Flash
Polícia Civil do Acre alerta usuários sobre golpe da falsa autoridade
A Polícia Civil do Acre, visando coibir a ação de criminosos, vem adotando sistematicamente ações para orientar os cidadãos a se prevenirem de diversos golpes aplicados por grupos criminosos infiltrados na internet.
Os crimes, altamente elaborados, têm vitimado mesmo pessoas com alto grau de escolaridade. Os novos golpes são práticas iniciadas em outros países, com adaptações à realidade brasileira. Há casos, entretanto, que são criados por brasileiros.
Um deles é o golpe da falsa autoridade, conhecido também como “golpe dos nudes”. A prática, que se amolda ao crime de extorsão, previsto no art. 158 do Código Penal, começa quando o criminoso cria um perfil falso no Facebook — com foto de uma mulher atraente — e aborda homens, enviando mensagens picantes e sugerindo a troca de fotos íntimas.
No momento em que a vítima cede às sugestões e envia as imagens explícitas, o golpista troca de personagem e diz ser uma jovem menor de idade. Nesse momento, um comparsa aborda o internauta (geralmente por meio do WhatsApp) afirmando ser o pai da garota e ameaça levar o caso para a polícia.
Em outras ocasiões, o golpista se passa por uma autoridade, como um delegado de polícia, promotor de justiça ou juiz, e conta que os pais da adolescente procuraram a Justiça alegando que ela está em depressão, que quebrou tudo dentro de casa, que precisarão de dinheiro para as despesas médicas e, além disso, ameaça a vítima de prisão.
A partir daí começa a extorsão, e para que o caso não vá “parar na polícia”, a vítima do golpe deve pagar uma boa quantia em dinheiro para comprar o silêncio do falso pai da adolescente.
Além disso, a vítima tendo ou não pago as quantias, o golpista ameaça em divulgar suas imagens de nudes e de pornografia na internet, bem como enviá-las aos parentes e amigos próximos, chegando, inclusive, a encaminhar uma lista com os telefones dessas pessoas, normalmente obtidos pelas redes sociais, sites ou mesmo pelos frequentes vazamentos de informações que vêm ocorrendo.
No Acre, essa modalidade de golpe vem aumentando, o que fez a Polícia Civil emitir um alerta com dicas para evitar o golpe. A autoridade policial recomenda cautela ao adicionar e conversar com perfis desconhecidos, bem como evitar manter contato com números telefônicos de outros prefixos e não compartilhar fotos íntimas por meio de aplicativos de comunicação instantânea. Ademais, jamais se deve fazer depósitos ou transferências bancárias para desconhecidos e deve-se acionar a Polícia Civil, caso se acredite estar sendo vítima de uma extorsão.
Autoridades policiais que já atenderam vítimas desse tipo de crime elencam alguns cuidados que podem prevenir os usuários de redes sociais das ações dos criminosos:
1) Cuidado ao aceitar “amizades” virtuais;
2) Não inicie qualquer relacionamento amoroso de forma virtual. Marque encontros pessoais em locais públicos;
3) Nunca faça fotos ou vídeos íntimos para quem quer que seja;
4) Jamais envie imagens íntimas por WhatsApp, Messenger, Direct, e-mails ou qualquer outro meio da internet;
5) Não armazene imagens íntimas em aparelhos eletrônicos;
6) Cuidado com chamadas de vídeo com pessoas que não conhece pessoalmente, pois o criminoso pode capturar a sua imagem e fazer mau uso;
7) Não ceda a chantagens, pois a tendência é só piorar; o golpista não irá parar com as ameaças;
8) Atualize o antivírus do computador e do celular.
Se você tiver sido vítima desse crime, tome as seguintes medidas:
1) Em caso de envio de valores, faça contato imediato com o seu banco a fim de tentar bloquear as respectivas quantias;
2) Relacione todos os meios de contato (telefone, perfis das redes sociais, anotando as URLs, links, e-mails, etc.) mantidos com o golpista que se passou por adolescente, autoridade e pais da(o) adolescente;
3) Salve (preferencialmente por meio de prints) todas as conversas mantidas com o golpista, seja no WhatsApp, no Messeger, Facebook, Direct, comentários em fotos, e-mails, etc. Não apague nada;
4) Anote os dias, hora e local em que estava quando conversou com o golpista;
5) Imprima eventuais comprovantes de depósito, transferência ou pagamento realizado para o golpista (que estava se passando por autoridade e pelos pais da(o) adolescente);
6) Separe todas as imagens (fotos e vídeos) recebidas e enviadas ao golpista;
7) Procure uma delegacia de Polícia Civil, leve todo o conteúdo descrito acima, seu aparelho celular e registre um Boletim de Ocorrência.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.






Você precisa fazer login para comentar.