Conecte-se conosco

Cotidiano

Pets e os benefícios na vida dos idosos

Publicado

em

Animais de estimação promovem um envelhecimento saudável e ativo

A interação com animais de estimação, especialmente gatos e cães, revela-se uma escolha positiva e transformadora, de acordo com pesquisas. Foto: internet

Com Centro de Nutrição 

Na coluna sobre os pets dessa semana vamos começar falando sobre a expectativa de vida dos brasileiros. Ao nascer no Brasil, em 2022, a média ficou em 75,5 anos, segundo dados das Tábuas da Mortalidade, divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em relação aos sexos, a expectativa de vida das mulheres ficou em 79 anos enquanto a dos homens ficou em 72 anos. Agora entramos no assunto específico da coluna: a conexão com pets traz diversos benefícios para a vida emocional, física e social das pessoas e são potencializados no caso de idosos.

A interação com animais de estimação, especialmente gatos e cães, revela-se uma escolha positiva e transformadora, de acordo com pesquisas Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, parte da Mars Petcare.

Dados do IPB – Instituto Pet Brasil de 2021 mostram que existiam no Brasil 58,1 milhões de cães, 41 milhões de aves, 27,1 milhões de gatos e 20 milhões de peixes nos lares brasileiros, muitos deles como grandes companheiros dos idosos.

Pensando nisso preparamos com a ajuda da Mars Petcare uma breve lista que mostra os principais benefícios dessa importante e prazerosa convivência:

Atividades físicas e mobilidade

A prática regular de exercícios é essencial para todas as idades, contribuindo para a saúde cardiovascular e a prevenção de diversas enfermidades. Para os idosos, pode ser particularmente desafiador, mas a presença de um pet, especialmente cão, incentiva a prática regular de atividade física.

Estudos do Instituto WALTHAM de Pesquisa indicam que idosos tutores de cães têm maior motivação para fazer caminhadas e exercícios, atingindo as taxas recomendadas para um envelhecimento saudável.

Saúde mental e redução de estresse

A presença de um animal de estimação auxilia significativamente na redução do estresse crônico, que é prejudicial ao corpo, principalmente em situações de perda ou luto mais frequentes na fase de envelhecimento. A interação com pets contribui para um sistema psicológico mais equilibrado e saudável, promovendo bem-estar emocional.

Suporte social

O isolamento é uma preocupação crescente entre os idosos. A presença de um pet pode diminuir a sensação de solidão e promover interações sociais. Passeios com cães, por exemplo, facilitam encontros com outros tutores, enriquecendo a vida social dos idosos.

Propósito de vida

Sentir-se útil e ter um propósito é vital para a longevidade e a qualidade de vida na terceira idade. Animais de estimação, com suas necessidades diárias de alimentação, cuidados e atenção, oferecem aos idosos uma rotina com mais perspectivas, reduzindo o risco de depressão e aumentando a realização pessoal.

Sentimento de segurança

Pets podem também aumentar a sensação de segurança dos idosos, dentro e fora de casa. Segundo estudos do Instituto WALTHAM de Pesquisa, a presença de cães faz com que seus tutores se sintam mais protegidos, contribuindo para as sensações de segurança e tranquilidade.

Porém, é fundamental avaliar se o idoso possui condição ou suporte físico e financeiro para prover a guarda responsável ao animal, considerando os cuidados diários necessários com sua saúde e bem-estar.

Com as devidas precauções, a convivência com pets é comprovadamente benéfica e enriquecedora.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo