fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Polícia Civil do Acre firma parceria com Ministério da Justiça para combater o crime de lavagem de dinheiro

Publicado

em

Ascom/PCAC

Na tarde desta quarta-feira, 20, no auditório da Polícia Civil do Acre foi firmado o Termo de Adesão ao Programa da Rede Nacional de Laboratórios de Combate à Lavagem de Dinheiro pela Polícia Civil do Acre junto ao Ministério da Justiça.

O presente instrumento tem por objeto a adesão da Polícia Civil ao Programa Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Programa Rede-Lab), por meio da indicação de unidade administrativa como Laboratório de Tecnologia. O Laboratório de combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado do Acre fica vinculado ao departamento de inteligência.

Os órgãos públicos aderentes assumem o compromisso de observar a Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP nº 145/2022), que atribuiu à Rede-Lab a natureza de Programa de articulação institucional do MJSP, inclusive no que se refere aos objetivos, diretrizes e responsabilidades comuns.

Uma das atribuições do Ministério da Justiça é oferecer treinamento aos órgãos aderentes, o que já vem sendo realizado, tendo em vista que uma equipe veio de Brasília esta semana ministrar uma série de palestras aos delegados do Acre e aos servidores que atuam no Poder Judiciário, Ministério Público e Órgãos de controle.

Com esse pacto, membros da Polícia Civil terão, pelo prazo de cinco anos, acesso às bases de dados afetas ao trabalho dos integrantes do Programa Rede-LAB, promoção de intercâmbio entre as instituições, viabilizando o compartilhamento de conhecimentos e metodologias existentes, soluções tecnológicas, entre outros benefícios, visando dar celeridade nas investigações que envolvam o crime de lavagem de dinheiro.

O diretor-adjunto da PCAC, Clayton Videira, que assinou o Termo se mostrou grato ao governo federal pela atenção dada à Polícia Judiciária acreana e aos demais autores que combatem o crime de lavagem de dinheiro no Acre.

“É uma grande honra poder receber membros do Ministério da Justiça que trazem palestrantes renomados e compartilham seus conhecimentos. Esse é um passo importante, não apenas para a Polícia Civil, mas para o sistema de Justiça e Segurança Pública como um todo, que aprimoram seus conhecimentos. Agradecemos ao governo federal, ao Ministério da Justiça e ao ministro Flávio Dino”, destacou Clayton Videira.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente indígena abusada sexualmente dos 9 aos 14 anos pede ajuda em quartel da PM e relata situação dramática

Publicado

em

A adolescente contou aos militares que, ao se ver desamparada e sem ter para onde ir após a separação, tentou retornar para a casa dos pais na aldeia, mas eles se negaram a recebê-la de volta

O caso foi passado para o Conselho Tutelar, que adotará as providências cabíveis para que a menina abusada tenha o acolhimento devido. Foto: internet

Com Folha do Sul On Line

Uma adolescente de origem indígena procurou, nesta semana, o 3º Batalhão da Polícia Militar em Vilhena, e contou a situação dramática que está vivendo após se separar do homem com quem havia morado por cerca de um ano.

Ela fez uma revelação estarrecedora: disse que dos 9 aos 14 anos, teria sido abusada sexualmente por um primo maior de idade. A violência aconteceu na aldeia indígena da região onde a vítima e o suposto abusador moravam na época.

Ao relatar para os pais os abusos contra ela, a menina não apenas deixou de ser apoiada, como foi entregue em casamento a um homem que trabalhava na terra indígena. Os dois moraram em Vilhena por cerca de um ano, mas o casamento terminou.

A adolescente contou aos militares que, ao se ver desamparada e sem ter para onde ir após a separação, tentou retornar para a casa dos pais na aldeia, mas eles se negaram a recebê-la de volta.

Diante da situação, e da idade da vítima, o caso foi passado para o Conselho Tutelar, que adotará as providências cabíveis para que a menina abusada tenha o acolhimento devido.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre carro e táxi deixa feridos na estrada Variante, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O impacto fez com que o Toyota Cross fosse lançado para o encostamento, enquanto o táxi saiu completamente da estrada

Sem tempo para frear, o táxi colidiu com o Toyota, fazendo com que ambos os veículos fossem arremessados para fora da pista

Aline Querolaine

Na tarde desta terça-feira (17), um acidente de trânsito foi registrado na estrada Variante, que liga Cruzeiro do Sul ao município de Rodrigues Alves, nas proximidades da entrada da Praia Grande. O incidente envolveu um carro modelo Toyota Cross e um táxi.

Segundo informações preliminares, o motorista do Toyota Cross estava acompanhado de uma mulher quando ambos começaram uma discussão dentro do veículo. Durante o desentendimento, o condutor parou o carro bruscamente, surpreendendo o taxista que vinha logo atrás. Sem tempo para frear, o táxi colidiu com o Toyota, fazendo com que ambos os veículos fossem arremessados para fora da pista.

O impacto fez com que o Toyota Cross fosse lançado para o encostamento, enquanto o táxi saiu completamente da estrada. Equipes da Polícia Militar e da perícia técnica foram acionadas para realizar o levantamento das circunstâncias do acidente.

O motorista do táxi foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Pronto-socorro. O casal que estava no Toyota sofreu apenas escoriações leves e foi atendido no local. As autoridades seguem apurando os detalhes do incidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

Presidente do Deracre visita obra do “Porto” de Sena Madureira e anuncia início da pavimentação no Cazumbá; Obras tem emendas de Gerlen Diniz

Publicado

em

Com recursos de 2 milhões de reais, oriundos de uma emenda do deputado federal Gerlen Diniz (PP), a obra está sendo executada em Sena e se traduz como um marco histórico para o município.

Sula Ximenes destacou: O que podemos adiantar é com relação a Engenharia. Foi um projeto feito, ele foi aprovado, e assim, é uma emenda federal. Ela não passa sem a aprovação federal

Yaco News

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, esteve na tarde desta terça-feira (17) na cidade de Sena Madureira para acompanhar de perto o andamento da construção do porto de Sena Madureira que fica localizado na antiga Feira dos colonos. Com recursos de 2 milhões de reais, oriundos de uma emenda do deputado federal Gerlen Diniz (PP), a obra está sendo executada em Sena e se traduz como um marco histórico para o município.

Presidente do Deracre Sula Ximenes vistoria a inicio da construção do Novo Porto em Sena Madureira.

“O Governo do Estado, via Deracre, está construindo essa rampa de 90 metros, fruto de uma emenda do deputado federal Gerlen Diniz. Essa rampa vai facilitar o escoamento dos produtos e melhorar a vida dos ribeirinhos. Pretendemos entregar a obra à comunidade depois do dia 15 de dezembro”, destacou.

Presidente do Deracre Sula Ximenes ao lado do gerente do Deracre de Sena Madureira Alisson e do responsável pela construtora que iniciará as obras de pavimentação do Cazumbá.

Indagada sobre a durabilidade da rampa, Sula Ximenes destacou: “O que podemos adiantar é com relação a Engenharia. Foi um projeto feito, ele foi aprovado, e assim, é uma emenda federal. Ela não passa sem a aprovação federal. O que podemos garantir é a durabilidade sim dessa obra”, completou.

Presidente do Deracre em conversa com responsável da construtora para ajustar último detalhes para inicio da pavimentação do Cazumbá.

Após passar pela obra da rampa, a presidente do Deracre se dirigiu até a comunidade Cazumbá, rio Caeté. A referida comunidade foi contemplada com uma emenda de 1 milhão de reais destinada pelo deputado federal Gerlen Diniz para a pavimentação de Ruas. “Ainda nesta semana, a empresa vai implantar o canteiro de obras e em seguida vai levar os tijolos para que a pavimentação seja feita. A pavimentação contempla em torno de 1 quilômetro”, frisou.

Nesse caso específico do Cazumbá, a pavimentação deverá ser entregue até o final de dezembro desse ano.

Rua do Cazumbá que será pavimentada.

Comentários

Continue lendo