Conecte-se conosco

Geral

Policial boliviano atropela motociclista em Cobija e foge

Publicado

em

Por Kikenavalaperiodista
Um funcionário policial alegadamente bêbado atropelou com seu veículo particular ocupantes de uma motocicleta que resultaram em ferimentos graves. O autor do acidente fugiu, cinco horas depois foi preso, recusou-se a fazer o teste de bafômetro e tentou esconder a mobilidade.
O Procurador Departamental de Pando, Marco Peñaranda, informou que o servidor público policial Ruben Delfo Callpa Morales, de 35 anos, foi acusado de alegados crimes de Lesões Graves e Gravíssimas em Acidente de Trânsito e Omissão de Soco. rro. Em audiência cautelar, o Tribunal Terceiro de Instrução Penal ordenou a detenção preventiva à prisão de Villa Busch.
“O Ministério Público apresentou provas contundentes que demonstraram a possível autoria e culpa do arguido, foram oferecidas as provas consistentes na certidão de registro do local do fato, atestado médico forense das vítimas, informando e de ação direta, relatório de sequestro do veículo, riscos processuais e outros elementos, que a autoridade jurisdicional valorizou e determinou 30 dias de detenção a ser cumprida na prisão de Villa Busch, enquanto os atos investigativos forem realizados”, disse Peñaranda.
COLISÃO E FUGA
O fato de trânsito aconteceu em Cobija, sexta-feira, 7 de janeiro, à média das 20:30 horas, na avenida Pérola do Acre, no bairro do mesmo nome. Segundo familiares das vítimas, Rogelio C.L. de 29 anos, e Alcira V.O. de 31 anos, para identificar o verdadeiro responsável pela colisão foram fundamentais as câmeras de segurança de um imóvel por onde aconteceu o acidente, caso contrário muito provável teria ficado na impunidade.
Estranhamente, alguns fardados que intervieram em primeira instância não lhe deram a devida importância, foram os familiares dos afectados que se mobilizaram por diferentes pontos da cidade para recolher dados do autor ou autores.
Imagens captadas pelo dispositivo revelam que os ocupantes da motocicleta circulavam corretamente na via de subida com o uso de iluminação, de repente, observam que um veículo invade faixa e lhes vem de frente a toda velocidade idade. O motorista da moto tenta evadir o automóvel, mas não foi possível, consegue atingi-los de forma direta causando-lhes a queda para um lado da estrada.
O promotor de matéria, Juan Carlos Choque, detalhou que o arguido Callpa, depois de ocorrido o acidente fugiu deixando os feridos, também escondeu o veículo para que o mesmo não seja sequestrado, após várias horas de buscas. a conseguiu encontrar o paradeiro. Ele também se recusou a realizar o teste de alhoteste, mas o relatório policial afirma que ele tinha hálito alcoólico, além disso não tinha carta de condução.
De acordo com o relatório do médico legista, o motorista da motocicleta Rogelio C.L., 29 anos, tem fratura na tíbia e fíbula esquerda, concedendo-lhe 70 dias de incapacidade legal. Enquanto a sua acompanhante, Alcira V.O. de 31 anos, resultou em fratura da tíbia e fíbula esquerda exposta, concedendo-lhe 90 dias de incapacidade legal.
CUSTÓDIO
O relatório também confirma que Ruben Delfo Callpa Morales é um servidor público policial, cumpre funções como custódio de um privado de liberdade beneficiado com prisão domiciliar, no bairro Mototáxi, com quem supostamente horas antes do acidente teriam consumido bebidas alcoólicas. No momento da apreensão, o uniforme negou veementemente o seu envolvimento na colisão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco

Publicado

em

Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada 

O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.

Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.

Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.

A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Carro perde controle, atinge moto e colide com estádio em Sena Madureira

Publicado

em

Acidente na Avenida Brasil na tarde de terça (23) é o segundo registrado no município em menos de 24 horas; motociclista teve escoriações leves

No vídeo, o veículo aparece em alta velocidade e atinge a motocicleta que trafegava à frente antes de colidir com o muro do estádio. Foto: captada 

Mais um acidente de trânsito foi registrado em Sena Madureira no início da noite desta terça-feira (23). Um motorista perdeu o controle de um carro de passeio enquanto trafegava pela Avenida Brasil, atingiu uma motocicleta e acabou colidindo contra o muro do estádio Marreirão.

Um vídeo encaminhado à redação mostra o momento do acidente. Nas imagens, o veículo aparece em alta velocidade antes de capotar, atingir a motocicleta que seguia à frente e só parar após colidir com o muro do estádio.

Até o fechamento desta matéria, o condutor do automóvel não havia sido identificado, e as causas do acidente ainda são desconhecidas.

O ocupante da motocicleta sofreu apenas escoriações e recebeu atendimento no próprio local, não sendo necessária a remoção para unidade hospitalar.

O caso chama atenção por ser o segundo acidente registrado no município apenas nesta terça-feira. Mais cedo, um casal que trafegava em uma motocicleta ficou ferido após ser atingido por uma caminhonete no cruzamento das ruas Maranhão e Augusto Vasconcelos.

As autoridades reforçam a importância da prudência no trânsito e alertam para o aumento no número de ocorrências nas vias da cidade.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil identifica acusado de assassinar Moisés Alencastro e faz buscas para capturá-lo

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre identificou Antônio de Souza Moraes, 22 anos, como o autor do homicídio que vitimou Moisés Alencastro, colunista social, jornalista e servidor do Ministério Público do Acre (MPAC), encontrado morto na noite da última segunda-feira (22). O suspeito teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e é considerado foragido, segundo informou o delegado Alcino Ferreira Júnior, responsável pela investigação. As informações foram reveladas em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (24). A identidade do suspeito foi confirmada por fontes ao ac24horas logo após a coletiva.

De acordo com o delegado, a Polícia Civil foi oficialmente comunicada sobre o desaparecimento da vítima na noite da última segunda-feira. “Primeiro dizer para vocês que a Polícia Civil foi notificada oficialmente na noite da segunda-feira sobre ainda o desaparecimento da vítima Moisés Alencastro”, afirmou.

Ainda conforme Alcino Ferreira Júnior, já havia informações de que o carro da vítima estaria abandonado. “Já tínhamos a notícia de que o veículo dele estaria abandonado aproximadamente no quilômetro 15 da estrada do Quixadá”, disse. Equipes da Polícia Militar e da perícia foram acionadas para o local.

Durante as diligências, os investigadores seguiram até o apartamento onde Moisés morava, no bairro Morada do Sol. “Nos dirigimos até a residência, um apartamento lá no bairro Morada do Sol, onde a vítima mantinha o seu domicílio, e ali chegando conseguimos constatar sua morte, inclusive, com sinais de violência”, relatou o delegado.

O local foi isolado para os trabalhos periciais. Segundo Alcino Ferreira Júnior, logo foi percebida a ausência de pertences da vítima. “De pronto foi observada ali a subtração do telefone celular, alguns outros pertences, uma bolsa e o veículo”, explicou.

As investigações avançaram com exames periciais, análise de câmeras e rastreamento do celular. “As investigações iniciam dali com a parte pericial, com levantamento papiloscópico, com o próprio exame cadáverico, análise de câmeras e outras informações”, destacou.

Na manhã seguinte, a Polícia Civil recebeu informações que levaram ao suspeito. “Estivemos em contato com alguns informantes e depois acabamos tendo uma conversa com pessoas ligadas ao autor, que manifestaram a desconfiança de que ele pudesse ter participado do crime”, disse o delegado.

 

Durante buscas na residência do suspeito, diversos objetos da vítima, Moisés Alencastro, foram encontrados. “Encontramos óculos, controle do veículo, controle do apartamento, documentos inclusive da vítima, e acabamos tendo vários indícios de que de fato essa pessoa teria participado do crime”, afirmou.

Além disso, houve relatos de que o suspeito teria retornado ao local com roupas sujas de sangue. Segundo ele, a roupa está sendo submetida a exame para confirmar vestígios biológicos da vítima. “Inclusive com relato de que teria chegado ao local com a roupa suja de sangue. Todo esse material foi apreendido”, explicou Alcino Júnior.

A polícia também apurou uma tentativa de uso de cartões bancários da vítima. “Tivemos outra informação de que o autor teria se apropriado de cartões bancários da vítima e teria ido até um comércio para tentar passar valores, o que foi negado pelo proprietário”, relatou.

As buscas pelo suspeito começaram imediatamente, segundo a Polícia Civil, mas ele não foi localizado. “Durante todo o dia de ontem estivemos em busca para capturar esse autor e efetuar a prisão em flagrante, infelizmente não conseguimos localizar. As delegacias do interior e outros lugares estão atentos nessas buscas também, sobretudo Feijó, Tarauacá, região que ele poderia ter se deslocado e a polícia trabalha nesse caminho”, disse o delegado.

Diante dos indícios, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva. “Na noite de ontem representamos pela prisão preventiva e, nessa madrugada, a vara de plantão do Tribunal de Justiça expediu o mandado de prisão do autor. Hoje ele tem o status de foragido. As buscas vão continuar, não obstante a gente estar aqui na véspera do Natal. Então eu acredito que pelo menos esse primeiro momento autoria definida, a gente acredita que tenha uma segunda pessoa envolvida também que ainda será objeto de aprofundar as investigações pra gente também fazer essa identificação”, afirmou.

Sobre a dinâmica do crime, o delegado ressaltou que, apesar da subtração de bens, a investigação não aponta, inicialmente, para latrocínio. “Pelas circunstâncias de não arrombamento no apartamento, faz crer que as pessoas entraram de forma consensual, possivelmente amigos ou pessoas do relacionamento da vítima”, explicou.

Segundo ele, o homicídio pode ter ocorrido após um desentendimento. “Pode ter acontecido um desentendimento que levou ao óbito da vítima e, em seguida, foi observada a oportunidade de subtrair bens”, disse, acrescentando que tecnicamente se trata de “um concurso material de crimes, onde houve um homicídio qualificado seguido de furto”, reforçou.

Sobre o histórico do suspeito, Alcino Ferreira Júnior destacou que não havia registros criminais anteriores. “O autor, a princípio, não tinha registros criminais aqui conosco, o que faz até parecer talvez um crime passional, mas isso ainda é preliminar. E é um jovem, sim e a segunda pessoa envolvida, a gente está praticamente trabalhando a identificação para também trazer as circunstâncias exatas. Desse desentendimento, nós acreditamos que pelas informações que já foram juntadas aos autos, inclusive tinham duas pessoas no apartamento. Ele tem cerca de 20, 25 anos”, pontuou.

O laudo cadavérico ainda é aguardado para confirmação oficial da causa da morte. “Foram pelo menos cinco estocadas, mas precisamos do laudo cadavérico para fechar certinho, o que deve sair nos próximos dias”, concluiu.

Comentários

Continue lendo