Acre
Petista convida amigos a curtirem página de escritor preso por pedofilia e estupro
Da ContilNet
Em liberdade condicional deste a primeira quinzena de novembro, o poeta Antônio Manoel, um dos fundadores do PT no Acre, que passou os últimos 12 anos no presídio estadual condenado por estupro e pedofilia, tem mostrado que continua em alta entre os ex-companheiros de partido. Com uma página no Facebook, Antônio Manoel conquistou, até a manhã de segunda-feira (15), 4.873 fãs, entre eles, o secretário de Comunicação do governo do Acre, Leonildo Rosas, e o secretário de Educação, Marcos Brandão. Abrain Farrah, o ‘Lhé’, uma das figuras
emblemáticas do PT no Acre, é apontado como sendo um dos responsáveis por popularizar Antônio Manoel nas redes sociais.
Indignado ao receber um convite para curtir a página de Antônio Manoel, o jornalista Tião Maia desabafou e disse que nem sequer chegou a ler o conteúdo da página do homem a quem ele chama de pedófilo.
“O querido ‘Lhe’, o Abrahim Farhat, me convida para “curtir” a página do ‘escritor Antônio Manoel’. Para quem não sabe, trata-se do acusado de estuprar crianças indefesas e que já está em liberdade após cumprir dez anos de prisão. Fui ver a página: ali estão seus textos, poemas, contos, etc. Não li nada. Para mim, o tal poeta é uma fraude. Entendo que o sujeito não pode escrever versos, contos, livros, e depois se comportar como um animal, estuprando crianças. Não, ‘Lhe’. Desta vez, não te acompanho. Um defensor dos direitos humanos não tem o direito de tentar reabilitar maníaco sexual. Há causas mais nobres, meu caro”, declarou.
Antônio Manoel posta, diariamente, frases de efeitos colhidas na internet e poemas de própria autoria. Ele foi preso em 2002, acusado de estupro e pedofilia.
Segundo a acusação, algumas de suas vítimas chegaram a perder o útero devido à gravidade da agressão.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.