite pode ficar pior em 2015, nem mesmo os mais otimista entre os economistas, arriscam em fazer previsoes positivas para o País. Logo a dica é… Agir com circunspecção e economizar, não tá fácil pra ninguém.


“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de o explorar a benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crónico dos povos negligentes e vicio­sos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a hi­giene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada. “

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em discurso na Aleac, Tadeu Hassem anuncia saída da base de Gladson e declara apoio a Alan Rick

Publicado

em

Deputado afirma que decisão é “política e de futuro” e que não representa rompimento pessoal com o governador

Hassem afirmou ainda que a mudança foi discutida com aliados e lideranças locais, incluindo vereadores. Ele indicou que há ampliação do grupo político que passa a apoiar o novo projeto. Foto: Sérgio Vale

Durante a sessão desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), no uso da tribuna da casa, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) anunciou oficialmente sua saída da base do governador Gladson Cameli. A decisão ocorre no contexto da abertura da janela partidária e da movimentação de grupos políticos visando as eleições de 2026. O parlamentar também confirmou que passará a apoiar a pré-candidatura do senador Alan Rick (Republicanos) ao governo do Estado.

Em pronunciamento na tribuna, Tadeu afirmou que a decisão é fruto de um novo ciclo político e não representa rompimento pessoal com o governador Gladson Cameli, a quem agradeceu pela parceria.

“A vida é feita de ciclos. Hoje faço um importante comunicado. Não sou de ficar em cima do muro, assumo o que faço. Essa não é uma decisão contra o governador, é uma decisão política de futuro. O governador entrega o cargo e eu deixo a base de apoio ao governo”, declarou.

Gratidão e trajetória

O deputado relembrou sua trajetória ao lado do governo e reconheceu que, em diversos momentos, assumiu desgastes por acreditar no projeto político liderado por Cameli.

“Esse tempo todo estive na base do amigo Gladson. Muitas vezes assumi desgaste por acreditar no projeto. Faço questão de dizer: sou grato ao governador. É com esse mesmo espírito de lealdade e compromisso que anuncio que estarei apoiando a pré-candidatura do senador Alan Rick ao governo”, concluiu.

Desfiliação do governo

A saída de Tadeu Hassem ocorre em meio a um movimento de debandada na base governista. Na última segunda-feira (16), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) também anunciou sua desfiliação do governo para apoiar Alan Rick, pegando o Palácio Rio Branco de surpresa.

Aliados do governo avaliam que a insatisfação com a falta de articulação política e a preferência por determinadas candidaturas têm gerado fissuras na base, que enfrenta desgaste após quase oito anos da gestão progressista.

Com o anúncio de Tadeu, cresce a expectativa sobre os próximos passos da irmã do deputado, a ex-prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem, que também sinaliza apoio a Alan Rick e pode compor a chapa como vice.

A saída da base também envolve o grupo político ligado ao deputado. A ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem deve deixar função que ocupa no governo estadual, segundo informado no discurso. Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadores de Epitaciolândia participam de evento do TCE sobre Dia da Ouvidoria em Rio Branco

Publicado

em

Representando a presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC-AC), Anna Helena Azevedo, ressaltou a participação de representantes de ouvidorias de diversos órgãos públicos, prefeituras e câmaras municipais

Vereadora Eliade e o vereador Ari Mendes marcaram presença no evento em alusão ao Dia da Ouvidoria, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre. Foto: cedida 

A vereadora Eliade e o vereador Ari Mendes marcaram presença no evento em alusão ao Dia da Ouvidoria, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), realizado na terça-feira (17), no plenário da instituição, em Rio Branco.

O encontro reuniu autoridades, servidores e representantes da sociedade para debater a importância da Ouvidoria como um dos principais canais de diálogo entre o cidadão e a administração pública. Durante a programação, foram destacadas ações que fortalecem a participação social e contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

A presença dos parlamentares de Epitaciolândia reforça o compromisso do Legislativo municipal com a transparência, a escuta ativa da população e o fortalecimento dos mecanismos democráticos.

O evento também proporcionou um momento de troca de experiências e reflexão sobre o papel das instituições públicas na construção de uma gestão mais eficiente, participativa e alinhada às necessidades da sociedade.

Durante o encontro, foram debatidas a conciliação entre transparência e proteção de dados, além do papel das Ouvidorias no fortalecimento da participação social e da governança pública. Foto: captada 

No plenário da instituição, estiveram ouvidores de todo o estado para um debate sobre assédio, Lei Geral de Proteção de Dados, cidadania, combate à corrupção e outros temas relevantes. A programação especial ocorreu em celebração ao Dia da Ouvidoria.

A iniciativa, que teve como tema “Ouvidoria: Onde a Gestão se Transforma por meio da Participação”, integra uma mobilização nacional incentivada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que orienta os Tribunais de Contas brasileiros a promoverem ações voltadas ao fortalecimento das Ouvidorias públicas e à ampliação dos canais de diálogo entre Estado e sociedade.

O evento foi organizado pela Ouvidoria do TCE, liderada pelo conselheiro Cristovão Messias, em parceria com a Escola de Contas da instituição.

Representando a presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC-AC), Anna Helena Azevedo. Foto: captada 

De acordo com o IRB, o objetivo é fortalecer o funcionamento das ouvidorias e demonstrar como a participação social contribui para aprimorar a gestão pública, ampliando o engajamento dos cidadãos e consolidando essas unidades como instrumentos fundamentais de controle social e governança democrática.

“A escuta da Ouvidoria é fazer com que a própria instituição consiga processar informações, problemas e transformá-las em soluções. É resolver o ‘para dentro’ e o ‘para fora’, o que pode ajudar a instituição a resolver os seus próprios problemas e também fazer com que ela pense em como solucionar e buscar soluções para aqueles problemas que são apresentados no mundo de fora. Por isso, essa relação de escutar a população é extremamente importante para a efetividade da política pública”, salientou o secretário-geral da Presidência do TCE, Evandro Luzia.

De acordo com o IRB, o objetivo é fortalecer o funcionamento das ouvidorias e demonstrar como a participação social contribui para aprimorar a gestão pública. Foto: captada 

Participação cidadã

A programação foi dividida em dois momentos, a primeira, pela manhã, teve solenidade institucional, palestras e os debates sobre temas relacionados à participação cidadã, transparência pública e proteção de dados. Já no período da tarde, foi realizada uma oficina técnica voltada às ouvidorias dos órgãos jurisdicionados.

O evento começou com palestras do professor Nilberto Mendes, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da Controladoria-Geral da União no Acre, e do procurador e atual ouvidor do MPC do Acre, Mário Sérgio de Oliveira, que abordaram o tema “Cidadania e Controle Social”.

“Nós pudemos apresentar a ouvidoria do Ministério Público de Contas, que é mais um canal para a captação da contribuição do usuário, da população, da coletividade a respeito das entregas públicas, com vistas a propiciar maior transparência, a servir de aprimoramento da administração e para o exercício do controle social. Esse é um trabalho

Programação foi dividida em dois momentos, pela manhã, teve solenidade institucional, palestras e os debates. Já no período da tarde, foi realizada uma oficina técnica voltada às ouvidorias dos órgãos jurisdicionados. Foto: captada 

Trabalho de enfrentamento ao assédio

Já o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Acre, Dr. Leonardo Lani fez uma apresentação ressaltando a urgência do combate ao assédio no ambiente corporativo, tratando-o não apenas como uma questão ética, mas como um risco psicossocial e legal.

Ele destacou ainda que a partir de maio de 2026, empresas sem políticas de prevenção ao assédio estão sujeitas a multas do Ministério do Trabalho e Emprego.

“O assédio é considerado um risco psicossocial. A ouvidoria tem um grande papel na prevenção dessa prática, porque é um dos principais canais de recebimento das denúncias. Então, o ouvidor, ele deve estar sensibilizado para saber reconhecer as características do assédio e dar o devido encaminhamento para essas denúncias, não naturalizar essas práticas”, salientou.

A programação foi encerrada com um painel sobre Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados, com participação de Madson Rocha. Foto: captada 

Acesso à Informação e Proteção de Dados

A primeira parte da programação foi encerrada com um painel sobre Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados, com participação de Madson Rocha, especialista internacional em proteção de dados; Gustavo Maia, auditor de controle externo e presidente da Comissão de LGPD do TCE-AC; e Odair Scharnowski, auditor de controle externo do Tribunal.

Durante o encontro, foram debatidas a conciliação entre transparência e proteção de dados, além do papel das Ouvidorias no fortalecimento da participação social e da governança pública.

“As ouvidorias, como são os canais de comunicação dos cidadãos com as instituições públicas, possuem um papel fundamental na aplicação não só da LGPD, como também da Lei de Acesso à Informação. E hoje discutimos um pouco sobre como essas duas leis se complementam, visando trazer essa transparência e um serviço público de maior qualidade. Por conta disso, é fundamental que todos conheçam e apliquem adequadamente a LGPD”, enfatizou Madson.

O especialista salientou ainda a importância de eventos como o Dia da Ouvidoria.  “Esses eventos aproximam os gestores e técnicos que trabalham com o tema, e também ressaltam a grande importância das ouvidorias para toda a sociedade e para o povo brasileiro, tendo em vista que elas são fundamentais para construir uma gestão pública de qualidade e eficiente”, concluiu.

Também teve a presença da Câmara de vereadores de Porto Acre no evento, onde demonstra o empenho do Legislativo mirim acreano em aprimorar seus canais de comunicação com a população. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil inicia atividades do SCFV com momento de acolhimento e alegria

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 17 de março de 2026 o início das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reunindo crianças e adolescentes em um momento especial de acolhimento, integração e muita alegria.

A programação foi marcada por diversas atividades recreativas, garantindo diversão e interação entre os participantes. Durante o dia, as crianças e adolescentes aproveitaram brinquedos, participaram de um animado banho de piscina e saborearam um delicioso lanche preparado com muito carinho pela equipe organizadora.

Cada detalhe foi pensado para oferecer um ambiente acolhedor, seguro e repleto de boas energias, promovendo não apenas o lazer, mas também o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

Mais do que um momento de diversão, o início das atividades do SCFV reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento social, emocional e pessoal de cada participante. A iniciativa contribui diretamente para a construção de valores, convivência em grupo e formação cidadã.

A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo em ações que promovem inclusão, cuidado e oportunidades, desejando que esta seja uma jornada cheia de aprendizados, conquistas e momentos inesquecíveis para todas as crianças e adolescentes atendidos.

 

Comentários

Continue lendo