Geral
Policiais penais recebem capacitação para uso de armamento
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Escola Penitenciária do Estado do Acre e direção da Unidade Penitenciária (Upen) realiza, em Sena Madureira, o curso de habilitação para manuseio e manutenção da pistola beretta APX.40. O curso tem o objetivo de habilitar os policiais penais para o uso seguro da nova arma. As pistolas serão entregues em substituição às que os policiais penais, que têm porte de arma, usam atualmente. O novo armamento é considerado de melhor qualidade e mais apropriado aos profissionais.

O curso conta com as disciplinas de legislação aplicada ao uso de arma de fogo, ética e conduta policial, montagem, desmontagem, manutenção e treinamento operacional com prática de tiro. A Escola do Servidor organizou o cronograma da primeira edição de execução dessa habilitação em 47 turmas, iniciando por Sena Madureira. O curso iniciou na segunda-feira, 9, e encerra dia 15, com a cautela das armas aos policiais que concluírem a habilitação. A capacitação será levada para a capital e demais municípios do estado.
A chefe de divisão da Escola do Servidor Penitenciário, Helena Guedes, explica sobre o cronograma do curso:. “Teremos 4 turmas em Tarauacá e 5 turmas em CZS [Cruzeiro do Sul]. Em Rio Branco serão realizadas 24 turmas, totalizando 47 turmas. Até o final de janeiro teremos habilitado cerca de mil policiais penais”.
O diretor do presídio de Sena Madureira, Jair da Silva, destaca que os policiais penais do município serão os primeiros a completarem o curso no estado do Acre e diz que se sente orgulhoso por isso. “Nos comprometemos, de forma profissional e responsável, a honrar este momento e a manter nossas operações institucionais sempre em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Presídio Evaristo de Moraes.
Além disso, reiteramos nosso compromisso em utilizar esse armamento com responsabilidade, preservando a dignidade de nossa instituição e respeitando estritamente as leis que regem o uso de armamento. Estamos empenhados em manter um alto nível de aptidão técnica e profissional em nossa função”, ressalta.

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, diz que a iniciativa é um passo significativo na missão de capacitar os policiais penais e ressalta a importância para toda a classe. Ele agradece a todos que estão contribuindo para este momento.
“Que este treinamento seja o primeiro de muitos passos em nossa busca por uma força policial mais capacitada, preparada e, acima de tudo, comprometida com a segurança pública. Obrigado a todos por fazerem parte deste momento significativo e pelo trabalho árduo que o tornou possível. Juntos, construiremos um futuro mais seguro e promissor”, afirmou.
Comentários
Geral
Mulher em situação de rua é presa após roubar tecido com faca no centro de Cruzeiro do Sul
Suspeita ameaçou funcionários e fugiu, mas foi localizada pela PM com o material; arma branca não foi encontrada

No retorno ao local do crime, a funcionária da loja, identificada pelas iniciais C.R.S., relatou que a suspeita entrou no estabelecimento portando uma faca e, sob ameaça, exigiu uma peça de tecido. Foto: captada
Uma mulher em situação de rua foi presa na tarde desta quinta-feira (22) após cometer um roubo em uma loja de tecidos no centro de Cruzeiro do Sul. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita entrou no estabelecimento por volta das 14h40, na Rua Absolom Moreira, portando uma faca, ameaçou funcionários e subtraiu uma peça de tecido.
A guarnição foi acionada e localizou a mulher, identificada por G.O.S., nas proximidades do bairro da Lagoa. Ela ainda estava com o tecido roubado. Foi presa em flagrante e algemada para segurança da equipe. A faca utilizada no crime não foi encontrada.
No retorno à loja, funcionários confirmaram a versão da ocorrência. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência. A suspeita foi entregue à delegacia em condições físicas normais, junto com o material recuperado e R$ 32 em dinheiro apreendido.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende quase um quilo de drogas em duas ações consecutivas em Sena Madureira

Duas ações distintas, realizadas pelo 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM/PMAC), resultaram na apreensão de quase um quilo de entorpecentes em menos de 24h, em bairros diferentes de Sena Madureira.
A primeira apreensão aconteceu na noite desta terça-feira, 21, no bairro Cafezal. A guarnição obteve informações e se deslocou até uma residência na Rua Siqueira Campos, endereço já conhecido por denúncias relacionadas ao tráfico, e no local aprendeu mais de meio quilo de maconha, além de uma balança de precisão. Uma mulher foi identificada como a proprietária, no entanto não foi localizada no momento da ação, mas todo o material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis
Já na tarde desta quarta-feira, 22, durante patrulhamento no bairro Cristo Libertador, policiais militares visualizaram dois indivíduos em um terreno baldio. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram do local. Durante a varredura na área, a guarnição encontrou quase meio quilo de maconha, uma balança de precisão e materiais utilizados para embalar entorpecentes. Todo o material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira
As duas ocorrências foram registradas como localização e apreensão de drogas e reforçam a atuação preventiva e Polícia Militar do Acre em Sena Madureira.
Comentários
Geral
Erosão em trecho da BR-364 ameaça interromper tráfego após fortes chuvas

Screenshot
Um trecho da BR-364, nas proximidades do Corcovado, no município de Tarauacá, sofreu um processo de erosão provocado pelas fortes chuvas registradas nas últimas semanas e pode comprometer o tráfego de veículos na rodovia, principal ligação terrestre da região.
De acordo com o morador Roberto Paula, o problema surgiu há cerca de 20 dias e, até o momento, nenhuma providência teria sido adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em vídeo encaminhado à reportagem, ele alertou para o risco de isolamento do município. “Desse jeito, Tarauacá vai acabar ficando isolada. Já tem mais de 20 dias que isso cedeu e ninguém veio arrumar”, afirmou.
Procurado pela reportagem nesta sexta-feira, 23, o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, informou que se deslocava até o local para acompanhar a situação de perto. Segundo ele, a equipe já foi mobilizada. “Estou na estrada, quase chegando a Tarauacá. Saí de Cruzeiro do Sul e já estou a cerca de 30 quilômetros do município. Fui avisado e estou indo com o pessoal para verificar esse ponto pessoalmente”, declarou.
Araújo explicou ainda que o problema pode estar relacionado ao grande volume de água acumulado na região, especialmente em açudes existentes no entorno da rodovia, somado às chuvas intensas. “É muita água. Há açudes na área que acabam sobrecarregando o sistema, ainda mais com o volume de chuva que está caindo. Vamos avaliar a situação para definir como será feita a operação”, concluiu.
VEJA VÍDEO:

Você precisa fazer login para comentar.