Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.
Acre
Política, economia e atualidade, com Dimas Gurgel
Atualidades
O povo brasileiro é conhecido como um povo criativo e de diversidades, sendo assim, alguns carnavalescos estao deixando para descarregar o seu descontentamento no carnaval. Olha só… Quem diria que a máscara da presidente da Petrobras, Graça Foster é uma das mais pedidas para o Carnaval. Uma fábrica em São Gonçalo, no Rio de Janeiro fez o molde após uma encomenda de 300 peças por lojas fluminenses e mineiras.
Preocupante
Todos nós, sobretudo os Acrianos, sabemos o que passamos no passado com o bloqueio da BR 364, rodovia que liga o estado do Acre à Rondonia e restante do País. Este ano, parece que mais uma vez a natureza resolve entrar em cena e mostrar sua soberania e todos sinais de alerta já foram acionados por parte do governo. Isso fez com que a Prefeitura de Porto Velho entrasse em alerta máximo, posteriormente a Prefeitura deve entrar com um decreto de emergencia nas próximas horas.
Sem blá, blá, blá
Prefeito Everaldo Gomes, confirma o Carnaval de Brasileia, que é considerado um dos mais tradicionais do Estado. Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho, cabelo embaraçado, encaracolado, Rrastafari, rock`n roll, quem é da paz tem sangue bom…
Estado do Sexo
O governo do Estado do Acre anunciou no inicio desta semana, a distribuição de cerca de 11 milhoes de camisinha… Isso mesmo que voce acabou de ler, pra se ter uma idéia dessa quantidade, o nosso estado possui uma populaçao estimada em 790.101 habitantes. É muito sexo!
Dia do Milho
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (28/1), o projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Milho. A proposta foi apresentada pela então deputada federal Kátia Abreu (PMDB-TO), atualmente no Ministério da Agricultura. Acredite, antes disso foi criado o dia do Macarrão, Dilma sancionou o Dia Nacional do Macarrão, comemorado em 25 de outubro. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
Política
Terceira via
A terceira via tem sua origem no governo trabalhista que emergiu na Austrália no final da década de 1980. Popularizou-se durante o governo de Bill Clinton nos Estados Unidos. Ultimamente vem sendo muito discutida essa possibilidade em Brasileia, já que existe um descontentamento da politica obsoleta existente em nosso municipio, porém são apenas discussões, para que ocorra a tão sonhada e desejada por muitos, é necessario arregaçar as mangas, sair dos bastidores, planejamentos e práticas .
Mudança de tom
Um passarinho me contou que Everaldo Gomes não admite mais em seu mandato alguns disparates que vinha ocorrendo desde o início da gestão. Que nenhum secretário aja como se fosse o próprio prefeito, fato que vinha acontecendo com frequência. Agora é assim: tudo em nome do prefeito para o bem de todos.
Falando pro Além
Há muitos anos não se via em nossa cidade uma casa do povo tão obliterada, como estamos vendo. É impressionante a falta de criatividade de alguns vereadores, em que o discurso chega a ser execrável e alguns são verdadeiras marionetes onde parecem um papagaio humano. Mas, enfim… Foram eleitos pelo povo e isso precisa ser respeitado.
Nada definido
Muito se fala no nome da vereadora Fernanda Hassem (PT) como o nome já definido e indicado pelos maiores nomes da política local e estadual, do Partido dos Trabalhadores. Porém, não foi o que ouvi de uma autarquia petista, “não existe nada definido”, ainda não é momento e sim, de um grande debate dentro do partido, exclamou o mesmo.
Mau estar
O nome da vereadora Fernanda Hassem vem sendo divulgado constantemente como definido, por sites e blogs da fronteira. Segundo um desses, a mesma já teria o aval da deputada eleita pelo PT na região, da mesma forma inclusive dos irmãos Viana. Ainda segundo a autarquia petista, a coisa não é bem assim, existem vários pré-candidatos, essas notícias tem causado um desconforto em várias lideranças, sobretudo do partido, “não podemos descartar nomes antigos do partido”, disse.
Assis Brasil
O municipio de Assis Brasil localizado a 110 Km do municipio de Brasileia, sofre com a fúria da natureza, é importante frizar que o município enfrenta sérios problemas financeiros. Nos próximos dias, o município precisa ser monitorado constantemente pelos órgaos do governo, já que o mesmo deve passar por um processo cotidiano de enchentes e vazantes, como ocorre nos primeiros meses do ano.
Economia
Prepare o bolso
Gasolina, energia, gás de cozinha e conta de telefone ficarão mais caras. Gasolina terá um reajuste de 8%, o preço da energia elétrica deve subir 27,6%, no preço do gás de bujão será 3%, e de 0,6% nas tarifas de telefonia fixa, lembrando que são projeçoes oficiais do Banco Central .
São os Números
A falta de auto crítica de Rousseff chega a impressionar alguns economistas até mesmo da base. No mundo dela, tudo vai bem e o Brasil está em perfeita condições e, dentro do planejado. Oras, conversa pra boi dormir ou melhor, pra economista rir ou chorar. O Governo Central tem o primeiro deficit desde 1997, como diria o parlapatão Lula, isso nunca havia acontecido na história desse País de R$ 17,2 bilhões .
Apenas para entender
Governo Central é uma junçao entre Previdência Social, Tesouro Nacional e Banco Central. Tal fato não ocorria desde 1997. Mas, peraí!? Os números estao errados.
Tempos dificeis
O que já não era fácil, acredite pode ficar pior em 2015, nem mesmo os mais otimista entre os economistas, arriscam em fazer previsoes positivas para o País. Logo a dica é… Agir com circunspecção e economizar, não tá fácil pra ninguém.
“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de o explorar a benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crónico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada. “
Acre
Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas
Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias
Acre
Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco
Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo
A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.
As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.
No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.
Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.
As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.























Você precisa fazer login para comentar.