Acre
Polícia Civil prende trio acusado de praticar homicídios em Brasiléia
Os dois homens suspeitos de executar o jovem Otávio Alves Ferreira de 25 anos foram presos em Brasiléia um anteriormente e o outro na tarde desta segunda.
Um trabalho de investigação realizado por agentes da delegacia de Brasileía, resultou na prisão de dois homens, um deles suspeitos de executar o jovem Otávio Alves Ferreira de 25 anos que estava jogando bola na quadra de areia do Bairro Leonardo Barbosa, onde foi atingido por cerca de seis disparos de arma de fogo que atingiram a cabeça, abdômen, costas, braços e na face e o outro suspeito de executar Janes dos Santos Nascimento de 35 anos.

Os agentes civis, além de prender os acusados de cometer o homicídio que vitimou Otavio e o de Janes e, autores de vários delitos no município, também apreenderam a arma utilizada para assassinar Otávio, a mesma será submetida aos processos periciais, já os acusados que foram detidos nesta segunda foram conduzidos à delegacia de Brasiléia para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Otávio foi atingido por cinco tiros pelo corpo e cabeça – Foto: Arquivo
Um dos acusados de executar Otávio, foi preso anteriormente e o segundo foi preso na tarde desta segunda-feira (23) na companhia de outro suspeito de praticar vários crimes, incluindo o homicídio de Janes dos Santos. O que foi preso primeiro já está no presídio Francisco de Oliveira Conde.
Segundo o delegado Karlesso Nespoli, os acusados foram conduzidos à delegacia de Brasiléia para prestar esclarecimentos sobre os fatos, em seguida serão encaminhados ao presídio FOC, onde ficarão a disposição da Justiça.

Janes estava bebendo cerveja com colegas quando foi morto com tiro na nuca.
Outro resultado da operação que está sendo intensificado no município foi à recuperação de duas motocicletas que estavam com restrição de roubo às mesmas foi encontrada em uma residência localizada no Bairro Ferreira Silva.
“O bom trabalho de investigação propiciou a prisão desses dois elementos, além da recuperação de duas motocicletas que haviam sido roubadas. Estamos intensificando nossas ações no sentido de coibir tal prática delituosa” declarou o delegado coordenador da regional do Alto Acre, Karlesso Nespoli.
Matérias relacionadas:
Homem é executado com tiro na nuca enquanto bebia cerveja em Brasiléia
Homem é executado com cinco tiros quando jogava bola na cidade de Brasiléia
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.