Conecte-se conosco

Geral

Policiais Civis concluem 7ª edição do Curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Publicado

em

Policiais civis durante a conclusão do curso de Gestão de Crise de Segurança em Rio Branco, realizado com apoio do Ministério da Justiça e SEJUSP. Foto: cedida

Em uma iniciativa que visa fortalecer a segurança pública no Acre, 12 policiais civis de diferentes municípios da região concluíram com êxito a 7ª edição do Curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades. O evento foi realizado em Rio Branco, com o apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Esta edição, inédita no estado, teve como objetivo capacitar os profissionais de segurança para enfrentar eventos criminosos de alta complexidade, além de fortalecer a integração das forças policiais na região.

O curso contou com instrutores vindos de diversos estados do Brasil, que dedicaram cinco dias de treinamento intensivo. A programação incluiu aulas teóricas e práticas, abordando a construção de um plano de defesa e estratégias para o gerenciamento de crises. De acordo com os organizadores, o curso foi pensado para preparar os policiais a lidarem com situações de grande magnitude, que exigem uma atuação cooperada entre os diferentes setores da segurança pública.

“Estamos dando um passo importante para a melhoria da segurança em nossa cidade e nos municípios vizinhos. Esse curso reflete o esforço contínuo para preparar nossos policiais para situações de alta complexidade e, ao mesmo tempo, para promover a integração entre as forças policiais que atuam no Estado. A troca de experiências com instrutores e colegas de outras regiões é um fator fundamental para a construção de estratégias mais eficazes no combate ao crime”, afirmou o delegado Dr. Roberth Alencar, diretor do Departamento de Polícia da Capital e Interior.

Delegado Dr. Roberth Alencar, diretor do Departamento de Polícia da Capital e Interior, destaca a importância da integração entre as forças policiais e a capacitação continuada dos profissionais. Foto: cedida

O delegado também destacou a relevância da parceria entre os órgãos federais e estaduais na implementação de capacitações dessa natureza, que além de melhorar as habilidades dos profissionais, também fortalecem a segurança da população acreana. “A capacitação continuada é essencial para que possamos antecipar e responder com eficiência a qualquer situação de crise que possa afetar nossa sociedade”, completou.

O curso de Gestão de Crise de Segurança tem sido realizado desde 2018 e, com esta edição, alcança sua sétima edição. A expectativa é que, com a capacitação, os profissionais possam atuar de forma mais assertiva e colaborativa, reforçando a segurança na capital e nas cidades vizinhas, além de servir como modelo para futuras edições em outros estados.

Com a conclusão desta etapa, a ação representa um marco significativo para o fortalecimento das estratégias de segurança pública no Acre e na região Norte do Brasil.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Suspeito de planejar morte do próprio pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

Publicado

em

Investigado teria arquitetado o crime para ficar com a herança da família e enfrentar dívidas financeiras

Célio Roberto de Lima Silva Filho se entregou à Polícia Civil na última quinta-feira (11), em Porto Velho, após ser apontado como o principal suspeito de planejar o assassinato do próprio pai com o objetivo de ficar com a herança da família. Ele estava foragido desde o início da semana, quando seu nome passou a ser divulgado pelas autoridades como mentor do crime.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERCV), Célio teria organizado toda a ação criminosa e contratado pessoas para executar o homicídio. As investigações indicam que ele enfrentava dívidas e forte pressão financeira, fatores que teriam motivado a tentativa de matar o pai.

Na segunda-feira (8), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com a polícia, uma primeira tentativa de execução chegou a ser planejada, mas acabou não se concretizando. Mesmo assim, conforme apurado pelos investigadores, o suspeito teria insistido no plano e buscava articular uma nova ação criminosa.

Com a apresentação espontânea de Célio à polícia, a investigação entra agora em uma nova fase, com a coleta de depoimentos e a reconstituição detalhada de como o crime teria sido planejado. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente os fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Avenida Ceará, em Rio Branco

Publicado

em

Motorista suspeito de embriaguez deixou o local sem prestar socorro e foi localizado pela polícia

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Ceará, bairro Estação Experimental, em Rio Branco, na esquina com a Rua Guanabara. A colisão envolveu um automóvel Chevrolet Ônix, de cor vermelha, e uma motocicleta Honda CB 300 Twister, de cor azul, deixando o motociclista gravemente ferido.

A vítima foi identificada como Daniel Souza Pereira, de 20 anos. Segundo informações repassadas à polícia, o condutor do Ônix seguia pela Avenida Ceará no sentido bairro–centro e teria sinalizado para acessar a Rua Guanabara quando a motocicleta colidiu na traseira do veículo.

Com o impacto, Daniel foi arremessado ao asfalto e sofreu ferimentos graves. Testemunhas relataram que o motorista do carro chegou a parar por alguns instantes, mas deixou o local sem prestar socorro. Após buscas, ele foi localizado por uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) já no bairro Doca Furtado.

Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor estava acompanhado do irmão e apresentava sinais de que estaria sob efeito de álcool. Conforme a polícia, ele ainda tentou se evadir após o acidente, mas foi interceptado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos no local. A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde deu entrada no setor de Traumatologia. Daniel foi diagnosticado com fratura exposta na perna direita e, posteriormente, encaminhado à Ortopedia. Apesar da gravidade da lesão, o estado de saúde é considerado estável.

A área foi isolada pelo BPTran para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram removidos. O motorista do automóvel foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), e o caso será apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Muller, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Screenshot

Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro e morreu ainda no local

Um atropelamento com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Lauro Muller, no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O pedestre Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como “Lêla”, morreu após ser atingido por um veículo Volkswagen Gol, de cor branca.

De acordo com informações preliminares, Francisco Vanderlei atravessava a avenida no momento em que foi atropelado. Com o impacto, ele sofreu ferimentos graves e não resistiu, morrendo ainda no local antes da chegada do atendimento médico.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas, isolaram a área e controlaram o tráfego para preservar a cena do acidente e garantir a segurança de quem passava pelo local. A perícia técnica da Polícia Civil também esteve presente, realizando os procedimentos necessários para esclarecer as circunstâncias do atropelamento.

Após a conclusão dos trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. A dinâmica do acidente e a responsabilidade do condutor do veículo serão apuradas pelas autoridades. O caso segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo